sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Após sete meses, Maguila segue com sonda e passará fim de ano internado

Com Mal de Alzheimer, ex-pugilista segue com quadro estável e trabalha a memória. Apesar de situação difícil, ele ganhou peso e mantém bom humor com a família

Os últimos meses foram de batalhas diárias. Lutas mais difíceis do que os 85 combates que enfrentou nos tempos de ringue. Diagnosticado com o Mal de Alzheimer e sofrendo com os efeitos da demência pugilística, Maguila passará este fim de ano no hospital. Ele está internado desde o fim de abril deste ano. O quadro permanece estável, mas os médicos chegaram à conclusão que não existe, por ora, uma forma de retirar a sonda que o ex-pugilista usa para se alimentar. Por isso, a dificuldade de tirá-lo do hospital, onde faz tratamento prolongado, neste período.
- A gente pensou até em trazê-lo. Mas com essa situação de muita comida em natal e ano novo, não vou poder. A médica falou que ele não pode nem sentir o cheiro da comida. Não pode engolir. A deglutição dele foi afetada completamente. Os médicos, nesta parte, desenganaram (sobre a questão da sonda). Não tem mais o que fazer - explicou Irani Pinheiro, esposa de Maguila, que ficará com ele no hospital durante as festividades. 
Maguila se emocionou na despedida ao narrador Luciano do Valle (Foto: Fernando Pacífico / G1 Campinas)Maguila em sua última aparição pública, no começo do ano 
No Complexo da Santa Casa, em São Paulo, Maguila teve um período em que chegou até a treinar boxe para passar o tempo e se exercitar fazendo o que mais gosta. Agora, desistiu de treinar os socos por conta de dores nos ombros e braços. Mas, mesmo assim mantém uma rotina de caminhadas e teve um bom aumento de peso, chegando aos 93kg, apesar da perda de massa muscular. O trabalho constante com a fonoaudióloga ajuda a manter boa sua memória.


- O acompanhamento dele está sendo muito rígido, todos os dias com a fonoaudióloga. Porque se ele fica um dia sem fazer, a gente percebe que tem um pouco de dificuldade para falar. A fono está diariamente. A massa muscular dele diminuiu bastante, mas ele conseguiu ganhar peso. Mesmo com a dieta líquida, ele está conseguindo manter. Está até bonitinho, falo que está um ''gatão'' - conta Irani.
Maguila mantém seu bom humor 
O que mais impressiona tanto a equipe médica quanto os familiares é o fato de Maguila, mesmo diante da situação difícil que segue enfrentando, manter sempre o bom humor que os brasileiros se acostumaram a ver. Segundo sua esposa, ele tem feito bastante piada e dado risadas com situações cotidianas no hospital. Mas o gigante dos ringues também tem seus momentos de fraqueza. Para animá-lo no fim de ano, ela promete levar vídeos para o distrair. 
Maguila na luta de boxe contra  Evander Holyfield  (Foto: Ag. Estado)Maguila na luta de boxe contra o americano Evander Holyfield (Foto: Ag. Estado)
- Ele chorou outro dia. Ele às vezes chora, sente muito conversando. Mas brinca. Esta semana mesmo a gente estava dando risada de alguma coisa, ele fez piada. Não perde esse humor dele, é impressionante - diz Irani. 
No dia 28 de abril, Maguila deu entrada no Hospital Santa Casa de Misericórdia com um quadro de desidratação e com dificuldades para engolir. No ano passado, Maguila também chegou a ficar internado em São Paulo. O ex-pugilista foi diagnosticado há quatro anos com Mal de Alzheimer e também sofre com demência pugilística, um trauma no cérebro muito comum entre ex-boxeadores. Em maio, Maguila sofreu com uma pneumonia. Mas a doença foi tratada e, como não havia previsão de alta, ele foi transferido para o Hospital Geriátrico Dom Pedro II, que é administrado pela Santa Casa de Misericórdia. A última vez que Maguila apareceu em público foi no dia 20 de abril, no enterro do narrador Luciado do Valle. 


José Adílson "Maguila" Rodrigues está com 56 anos e deixou os ringues em 2000, com 77 vitórias, 61 delas por nocaute, em 85 lutas. Depois de se aposentar, ele gravou um CD de samba e tentou se eleger, sem sucesso, deputado federal. Ele e a esposa são responsáveis por uma organização não governamental. Um filme sobre sua vida está em processo de produção, algo que o empolga.
- Parece que tem bastante coisa em andamento. Já estão trabalhando. Ele está empolgado com o filme. Quando a gente combina ele até brinca que tem que ser um ator alto para fazer ele no cinema. Um ''altor''. Ele é muito engraçado - completou a esposa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua postagem será publicado após aprovação