quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Uma chuva de meteoros vai atravessar o céu nesta madrugada

Quem olhar para o céu na madrugada desta quinta-feira (20) para sexta-feira (21) vai poder observar uma chuva de meteoros originários do cometa Halley.Chamados de Orionídeos, esses meteoros vem de detritos do cometa Halley que entram na atmosfera da Terra. O ápice da chuva vai ser a partir das 2h desta madrugada, e quem estiver em condições ideais vai poder observá-lo no hemisfério sul.

o astrônomo Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), deu algumas dicas para quem quiser observar a chuva: "Deve-se olhar para um pouco abaixo da constelação de Orion, onde estão as Três Marias. Essa constelação aparece no horizonte leste e vai ficando mais alta com o passar do tempo."
O melhor horário para observar os meteoros (que devem aparecer entre 10 e 20 por hora) é cerca de uma hora antes do amanhecer. Nesta página do Instituto Nacional de Meteorologia você pode conferir que horas o sol nasce na sua cidade. Em São Paulo, por exemplo, a previsão é por volta das 05h39.Mas, como era de se esperar, as chances de conseguir ver alguma coisa são menores em regiões muito urbanizadas do país, basicamente por causa de todas as luzes que prejudicam a observação do céu. Se você realmente quiser ver, é bom procurar uma região tranquila e com pouca iluminação artificial. Aí sim vai dar para ver a maravilha da chuva de meteoros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua postagem será publicado após aprovação