Dez clubes e um sonho: conquistar o título estadual de 2015. Essa é a premissa básica das equipes que disputarão a partir deste domingo (01), a taça de melhor equipe do Rio Grande do Norte em 2015.Mas cada qual pensa na taça por uma razão distinta. Uns para voltarem ao topo depois muitos anos sem erguê-la, outros para levantá-la pela primeira vez. Das 10 equipes que disputarão a competição, quatro nunca foram campeãs, casos de Força e Luz que retorna à competição depois de décadas, bem como o atual vice-campeão Globo, Palmeira de Goianinha e Santa Cruz.
O América defende o título de atual campeão, enquanto o ABC corre por fora para encerrar o jejum de três anos sem conquistar a taça. Potiguar, Corintians, Baraúnas e Alecrim querem repetir o passado e voltar a vencer o Estadual.
A atual edição do Campeonato Potiguar chama a atenção dois detalhes. O principal deles é o fato de três equipes viverem o ano de seu centenário em 2015. ABC, América e Alecrim querem largar num ano de festa com o primeiro título da temporada.
A outra questão é o sistema de disputa compacto que a Federação Norte-Riograndense de Futebol (FNF) implantou devido ao calendário apertado definido para a CBF para a disputa dos estaduais por todo o país.
Formato
A redução de datas forçou a FNF a mudar a fórmula do Campeonato Estadual e reduzir o tempo de atuação dos clubes, especialmente, daqueles com menor participação no cenário nacional. A edição de 2015 terá dois turnos.
No primeiro deles, as 10 equipes disputarão jogos apenas no sistema de ida, com a equipe com o maior número de pontos ao final da fase sendo consagrada campeã do turno e conquistando as vagas na Copa do Brasil e Copa do Nordeste para o ano de 2016.
Ainda neste turno, as duas equipes com o menor aproveitamento serão rebaixadas para a segunda divisão do Estadual.
Na segunda fase do campeonato, oito equipes estarão envolvidas na disputa que ocorrerá no mesmo sistema da primeira fase. Se o campeão for diferente daquele do primeiro turno, as duas equipes se enfrentarão na decisão do Campeonato Estadual.
Em um ano de festa para alguns, de afirmação para outros, não há nada decidido. E ao final da competição, apenas um poderá erguer o troféu de campeão potiguar. Então que role a bola, porque até lá, o protagonista da competição maior do futebol norte-riograndense será a emoção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
sua postagem será publicado após aprovação