sábado, 19 de setembro de 2015

Australiana usa moda como aliada em luta contra o câncer

(Foto: Reprodução/Instagram/shoe_vixon)
A australiana Lisa Rossiter, de 34 anos, decidiu lutar contra o câncer de uma maneira "estilosa". Ela criou uma conta no Instagram para publicar seus "visuais" durante as sessões de quimioterapia. As informações são do "Daily Mail".
Lisa foi diagnosticada com câncer no intestino ano passado após passar mal durante uma aula de culinária, na qual ela alegou estar com náuseas. Depois de algum tempo com dores, seu marido, Greg Rossiter, a levou para o hospital. Os médicos, que não conseguiram conter a náusea, realizaram exames e um raio-x e identificaram dois tumores no intestino da mulher.

Porquinha de estimação salva vida de jovem com epilepsia

(Foto: Reprodução/Instagram/hamlet_the_piggy)
Uma porquinha famosa na internet ajudou a salvar a vida de sua dona, Melanie Gomez, que constantemente sofre ataques de epilepsia.
Diagnosticada com a doença neurológica ainda na época da faculdade, Melanie passou a sofrer ainda mais com as crises depois de se casar. A mulher, que tinha até duas por dia, passou a ter entre oito e dez.


Ela conta que Hamlet, a porquinha, chegou em um momento em que ela se sentia sem esperança, mas a ajudou muito. "Ela nunca saiu do meu lado em meus piores dias e estava sempre pronto para ajudar", relata. "Ela é a razão pela qual eu comecei a fotografar. Eu queria capturar todas as nossas aventuras tolas e compartilhar sua personalidade incrível", explica Melanie sobre a conta no Instagram criada especialmente para a porquinha. Até agora, o perfil conta com mais de 267 mil seguidores."Para mim, as atividades diárias eram como escalar o Everest", conta ela em depoimento ao site Bored Panda. "Meu marido queria encontrar uma companhia para mim, mas é extremamente alérgico a cães e gatos. Então mostrei para ele um vídeo de um porquinho".

Nuvens 'coloridas' impressionam população da Costa Rica

(Foto: Reprodução/Instragram(Morales2chelo_)
Um fenômeno no céu da Costa Rica impressionou a população na ultima terça-feira (15) e lançou teorias sobre o "fim do mundo". As informações são da ABC News.
Observado por moradores das cidades de San José, Parrita, Pavas, Escazú e Hatillo, o espetáculo luminoso ocorreu durante o Dia da Independência costarriquenha - o que incentivou algumas pessoas à associarem o evento com o filme norte-americano "Independence Day".
Debates sobre a origem e o significado da coloração das nuvens dividiram a população. Alguns acreditavam que o fenômeno era um sinal "apocalíptico" para o fim do mundo. Outros, pensavam que as nuvens fossem, na verdade, um disco voador.


Para colocar ponto final nas especulações, cientistas explicaram que o fenômeno não era nada mais que uma irradiação multicolorida incomum, e que acontecia por efeito da luz do Sol quando refratada por cristais de gelo e gotas de água presentes em uma das nuvens."Ficamos maravilhados. Não tínhamos ideia do que era e nunca tínhamos visto nada como aquilo", afirmou o morador de Escazú, Joey Petit, à ABC News.

(Foto: Reprodução/Instagram)
Veja o vídeo gravado por um morador da cidade de Escazú:

Homem cutuca tartaruga e é atacado inesperadamente

(Foto: Reprodução/YouTube)
Um vídeo mostra um homem irritando uma tartaruga de agarramento em uma rua de pedra quando ela o ataca inesperadamente. 


O vídeo, publicado originalmente em maio de 2013, voltou a fazer sucesso no YouTube e já conta com mais de 205 mil visualizações. Nos comentários, internautas demonstraram apoio ao animal.Nas imagens, é possível ver o homem, autor da gravação, provocando o animal. Ele puxa o rabo da tartaruga e a ronda por aproximadamente um minuto. Cansada de ser incomodada, o réptil dá um salto repentino em direção à câmera, na tentativa de morder o homem, que sai ileso do ataque.

