A pesquisa da OMS divulgada na semana passada, a respeito do
aumento de probabilidade de câncer para pessoas que consomem embutidos em
excesso, já causa mudanças no mundo publicitário.Em comum acordo entre todos os
envolvidos (anunciante, agência e contratada), Fátima Bernardes não deverá mais
anunciar presuntos e linguiças da marca Seara --pelo menos não nas próximas
semanas.O objetivo é não vincular, por ora, a imagem da jornalista e
apresentadora do "Encontro com Fátima" com um produto que está na
berlinda como "vilão" da saúde: os embutidos.
Do ponto de vista publicitário, a decisão conjunta teve um
timing perfeito, já que, no momento em que a pesquisa era anunciada, a grife
Seara não vinha divulgando seus embutidos, e sim comerciais relativos às suas
massas, como lasanhas.Embora tenha recebido o aval da OMS (Organização Mundial
da Saúde), a pesquisa vem sofrendo críticas de vários setores, inclusive de
médicos e cientistas do mundo todo, apontada como alarmista.A pesquisa colocou
carnes processadas, como presunto, bacon e linguiça, como possíveis
cancerígenos, ao lado de produtos historicamente nocivos, como álcool e tabaco.Se
por um lado a Seara pisou no freio da publicidade de embutidos, outras marcas
concorrentes, com a Marba, continuaram e até ampliaram anúncios de seus
produtos nos últimos dias, como a mortadela especialmente em rádio.
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