quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Taxa de mulheres empreendedoras cresce 40% no Rio Grande do Norte


Um levantamento feito pelo Sebrae e Dieese verificou a posição quanto ao perfil dos empregadores nos pequenos negócios em relação ao sexo. Segundo o estudo, no Rio Grande do Norte, a taxa de mulheres que estão à frente de pequenas empresas e com funcionários contratados vem crescendo.
No estado, o número de mulheres que se dedicam à atividade empresarial tem crescido consideravelmente nos últimos dez anos. Entre 2002 e 2012, elas passaram de 87 mil para 122 mil, segundo revela o Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras em Micro e Pequenas Empresas. Isso representa um aumento de 40,2%. Enquanto entre os homens o crescimento foi de apenas 27,2%, já que em números absolutos passaram de 176 mil para 224 mil.
Em 2002, 10 mil mulheres eram empregadoras e, em 2011, esse número passou para 15 mil. Mas o sexo masculino ainda predomina nos negócios potiguares de pequeno porte. Nesse mesmo intervalo, a quantidade de homens que são patrões saltou de 27 mil para 31 mil. Contudo, em termos percentuais, o avanço feminino foi maior.
O estudo verificou ainda que mais de 92% das empreendedoras do Rio Grande do Norte procuram encontrar espaço na rotina para conciliar a gestão da empresa com os afazeres domésticos. Esse tempo para realizar as tarefas do lar consome, em média, 27 horas semanais das empresárias potiguares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua postagem será publicado após aprovação