A campanha de Dia dos Namorados do Boticário que mostra
diferentes tipos de casais, heterossexuais e homossexuais, trocando presentes,
virou alvo de protestos e ameaça de boicote à marca nas redes sociais e até de
denúncia ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária).O
órgão informou nesta terça-feira (2) que abriu um processo para julgar a
propaganda após receber mais de 20 reclamações de consumidores que consideraram
a peça "desrespeitosa à sociedade e à família". Ainda não há data
para o julgamento.Procurado O Boticário informou que "não recebeu, até o
momento, nenhuma notificação do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação
Publicitária),
em referência à campanha “Casais” para o Dia dos
Namorados".
A página da marca de cosméticos no Facebook também recebeu
uma enxurrada de manifestações, incluindo mensagens de teor homofóbico, mas
também muitos elogios à propaganda.No YouTube, acabou se instalando uma espécie
de "competição" para ver se o comercial ganhava mais aprovações ou
reprovações. Na tarde desta terça-feira, por volta das 17h, os
"likes" ultrapassaram os "dislikes", com número de 172.833
contra 149.622. Vários internautas chegaram também a registrar seus protestos
no Reclame Aqui, site de reclamações sobre atendimento compra e venda de
produtos e serviço.
"O Boticário perdeu a noção da realidade, empurrando
essa propaganda que desrespeita a família brasileira. Não tenho preconceito mas
acho que a propaganda á inapropriada para a TV aberta, a partir de hoje não
compro mais nem um só sabonete lá e eu era cliente", escreveu um
consumidor.Segundo o Reclame Aqui, desde o dia 25 de maio, quando o vídeo foi
lançado, até o dia 1º de junho, foram 90 reclamações abertas, sendo 84 delas
contra e 6 a favor da propaganda.
'Diversidade do amor'
A marca anunciou o lançamento do comercial como uma defesa
da "diversidade do amor", "além das convenções".Em nota
enviada ao Reclame Aqui, o Boticário reforçou o seu posicionamento: "O
Boticário acredita na beleza das relações, presente em toda sua comunicação. A
proposta da campanha “Casais”, que estreou em TV aberta no dia 24 de maio, é
abordar, com respeito e sensibilidade, a ressonância atual sobre as mais
diferentes formas de amor – independentemente de idade, raça, gênero ou
orientação sexual - representadas pelo prazer em presentear a pessoa amada no
Dia dos Namorados. O Boticário reitera, ainda, que valoriza a tolerância e
respeita a diversidade de escolhas e pontos de vista". O posicionamento
foi reiterado em nota enviada ao G1 nesta terça.
O Conar informou, por meio da sua assessoria de imprensa,
que a abertura do processo para julgar o comercial não impede que a propaganda
continue a ser veiculada. O órgão costuma ser cauteloso em casos envolvendo
questões morais e o código de autorregulamentação publicitária veda qualquer
tipo de preconceito. A previsão é que o caso seja julgado pelo conselho de
ética do Conar em até 45 dias.
Outro caso
Em abril, o bombom Sonho de Valsa também trouxe um novo
ponto de vista sobre o amor em campanha que entrou em rede nacional. Com o mote
'Pense Menos, Ame Mais', a propaganda mostrou casais de diversos tipos em
beijos apaixonado, enquanto o narrador levanta hipóteses sobre seus
pensamentos.
No filme de 60 segundos são mostrados um casal de idosos, um
branco e uma negra, uma gestante e seu marido, um homem em uma cadeira de rodas
e uma mulher sentada em seu colo e também um casal de homossexuais do sexo
feminino.Segundo o Conar, não chegaram reclamações ao órgão contra o comercial.
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