O Facebook informou que vai acabar com algumas propagandas
direcionadas para usuários de acordo com a raça. “Vamos desligar [este
recurso]; na verdade, vamos proibir o uso de afinidade étnica para fins de
marketing que identificamos em anúncios oferencendo moradia, emprego e
crédito”, disse Erin Egan, vice-presidente de política pública do Facebook nos
EUA, A decisão vem após uma reportagem da agência ProPublica que descrevia como
anunciantes tinham a habilidade de excluir ou direcionar propagandas para
usuários baseado na raça deles, além de revelar a existência de uma ação
judicial pendente sobre o problema e que isso violava o Fair Housing Act (uma
lei que trata que não pode haver discriminação na aquisição de uma propriedade)
e o Civil Rights Act (lei que torna ilegal a discriminação por cor).“Recentemente,
legisladores e líderes da área de direitos civis expressaram preocupações de
que os anunciantes poderiam usar de forma equivocada alguns aspectos de nossos
segmentos de afinidade de marketing”, informou o Facebook em um comunicado.
“Especificamente, eles levantaram a possibilidade de que alguns anunciantes
poderiam usar este recurso para direcionar propagandas que discriminas as
pessoas, especialmente em áreas onde alguns grupos sofrem discriminação
histórica — para adquirir casas, ter emprego ou extender o crédito.”Nós
entramos em contato com o Facebook para saber se ainda há anúncios direcionados
ou que excluem pessoas baseados na raça estão rodando na rede. No entanto, a
companhia se negou a dar respostas.
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