Eurico Miranda acirra a rivalidade entre os clubes
Desde 1986, data que marca a ascensão definitiva de Eurico na política vascaína, o Vasco venceu mais vezes do que perdeu o Flamengo.
Eurico foi vice-presidente de futebol de 1986 a 2000, quando se elege e assume o clube - saindo em 2008 e retornando em dezembro de 2014. Neste período, foram 112 partidas, com 49 vitórias do Vasco, 35 derrotas e 28 empates.
Eurico chama o clássico de "campeonato à parte". Após a vitória sobre o Flamengo na semifinal por 1 a 0 - depois do empate sem gols na primeira partida -, o presidente vascaíno disse:
- Já vencemos um campeonato, este contra o Flamengo. Agora vamos para outro campeonato, na final contra o Botafogo - dizia Eurico no início do ano, antes de lembrar o lema do "respeito voltou" diante das câmeras.
Se a campanha do Flamengo no Brasileiro não é das melhores, a do Vasco nem se fala. O que não impediu Eurico de provocar o adversário quando soube do sorteio na Copa do Brasil.
- Bom sorteio, bom sorteio. Se eu pudesse escolheria esse (adversário) - afirmou o presidente, palpitando placar para o Vasco fazendo referências às vitórias recentes - na semifinal do Carioca e no Brasileiro contra uma derrota, na Taça Guanabara. - Vai ser 2 a 1.
A supremacia em finais, no período de Eurico vice-presidente de futebol e presidente do Vasco, é rubro-negra: foram sete vitórias em finais contra apenas duas do Vasco, que venceram com Tita e Cocada em 1987 e 1988, respectivamente. A lista de conquistas rubro-negras na era Eurico começou em 1986, quando o Fla levou a melhor depois de vencer o terceiro jogo da decisão por 2 a 0, após dois empates sem gols. Dez anos depois, na disputa da Taça Rio, o time da Gávea foi campeão em cima do Vasco pela vantagem do 0 a 0 na final - o empate garantia o título do Fla, campeão do 1º turno. Em 1999, 2000 e 2001, o Fla superou três vezes o Vasco.
Em 2004, outra decisão entre os times, mais uma vitória rubro-negra. Na única decisão de campeonato nacional, na Copa do Brasil de 2006, também deu Flamengo, com duas vitórias nas decisões - 2 a 0 e 1 a 0.
Vasco leva vantagem em jogos decisivos recentes
O equilíbrio em confrontos decisivos voltou nos últimos anos. Desde 2010, Vasco e Flamengo fizeram oito jogos entre semifinais e finais do estadual. O time de São Januário levou a melhor em 2015 - garantindo a classificação para a final contra o Botafogo - e duas vezes em 2012 - passando pelo Rubro-negro tanto na semifinal da Taça Guanabara quanto na Taça Rio. Em 2010, na semifinal, em 2011, na final da Taça Rio, e em 2014, na final do Carioca, foi o Flamengo quem sorriu por último.
- É um jogo à parte, um campeonato à parte, como diz o presidente. São aqueles jogos que são bons de jogar, a pressão, o estádio lotado... Duas torcidas. Temos que dar tudo em campo. Já senti o clima do clássico na minha apresentação, quando o Eurico disse que eu ia jogar e a gente ia ganhar (risos). A rivalidade vem desde a base. Não podemos perder, principalmente do Flamengo.
É um clima fantástico. é o jogo que o jogador espera. O Brasil inteiro querendo ver. Sempre vai ser uma guerra.
globoesporte.com
globoesporte.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
sua postagem será publicado após aprovação