quarta-feira, 24 de junho de 2015

Projeto incentiva que Municípios façam o plantio de uma árvore a cada bebê nascido

Prorural - PE
Para cada nascimento de uma criança na rede pública, uma árvore plantada. Esta proposta foi aprovada na Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados nesta segunda-feira, 22 de junho. Pelo Projeto de Lei (PL) 1.195/2015, os Municípios que aderirem ao programa de plantio receberão o título de Cidade Amiga da Natureza.

De autoria do deputado Goulart (PSD-SP), o PL 1.195 permite que os Municípios façam parceria com a iniciativa privada para a doação de mudas de árvores para plantio. Projeto semelhante a este existe na cidade de Itaperuna (RJ). Lá, uma árvore é plantada a cada bebê nascido e recebe o nome da criança.
Os pais recebem o certificado de Criança Amiga da Natureza. Nele constará a data de nascimento do filho e a data do plantio da árvore, com o nome da espécie vegetal.
Falta de arborização
No parecer, o relator do projeto na CDU, deputado João Paulo Papa (PSDB-SP), destacou que a iniciativa propõe uma solução à falta de arborização. Este é um problema enfrentado pelas grandes cidades e provoca o aumento da temperatura e a diminuição da disponibilidade de ar puro.

"O projeto não obriga o cidadão ou mesmo o Município a fazer o plantio, mas sugere a criação desses programas em âmbito nacional e também uma parceria entre as famílias e as áreas incumbidas em cada Município de cuidar da questão ambiental”, esclareceu o relator.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua postagem será publicado após aprovação