As fraudes conhecidas como roubo de identidade chegaram a
162.854 em abril, registrando aumento de 4% na comparação com o mesmo mês do
ano passado. O número representa uma tentativa de fraude a cada 15,9 segundos
no país. Em relação a março, no entanto, houve queda de 11,1%, de acordo com o
Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor. Nesse tipo de
crime os dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios sob
falsidade ideológica ou obter crédito com a intenção de não pagar.
Segundo os economistas da Serasa Experian, o aumento anual
das tentativas de fraudes contra o consumidor mostra que os fraudadores estão
intensificando suas ações, tentando tirar o maior proveito em meio à retração
dos consumidores, diante do quadro conjuntural econômico mais adverso, no qual
podem ser destacados inflação alta, juros em ascensão, queda nas vendas a prazo
e elevação do desemprego.“A popularização da internet é um dos fatores que
contribui para aumento do número de tentativas de fraudes. O cadastramento em
sites de comércio eletrônico não idôneos, promoções falsas que exigem informações
pessoais do usuário, além da solicitação de adesões para campanhas teoricamente
sérias ou com apelo forte nas redes sociais são a porta de entrada para o
fraudador conseguir os dados de suas próximas vítimas”, diz a Serasa Experian.Em
abril deste ano, a telefonia da Serasa registrou 68.742 reclamações, das quais
42,2% se referiam a tentativas de fraude, com aumento de 36,5% em relação a
igual mês do ano passado.De acordo com a Serasa Experian rasgar notas, recibos
ou outros documentos que tenham o número do CPF, antes de jogá-los no lixo, ou
deixar o cartão de crédito nas mãos do vendedor, fora do campo de visão do
titular, são atitudes propícias para a fraude de identidade. É preciso ainda
verificar a idoneidade e a segurança dos sites antes de fornecer dados pessoais
para cadastro.Entre as principais tentativas de fraude, registradas pela Serasa
Experian, estão a emissão de cartões de crédito, financiamento de eletrônicos,
compra de celulares com documentos falsos ou roubados, abertura de conta, compra
de automóveis e abertura de empresas.Para as lojas, a orientação da Serasa
Experian é a de, antes de fazer uma venda a prazo, pedir sempre dois documentos
originais (como RG, CPF, Carteira de Habilitação); verificar inconsistências
nos documentos apresentados (se a foto é recente, porém a data de emissão do RG
é de quando a pessoa tinha 10 anos de idade ou vice-versa); confirmar se as
informações fornecidas pelo cliente são verdadeiras, analisando se o nome
apresentado nos documentos é o mesmo do comprovante de residência; solicitar
número do telefone residencial e checar os dados no ato; consultar alguma
ferramenta de prevenção a fraudes disponível no mercado; se a suspeita de
fraude for grande e o comerciante não se sentir seguro com a venda, é recomendável
pedir que uma parte ou todo o pagamento seja feito à vista.
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