sábado, 22 de agosto de 2015

Fest Bossa & Jazz começa hoje

Natureza, povo hospitaleiro, águas mansas, comida típica, brisas de jazz e ondas de bossa aguardam os simpatizantes, admiradores e críticos em São Miguel do Gostoso para o início do Fest Bossa & Jazz – Circuito 2015. Localizado “onde o vento faz a curva”, a 110 km de Natal, São Miguel do Gostoso recebe, a partir de hoje, a sexta edição do festival, que terá início às 10 horas da manhã e se estenderá até a noite de amanhã, 23.   O festival tem como objetivo promover e divulgar compositores, músicos e interpretes que compõem o cenário musical jazzístico nacional e internacional de forma gratuita, colocando o RN no calendário dos grandes festivais no Brasil. 

O sucesso do evento já rendeu ao “Bossa & Jazz” o status do maior festival do gênero no Nordeste desde o seu terceiro ano, em 2013.    Neste ano, o Fest Bossa & Jazz trouxe uma novidade. O evento acontecerá em forma de circuito, em três destinos turísticos do Rio Grande do Norte: São Miguel do Gostoso, Natal e Pipa. 


Nesse primeiro polo serão apresentados shows de artistas de renome do cenário nacional e internacional, além de oficinas e workshops.   Entre as potências musicais que se apresentam nas areias de Gostoso, estão: o BR Trio, grupo formado por um baixista cearense e um guitarrista potiguar, que mostra um show versátil que edita o baião de Luiz Gonzaga com o “Modern Jazz”; Indiana Nomma, cantora reconhecida como representante do jazz mundial, possuidora de uma bela voz grave e aclamada pela crítica por sua versatilidade que permeia vários estilos, já circulou por muitos países, mas escolheu o Brasil para viver; e Osmar Milito Trio, um renomado músico, intérprete, pianista e compositor brasileiro, considerado um dos maiores pianistas de jazz e bossa nova de todos os tempos e reconhecido internacionalmente.    

Também subirão aos palcos do festival os potiguares que se identificam com o movimento jazzístico, sendo esses o flautista mirim natalense João Vitor Jardim, e Clara e a Noite, outra revelação do RN.    Clara é dona de um timbre grave e marcante. Destacou-se no cenário musical pela cadência de sua voz. A influência do blues, jazz e da black music é notória em suas interpretações.   A escolha das atrações é feita gradativamente e a curadoria do evento se baseia na experiência das edições passadas, buscando melhorar a qualidade do festival e a não repetição de atrações dos anos anteriores. Desse modo, é possibilitado que novos nomes do cenário musical ganhem a oportunidade de se apresentarem em um dos maiores festivais do país.   Além disso, a rotatividade de atrações torna o festival sempre atraente para novos olhares e valorizando músicos locais, dando-lhes a possibilidade de se apresentarem ao lado de artistas com renome nacional e internacional. 

Essa união cria uma homogeneidade entre os participantes e serve de deleite aos amantes do jazz e da bossa nova.   Através das leis de incentivo, o Fest Bossa & Jazz cumpre um importante papel no que diz respeito à fomentação e à formação de platéia apreciadora dos dois ritmos que dão nome ao evento, ofertando ao público em geral e à comunidade local shows de nível internacional e todas as atividades que envolvem o festival.  

Acrescido a isso, jovens da comunidade e da região são qualificados para o mercado de produção musical tornando possível o intercâmbio entre os músicos e produtores. Ainda dentro do festival, os músicos convidados realizam oficinas diversas para os jovens das comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua postagem será publicado após aprovação