Os Municípios pedem socorro e o movimento municipalista quer que a população, a imprensa e as autoridades federais saibam disso. “R$ 0,30 não paga a merenda”, diz mensagem de um outdoor próximo ao aeroporto de Brasília. A Confederação Nacional de Municípios (CNM), após reunião do Conselho Político, em abril, decidiu usar este e outros tipos de mídia para explicar porque as prefeituras passam por grave crise financeira.
Ainda antes da XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, de 25 a 28 de maio, outros dois outdoors da capital federal receberão novas mensagens. Também serão usados sete caminhões munck e quatro cavaletes espalhados nas principais avenidas de Brasília, onde está concentrada a maior circulação de pessoas. Os caminhões vincularão as mensagens no primeiro dia da Marcha.
Este da merenda escolar ainda lembra: “Municípios pedem socorro contra o subfinanciamento de programas federais”. Para o ensino fundamental, o governo federal repassa aos Municípios apenas R$ 0,30 por aluno/dia. O valor varia para outras etapas de ensino. Mas, a ideia da CNM é mostrar que isso não alimenta uma criança no dia. Variavelmente, a complementação da prefeitura é muita alta. Este é apenas um exemplo de programa onde a propaganda é do governo federal, mas a execução depende do esforço e de recursos municipais.
Demais alertas
Outros exemplos de mensagens são: “R$ 12 por mês não paga o transporte” e “R$ 3,25 por mês não cobre os custos do Bolsa Família”. O downloaddelas está disponível no hotsite da Marcha para qualquer interessado em replicar a campanha. Acesse www.marcha.cnm.org.br.
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