Uma pesquisa aponta que 24,8% da população brasileira adulta têm pressão alta. O material foi realizado pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) e divulgado na última terça-feira, 12 de maio
.
Os dados mostram que as mulheres são maioria nesse contexto. Elas respondem por 26,8% dos casos, enquanto os homens são 22,5% dos registros. Na medida em que a idade avança, cresce também a quantidade de casos de hipertensão.
Entre as cidades brasileiras, Palmas (TO) é a que menos concentra hipertensos no País, com 15,2% dos casos. Porto Alegre (RS) responde pela maior taxa, com 29,2% das pessoas adultas com hipertensão.
Segundo o estudo, existe um agravante: a baixa percepção dos brasileiros sobre o consumo de sal em excesso. Quase metade dos entrevistados considera seu consumo de sal adequado. Apenas 2,3% admitem ter consumo muito alto e 13,2% consumo alto.
Realidade
Doenças crônicas como a hipertensão respondem por 72% das causas de morte na população brasileira. Assim lembra a diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde, Deborah Malta. Ela explica ainda que é preciso ficar atento aos demais fatores de risco, tais como: tabaco, consumo de álcool e a alimentação inadequada.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
sua postagem será publicado após aprovação