A Agenda Digital para a América Latina (eLAC2018) foi adotada por 18 países – incluindo o Brasil – no final da quinta Conferência Ministerial sobre a Sociedade da Informação, que acabou na sexta-feira, 7 de agosto, na Cidade do México. O documento estabelece cinco áreas de ação e 23 objetivos, sendo que esta agenda digital regional deve tornar-se a espinha dorsal para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para 2030.
A eLAC2018 pretende desenvolver na região o ecossistema digital para fortalecer, através de um processo de integração regional e cooperação, políticas que promovam uma sociedade baseada no conhecimento, na inclusão e na igualdade, na inovação e na sustentabilidade ambiental.
O documento sugere que a região deve evoluir mais rapidamente para uma economia digital inclusiva, passando de uma internet do consumo para uma internet de produção, permitindo ganhos de produtividade. Isto implica em alterações profundas nos modos de produção e consumo, modos de produção que devem ser mais produtivos e ambientalmente sustentáveis. Um dos meios para essa evolução é a modernização da gestão municipal e a utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC) para construir sociedades pacíficas para o desenvolvimento sustentável equitativo e para todos.
Seminário de Modernização da Gestão Municipal
Nesse marco, reconhecendo a importância da implementação de programas para o acesso e uso das TIC e na condição de vice-presidente da Comissão de Cidades Digitais e do Conhecimento da Organização Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), a Confederação Nacional de Municípios (CNM) organiza o II Seminário de Modernização da Gestão Municipal, entre os dias 30 de setembro a 2 de outubro, em São Paulo (SP), em conjunto com a Comissão de Cidades Digitais, a Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Federação Latino-Americana de Cidades, Municípios e Associações (Flacma).
O objetivo do evento é contribuir para que as autoridades locais impulsionem uma economia local competitiva e que possam utilizar o conhecimento e a inovação para promover o desenvolvimento econômico e social.
O público-alvo deste Seminário são os gestores locais, servidores públicos municipais, associações de Municípios, empresas privadas que trabalham com tecnologia e o setor público. Na oportunidade, vão ser destacadas e discutidas boas práticas e ações inovadoras voltadas aos eixos temáticos: governo local aberto, participação cidadã, ambientes favoráveis à inovação, parcerias público privadas, mobilidade urbana sustentável e tecnologias aplicadas na gestão ambiental.
Para maiores informações sobre o evento, contate a Assessoria Internacional da CNM pelo telefone (61) 2101-6032 ou pelo e-mail: internacional@cnm.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
sua postagem será publicado após aprovação