segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

ABC vence o América em clássico recheado de faltas e lances polêmicos

Na próxima quarta-feira, as duas equipes voltam a jogar pela 4ª rodada da Copa Cidade do Natal.
O ABC venceu o América por 2 a 0 na noite de ontem (31), na Arena das Dunas, em jogo válido pela 3ª rodada da Copa Cidade do Natal, primeiro turno do Campeonato Potiguar. Os gols alvinegros foram marcados por Nando e Jones.
O Clássico Rei foi marcado por muitas faltas e lances polêmicos. O América renegou os árbitros do Rio Grande do Norte e solicitou arbitragem de fora, mas saiu de campo derrotado num confronto com pelo menos dois lances cruciais e discutíveis.

Na primeira etapa, após cruzamento de Alex Cazumba, Luiz Eduardo mandou a bola para o fundo das redes, mas, em um lance contestado pelos americanos – a arbitragem marcou impedimento e anulou o gol alvirrubro. Já na etapa complementar, Flávio Boaventura derrubou Jones fora da área, mas o árbitro Flávio Gomes Barroca acabou marcando pênalti, que foi convertido pelo atacante que sofreu a falta.  
Com o resultado, o América saiu da liderança da competição – e agora ocupa a 3ª colocação, com 6 pontos. Já o ABC sai da 5ª para a 4ª posição na tabela, também com 6 pontos, mas com um saldo de gol inferior ao do rival.
Enquanto isso, a liderança do estadual fica com o Potiguar de Mossoró, que venceu o Baraúnas e chegou aos 7 pontos na tabela. O vice-líder é o Globo, que venceu o Assu fora de casa e também chegou aos 7 pontos.
Na próxima quarta-feira (3) as duas equipes voltam a campo pelo estadual. Às 18h45, no estádio Nazarenão, o América enfrenta o Palmeira. Um pouco mais tarde, às 21h, o ABC recebe o Alecrim, no Frasqueirão.
oiasja-h

Jogo violento

O primeiro clássico do ano foi recheado de faltas e, consequentemente, os jogadores de ambos os clubes foram carimbados com vários cartões amarelos. Pelo lado do ABC, Jones Carioca, Márcio Passos, Zaquel, Gustavo Bastos, Luiz Felipe e Alemão levaram cartão. Já no América, Gabriel, Bruno Renan, Alex Cazumba e Cascata foram amarelados.
Estatística do clássico
Segundo o pesquisador Marcos Trindade, essa foi à partida de número 519 entre os rivais. Desse total, o ABC venceu 181, empatou 163 e perdeu 174 para o América, que está com 7 vitórias a menos no histórico de confrontos.  
O jogo
A partida começou com um maior volume de jogo do ABC. Aos 16 minutos, após cobrança de escanteio de Lúcio Flávio, o atacante Nando subiu e cabeceou forte, mas o goleiro Pantera apareceu bem para espalmou a bola para fora.
Aos 24 minutos, Cascata chutou forte no cantinho, mas Vaná apareceu para espalmar para fora. No minuto seguinte, Alex Cazumba cruzou para área – Luiz Eduardo tocou na bola de joelho e mandou para o fundo das redes, mas o gol acabou sendo anulado devido à marcação de impedimento.
Três minutos depois, o ABC respondeu. Após cobrança de falta de Lúcio Flávio pela esquerda, a bola foi desviada e Pantera deu um leve toque na bola – que ainda bateu na trave antes de ser tirada pela defensiva americana.
Apesar da tentativa das equipes – que se mostraram equilibradas no primeiro tempo, a etapa inicial terminou sem gols. Após o intervalo, o ABC voltou melhor para o segundo tempo. Aos 16 minutos, Filipi Souza desceu pela lateral direita e tocou para Nando – que recebeu na entrada da área e pegou de voleio para abrir o placar na Arena das Dunas. América 0 x 1 ABC.
Após o gol, o América tentou esboçar uma reação, mas o alvinegro voltou a marcar. Aos 22 minutos, o árbitro marcou pênalti de Flávio Boaventura em cima de Jones, que cobrou a penalidade e ampliou o placar. América 0 x 2 ABC.
Aos 34 minutos, após bola sobrada na área do ABC, o atacante Rômulo quase diminui para o América. O jogador dominou a bola e chutou forte, na trave do goleiro Vaná. Em um lance anterior, aos 26 minutos, o zagueiro alvinegro Gustavo Bastos quase marcou contra, mas a bola também acabou batendo na trave. Após levar o segundo gol, o América ainda continuou insistindo, mas não conseguiu reagir e a partida acabou mesmo com vitória alvinegra.
abc-h

Ficha Técnica

Campeonato Potiguar (Copa Cidade do Natal)
América 0 x 2 ABC
Local: Arena das Dunas
Horário: 19h
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (FIFA-MG)
Assistentes: Flávio Gomes Barroca (CBF) e Vinicius Melo de Lima (CBF)
Quarto árbitro: Tarso Rocha Luca Pereira
Cartões amarelos: Jones Carioca, Márcio Passos, Zaquel, Gustavo Bastos e Luiz Felipe (ABC); Gabriel, Bruno Renan, Alex Cazumba e Cascata (América).
Escalações
América: Pantera; Gabriel (Rômulo), Flávio Boaventura, Gustavo e Alex Cazumba; Bruno Renan (Júlio Tericeiro), Felipe Macena e Cascata; Reis (Mateus), Thiago Potiguar e Luiz Eduardo. Técnico: Aluísio Moraes
ABC: Vaná; Filipi Soua, Gabriel, Gustavo Bastos e Luiz Felipe; Márcio Passos, Zaquel e Erivelton (Ítalo); Jones (Alvinho) e Nando (Alemão). Técnico: Narciso dos Santos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua postagem será publicado após aprovação