domingo, 6 de março de 2016

Apenas dois possíveis candidatos podem tirar a presidência de Lula em 2018

Datafolha : Apenas dois possíveis candidatos podem tirar a presidência de Lula em 2018Ainda faltam mais de dois anos para o início da corrida presidencial para suceder Dilma Rousseff (PT), mas as pesquisas de intenção de voto palpitam a todo instante. O Instituto Datafolha, por meio da Folha de S. Paulo divulgou amais recente pesquisa para os presidenciáveis em 2018. Aécio se mantém a frente, com 24%, seguido de Lula e Marina, com 20% e19%, respectivamente.
Com alguns postulantes a presidência, mas nenhum candidato ainda confirmado, apenas especulações, o Datafolha realizou a pesquisa com quatro cenários. Partido de oposição mais forte, o PSDB é o responsável pelas trocas de candidatos, pois mesmo dentro dos tucanos existe uma indefinição e disputa ferrenha pelo cargo de postulante a presidência entre Aécio Neves, José Serra e Geraldo Alckmin. Os três tucanos já se candidataram e foram derrotados pelos petistas Lula e Dilma.

Veja como ficaram os cenários:
Cenário 1
Aécio Neves (PSDB): 24%; Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 20%; Marina Silva (Rede): 19%; Jair Bolsonaro (PP): 6%; Ciro Gomes (PDT): 5%; Luciana Genro (PSOL): 2%; Eduardo Jorge (PV): 2%; Michel Temer (PMDB): 1%; Branco/Nulo: 16%; Não sabe: 5%
Cenário 2
Marina Silva (Rede): 23%; Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 20%; Geraldo Alckmin (PSDB): 12%; Jair Bolsonaro (PP): 7%; Ciro Gomes (PDT): 6%; Luciana Genro (PSOL): 3%; Eduardo Jorge (PV): 2%; Michel Temer: 2%; Branco/Nulo: 19% ;Não sabe: 6%
Cenário 3
Marina Silva (Rede): 23%; Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 21%; José Serra (PSDB): 15%; Jair Bolsonaro (PP): 6%; Ciro Gomes (PDT): 5%; Luciana Genro (PSOL): 3%; Michel Temer: 2%; Eduardo Jorge (PV): 2%; Branco/Nulo: 18%; Não sabe: 6%
Cenário 4
Aécio Neves (PSDB): 20%; Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 19%; Marina Silva (Rede): 17%; José Serra (PSDB): 7%; Geraldo Alckmin: 5%; Jair Bolsonaro (PP): 5%; Ciro Gomes (PDT): 4%; Luciana Genro (PSOL): 2%; Michel Temer: 1%; Eduardo Jorge (PV): 1%; Branco/Nulo: 13%; Não sabe: 5%
Foram entrevistados 2.768 pessoas em 171municípios durante os dias 24 e 25 de fevereiro. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais. O Instituto informa que é possível que o somatório dos candidatos ultrapasse os 100% devido aos arredondamentos.
Rejeição
O Datafolha também quis ouvir a opinião dos entrevistados sobre qual possível candidato eles não votariam de forma alguma.
O campeão de rejeição foi Lula, com impressionantes 49%. Logo atrás, com menos da metade, ficou Aécio Neves, com 23%, sendo o tucano mais rejeitado. José Serra e Geraldo Alckmin, os outros possíveis candidatos do PSDB, tiveram 19% e 17% de rejeição,respectivamente.
Análise
O que se pode perceber pela pesquisa é que se caso o PSDB queira assumir o Planalto, precisará primeiro resolver seus conflitos internos e juntar os cacos para fortalecer um candidato que fale a língua do partido.
Por outro lado, se os petistas pretendem se manter na presidência por mais 4 anos, devem torcer para que uma nova força surja dentro do partido, caso não ocorra, precisarão apostar novamente em Lula, que, apesar de ainda manter uma áurea de quase sobrenatural para uma boa parcela da população, possui uma taxa de rejeição muito alta e oferece muito combustível para a oposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua postagem será publicado após aprovação