Ainda que presente em diversas partes do corpo, o mau cheiro tem maior concentração em lugares como axilas, pés e genitais.
Tal fator acontece pela ação de microrganismos que se hospedam em locais úmidos. Uma vez que a temperatura está elevada e o local suado, as bactérias se reproduzem e exalam gases.
Pés e axilas são as áreas onde mais se concentram as glândulas sudoríparas. Desse modo, quando há uma intensa prática de exercícios físicos ou alta temperatura, tais glândulas expulsam água com o objetivo de reduzir o calor e evitar problemas internos.
Além disso, a transpiração tem a função de eliminar certas toxinas do organismo. O processo acontece com a exclusão de gotas de água salgada através dos poros, transportando materiais nocivos que se acumulam pelo corpo.
O mau cheiro do suor
Com o calor, o excesso de peso, os exercícios físicos ou no caso de mudanças hormonais é inevitável a eliminação de água do nosso organismo. Outros fatores que aumentam a produção de transpiração são o estresse, o medo, as preocupações e a ansiedade.
O uso de sapatos fechados, de má qualidade ou de materiais sintéticos também colabora para que os pés liberem a transpiração, fazendo com que a região seja ideal para a proliferação de fungos e bactérias.
Logo, roupas fabricadas com tecidos sintéticos podem aumentar significativamente a transpiração nas regiões das axilas e dos genitais. O aconselhável é que sejam utilizadas peças de algodão ou fibras naturais.
Outro fator que influencia no cheiro corporal é a alimentação. O corpo tende a eliminar todas as toxinas acumuladas. Assim, conforme consumimos gorduras, frituras, produtos embutidos ou processados e açúcares refinados, aumentam as chances de produzirmos odores intensificados. O ideal é que haja uma dieta rica em vegetais, legumes, frutas, sementes e alimentos integrais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
sua postagem será publicado após aprovação