Beto Santos planeja Clássico Rei com torcida única na Série C do Brasileirão (Foto: Jocaff Souza)
A divulgação da tabela da Série C do Campeonato Brasileiro confirmou que a primeira rodada da competição terá o clássico entre América-RN e ABC, com data a ser confirmada para o dia 21 ou 22 de maio. Mas, antes mesmo de a bola rolar, o assunto sobre a presença de uma única torcida na partida foi levantado pelo presidente do América-RN, Beto Santos.
O dirigente alvirrubro, que estava no Rio de Janeiro e participou da reunião que acabou mantendo o formato da competição, falou ao GloboEsporte.com por telefone e argumentou que a proposta pode beneficiar os clubes com a obtenção de uma renda maior, além de proporcionar aos torcedores a ida ao estádio sem a preocupação com a violência.
Beto Santos citou que a decisão do primeiro turno do Campeonato Potiguar, entre América-RN e Globo FC, na Arena das Dunas, teve a presença de 17.628 espectadores, sendo a maioria formada por americanos. A intenção do presidente alvirrubro é que os jogos entre América-RN e ABC pela Série C possam ter a mesma organização como foi vista no estadual. Esse ano, as duas equipes já se encontraram pelo primeiro turno do Campeonato Potiguar e o Alvinegro levou a melhor ao vencer por 2 a 0. A partida, realizada no dia 31 de janeiro, teve um público de 10.136 espectadores na Arena das Dunas.
- Eu vou procurar o presidente do ABC para expor a minha opinião e trocar uma ideia para saber o que pode ser melhor para ambos. A minha opinião é que, neste atual momento do nosso futebol, os clubes ganham. A final do primeiro turno contra o Globo foi praticamente um jogo com torcida única na Arena das Dunas. O América-RN teve mais que o dobro da torcida do adversário. A leitura que se faz é que boa parte do público não comparece aos estádios por conta da violência. Infelizmente, uma minoria que se diz torcedor e que não faz parte do futebol propaga coisas alheias ao futebol e acabam incitando a violência. A partir do momento que um jogo tem apenas uma torcida, as famílias ficarão mais tranquilas. Nos jogos do América-RN, eu vou trocar uma ideia para levantarmos esse assunto, embora os clubes sejam rivais e precisam ser, pela vitalidade do futebol, mas precisam ser inteligentes fora de campo e agir com a razão para não causar algo maior que não seja o futebol. Ainda não fiz nenhum contato com o ABC, mas espero que consiga me encontrar com eles - contou Beto Santos.