O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatou: “As famílias estão cortando os bens que não são essenciais da lista de supermercado”. E isso tem ocorrido por conta da restrição orçamentária e do menor avanço da renda, explica o Instituto. Com menos dinheiro, os consumidores só compram o essencial nos supermercados.
De acordo com levantamento do IBGE, a venda de produtos alimentícios caiu 2,2% em março, na comparação com fevereiro. O recuo foi de 2,4% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Além da menor renda, outros fatores também afetam a decisão de compras dos brasileiros, diz o IBGE. Exemplos são o setor de crédito é o de veículos. As vendas cederam 4,6% em março ante fevereiro. O cenário se agravou com o fim da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). No caso dos créditos, o setor desacelerou de 6,5% nos 12 meses até março do ano passado para 5,2% nos 12 meses até março deste ano.
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