Pescadores de cinco colônias da região Agreste irão receber nesta quinta-feira (23), em Baía Formosa, os kits do programa Velas ao Vento, uma parceria da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) com o Ministério da Agricultura (Mapa). A cerimônia de entrega dos kits acontece em praça pública, às 10h, e contará com a presença do governador Robinson Faria e secretário de Agricultura Guilherme Saldanha. Na ocasião também será lançada a programação de cursos de qualificação para os pescadores.“Estivemos em Brasília na semana passada, conseguimos junto ao Ministério a prorrogação deste convênio e agora realizaremos a entrega dos kits e os cursos de qualificação. É uma grande conquista para o pequeno pescador norte-rio-grandense”,
destaca o secretário Guilherme Saldanha.
O Velas ao Vento inclui kits com equipamento de georreferenciamento (GPS), velas para embarcações, boné, camiseta e material de estudo. Neste primeiro momento, serão beneficiados cerca de 150 pescadores das colônias de Baía Formosa, Canguaretama, Arês, Georgino Avelino e Tibau do Sul. Os cursos de qualificação têm previsão de começar em julho.
O programa vai beneficiar, no total, 870 pescadores de pequenas embarcações do Rio Grande do Norte em 29 colônias. Serão distribuídas 870 velas e 145 equipamentos de GPS em regime de comodato. A ideia é qualificar os trabalhadores para o uso do GPS e orientá-los para o uso da vela, considerada o meio de propulsão mais seguro para quem navega. Treinamentos de manutenção de motores pequenos também serão ministrados, em um investimento total de R$ 586 mil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
sua postagem será publicado após aprovação