quinta-feira, 14 de maio de 2015

Agricultores familiares serão beneficiados com ações sustentáveis no semiárido


Agricultores familiares de 120 comunidades rurais do semiárido potiguar serão beneficiados, nos próximos três anos, com ações que visam fomentar o desenvolvimento de sistemas de produção adaptados à realidade socioambiental do bioma da caatinga. Trata-se do Projeto “Fortalecendo a Agrobiodiversidade no Semiárido Potiguar”, que será financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).Para isso, o Governo do Estado, através da Emater-RN e outras instituições, em parceria com o MDA traçaram as metas em uma reunião realizada na última quinta-feira em Brasília. Participaram o diretor geral, Cesar Oliveira, e o diretor técnico, Aristides Bezerra.

Além da Emater-RN, devem integrar a parceria as seguintes instituições: Secretaria da Agricultura familiar (SAF) e o Serviço Florestal Brasileiro (do Ministério do Meio Ambiente).As ações acontecerão, prioritariamente, nas comunidades inseridas no núcleo de desertificação do Seridó e na área de atuação das chamadas públicas de assistência técnica e extensão rural (Ater) executadas pela Emater-RN. A iniciativa prevê a utilização de manejo sustentável da caatinga, resgate e valorização de sementes crioulas (aquelas utilizadas na agricultura familiar sem mudanças tecnológicas ou genéticas) e estruturação de bancos de sementes crioulas.
O projeto terá como metas a elaboração de 120 Diagnósticos Rurais Participativos (DRPs), implantação de 120 unidades demonstrativas de manejo sustentável da caatinga, produção e distribuição de 24 mil mudas de plantas nativas da caatinga, estruturação de 70 bancos comunitários de sementes crioulas, realização de 913 eventos de sensibilização, formação e visitas técnicas e intercâmbios.Também fazem parte do projeto a realização e publicação de pesquisas sobre solos, flora e sistema de produção, confecção de cartilhas didáticas, produção de cartilhas didáticas, a produção de 24 vídeos e 140 programas de rádio. A proposta do projeto é integrar as polícias públicas executadas pela Emater-RN, como: Seguro Safra e Segunda Água, Programa de Aquisição de Alimentos (Compra Direta).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua postagem será publicado após aprovação