As famílias brasileiras estão sentindo no bolso as
dificuldades para pagar as despesas básicas como luz, telefone e água. No mês
passado, o atraso no pagamento das contas de energia elétrica e telefone
cresceu o dobro da variação média da inadimplência em geral do consumidor na
comparação com maio de 2014. O aumento das tarifas somado ao momento de
retração econômica contribui com as estatísticas.O calote nas contas de energia
elétrica em maio aumentou 13,94% no comparativo com igual período do ano passado.
Os dados foram fornecidos pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Segundo a
empresa, a Região Centro-Oeste é a que registra a maior alta na inadimplência
das contas de energia elétrica, com 34,4%.
Um estudo realizado pela Serasa Experian, outra empresa
especializada em informações financeiras, aponta para a mesma direção. Entre
janeiro e abril deste ano, a inadimplência das contas de luz foi 11% maior em
relação ao primeiro quadrimestre de 2014.
Serviços telefônicos
A elevação da inadimplência se repete nos serviços de
comunicação, que envolve principalmente telefonia fixa e móvel. A alta foi de
12,02% em maio comparado ao mesmo mês do ano passado, de acordo com o SPC
Brasil. Neste caso, o maior aumento ocorreu na região Norte (37,35%).
Água
Na conta de água, os atrasos cresceram 10,43% no período,
com destaque para o Sudeste (16,03%), afetado pela crise hídrica.
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