O céu da noite deste domingo (16) vai ser especial. Se você olhar para cima e não houver nuvens, será possível observar a primeira superlua de uma sequência de três que ocorrerão neste fim de ano.O fenômeno da superlua ocorre quando a Lua cheia coincide com o período de maior proximidade da Lua com a Terra, o chamado "perigeu". Por isso ela aparecerá maior do que estamos acostumados.Na superlua desta noite, o satélite natural estará às 2h25 (de Brasília) a 364.687 km da Terra no momento que coincidirá a Lua Cheia e o perigeu
, segundo o astrônomo Gustavo Rojas, da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). E esta só será a primeira de três seguidas."Nos três próximos meses a Lua Cheia vai cair em um intervalo de 24 horas do perigeu. Quando isso acontece, é uma superlua. Em outubro, novembro e dezembro, as três vão ser classificadas como superluas", diz Rojas.Para se ter uma ideia, a distância média da Lua para a Terra é de 384.402 km. Este número leva em consideração a distância entre o centro do satélite e o centro da Terra.
A superlua é considerada um fenômeno comum – tanto é que teremos três seguidas neste fim de ano. Mesmo assim, ela atrai cada vez mais atenção e causa encanto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
sua postagem será publicado após aprovação