quinta-feira, 2 de julho de 2015

Polícia Federal deflagra fraudes que envolvem contratos da Casa da Moeda

EBC
A Polícia Federal cumpre nesta quarta-feira, 1.º de julho, 23 mandatos de busca e apreensão no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, no âmbito da Receita Federal e da Casa da Moeda. A PF investiga fraudes da empresa Sicpa Brasil Indústria de Tintas e Sistemas, que renderam, faturamento de R$ 6 bilhões, nos últimos seis anos.

Nomeada como Operação Vícios, a investigação conta com o apoio da Corregedoria-Geral do Ministério da Fazenda – responsável pela Casa da Moeda. As fraudes estão em um contrato de prestação de serviços. Os empregados da Casa da Moeda, suspeitamente, direcionaram licitação para a recontratação da empresa Sicpa, para a operação do Sistema de Controle da Produção de Bebidas (Sicobe).
Este contrato prevê a instalação, nas linhas de produção de bebidas frias (cervejas, refrigerantes, sucos, águas minerais e outras), de equipamentos contadores de produção, bem como de sistema para o controle, registro, gravação e transmissão dos quantitativos medidos à Receita Federal, para fins de tributação.
Propina
"Até o momento, existem indícios de que cerca de 100 milhões de reais tenham sido pagos em propina para servidores da Receita Federal e empregados da Casa da Moeda, razão pela qual foram instauradas sindicâncias patrimoniais, no âmbito da Corregedoria-Geral do Ministério da Fazenda, para avaliar seu possível enriquecimento ilícito", informou o Ministério da Fazenda em nota.

Segundo a  PF, ainda será investigado se o sistema de controle da produção de cigarros, anterior ao Sicobe, teria sido também objeto de contratação fraudulenta na Casa da Moeda.
Os bens dos investigados foram bloqueados pela Justiça Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua postagem será publicado após aprovação