terça-feira, 11 de agosto de 2015

​Maternidade das Quintas inicia programação “Agosto da Amamentação”‏

Campanha tem como tema: “Amamentação e Trabalho: para dar certo, o compromisso é de todos”

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Detentora do título “Hospital Amigo da Criança” há 12 anos, a Maternidade das Quintas iniciou programação especial com ações voltadas para a importância do aleitamento materno para a saúde e o vínculo afetivo mãe-bebê e ciclo de capacitação para os servidores sobre manejo prático. Durante todo o mês de agosto, serão realizadas rodas de conversas para as pacientes internas, as usuárias em consultas pré-natal ou exames no ambulatório e servidores.
Segundo a diretora da unidade, Aloma Fonseca, o cronograma de atividades foi desenvolvido especialmente para atender ao tema da campanha deste ano, intitulada de “Amamentação e Trabalho: para dar certo, o compromisso é de todos”. Serão realizadas conversas sobre o aleitamento materno e o retorno ao trabalho para as mulheres em atendimento no ambulatório e no alojamento conjunto da maternidade e também nas salas de espera.
“As atividades foram iniciadas no sábado passado e devem continuar até o próximo dia 26, quando será o encerramento da campanha com um café da manhã e mostra de vídeo com roda de conversa com gestantes que fazem pré-natal na unidade, sobre os benefícios e impactos positivos da amamentação para a saúde e seus efeitos para a vida adulta”, explicou.
Para Aloma Fonseca, a campanha é uma forma de atrair a atenção da sociedade para a importância do apoio e incentivo à mulher trabalhadora que teve filho recentemente e precisa retornar ao mercado de trabalho, para continuar amamentando-o. A programação especial foi elaborada pelo Comitê de Aleitamento Materno da Maternidade das Quintas.
Capacitação dos servidores
Além das puérperas e das mulheres em pré-natal e exames na unidade, as ações previstas dentro do “Agosto da Amamentação” incluem também capacitação para os servidores da unidade. O objetivo, segundo Aloma Fonseca, é sensibilizá-los sobre as mudanças para a reavaliação do título Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC).
“É uma capacitação contínua, quando serão abordados temas como a amamentação, os cuidados com os bebês e com as puérperas e a importância do contato pele a pele entre mães e bebês, para a criação e o fortalecimento do vínculo afetivo entre ambos. Já temos o título desde 2003, mas recentemente houve mudanças com a publicação da nova portaria da IHAC e precisamos repassá-las para todos, desde porteiros até os médicos, para que todos se adaptem”, explicou.​

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua postagem será publicado após aprovação