
Para oferecer maior comodidade aos usuários da Companhia de
Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), está sendo implantando um novo
serviço de análise de contas que apresentam consumo excessivo. Dessa forma a
empresa evita o deslocamento do cliente aos escritórios a fim de registrar o
atendimento (RA) que é o início do processo. De acordo com o novo procedimento,
quando o técnico faz a leitura do hidrômetro e verifica que o consumo de água
foi superior a cinco vezes a média dos últimos meses, a fatura é retida e o
consumidor recebe um aviso contendo as orientações.
A partir daí é feito um
Registro de Atendimento (RA), sem a presença do usuário, para apurar as causas
da alteração no consumo.Uma das instruções ao consumidor é para a
disponibilizar os serviços eletrônicos da Caern, através da Loja Virtual,
inserida no site ou telefonar par um dos números contidos na própria conta na
parte superior à direita. O Aviso adverte que foi registrada uma leitura de
hidrômetro e constatado um consumo muito superior ao esperado. Para evitar
transtornos, a Caern retém a conta para análise e posteriormente enviada. A
empresa recomenda verificar a existência de vazamentos no imóvel.A maioria dos
excessos no consumo de água acontece por causa de vazamentos internos, muitas
vezes não percebidos pelos usuários. O assessor Comercial José Dantas informa
que quando isso acontece e o cliente retira o vazamento, a Caern retifica a
conta que apresentou o “estouro” de consumo e faz outra com base na média de
consumo dos seis meses anteriores ao vazamento. Mas adverte que o conserto do
vazamento deve ser providenciado rápido porque de acordo com as normas e
procedimentos da companhia, só é possível retificar até duas contas.Os
vazamentos mais frequentes são encontrados em válvulas de descargas, em boias
quebradas, tubulações antigas e enterradas, torneiras e chuveiros que
extravasam e mangueiras com pequenos furos. Comprovada a existência de vazamentos,
o proprietário deve consertar imediatamente o dano, informando à companhia a
solução do problema para obter desconto na emissão da nova conta.No aviso
entregue ao cliente, é apresentado o histórico de consumo dos últimos seis
meses para que o consumidor avalie a quantidade de metros cúbicos de água
consumida mês a mês pelo imóvel. O assessor Comercial, José Dantas, recomenda
aos usuários que façam sua própria leitura, anotando os números aparentes no
hidrômetro para que sejam comparados com o consumo do mês anterior e assim
evitar surpresas com os excessos e valores elevados.
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