"Belo trabalho tartaruga, ensine uma lição à estes idiotas", comentou um usuário. "Provavelmente, cutucar uma tartaruga de agarramento nos olhos com uma vareta não seja uma boa escolha", ironizou outro.
Assista:

Pai usa drone para arrancar dente de filha

Um pai normalmente encontra algum problema na hora de arrancar o dente de leite do filho, mas não neste caso. No vídeo abaixo, você pode ver o momento em que este pai usa um drone para arrancar o dente de sua filha.



A garota parece um pouco desconfiada com o 'método', mas o pai parece estar muito entusiasmado com o procedimento. Confira:

Mulher tira cisto gigante de sua cabeça em programa ao vivo


(Foto: Reprodução/Mirror)
Uma mulher, que não teve sua identidade revelada, retirou um cisto do tamanho de um ovo de sua cabeça durante um programa ao vivo, na TV americana. 


O 'calombo' não apresentava risco de vida para a paciente, mas poderia estourar a qualquer momento, afirmou a doutora, que possui um canal no Youtube dedicado a esse tipo de procedimento.A 'protuberância' estava na cabeça da moça há 20 anos e era chamado de 'Arthur'. O programa conta com uma equipe médica para 'tratar' desses casos  e, com a ajuda de um bisturi, a Dra. Sandra Lee retirou o cisto, deixando a platéia perplexa.

Vídeo mostra vaca amamentando carneiro em fazenda na Austrália

Uma vaca adotou um carneiro órfão em uma fazenda na Austrália e um vídeo que mostra ela amamentando o animal está fazendo sucesso na Internet.


A filmagem já tem mais de 2 milhões de visualizações no Facebook.A filmagem foi postada na página da comunidade "Grow Food Network", que conta na legenda que a vaca 'Marylin' adotou o órfão que ganhou o nome de 'Lammoo'.

ABC empata em casa e iguala pior sequência da história dos pontos corridos

ABC lutou, mas não conseguiu sair do 0 a 0 diante do Vitória na Arena das Dunas
Quando a fase é ruim, tudo joga contra. Na noite desta sexta-feira (18) o ABC encarou o Vitória, que briga no topo da tabela, e foi imponente: apresentou seu jogo, atacou, criou oportunidades com qualidade, mas faltou o gol. O empate por 0 a 0 na Arena das Dunas foi péssimo para o time potiguar, que chegou ao 16º jogo consecutivo sem vencer na Série B. 

Com isso, o ABC igualou o Duque de Caxias como a pior sequência da história da Era dos pontos corridos nas Séries A e B. O time carioca também permaneceu, em 2011, 16 jogos jogos sem vencer na Segunda Divisão. O América, na pior campanha da história da Série A, quando marcou 17 pontos, ficou 15 partidas sem conquistar três pontos.

O resultado dificultou a vida do Alvinegro, que chegou aos 23 pontos na competição e segue longe de sair da zona de rebaixamento. Em caso de vitória do Mogi Mirim, atual último colocado e que joga neste sábado contra o Paraná, o clube volta à lanterna da competição. 

O empate não representou a superioridade do time potiguar em campo nesta noite. O Vitória chegou a assustar logo no início do confronto, quando Saulo precisou fazer uma grande defesa num chute dentro da grande área. Mas foi só. Na sequência o Alvinegro mandou no jogo. Foram pelo menos cinco boas oportunidades de gol apenas no primeiro tempo, com Edno, Erivelton, Bismark e Ronaldo Mendes. Em todas elas, o goleiro do time baiano, Gatito Fernandez, precisou trabalhar e evitou que o time da casa abrisse o placar.

Na segunda etapa, o cenário se manteve: o ABC apertou o Vitória e envolveu o time baiano. O time chegou a criar chances claras, mas desperdiçadas, como um chute de Rafael Miranda livre na grande área. Ronaldo Mendes também colocou uma bola na trave em falta cobrada, mas não conseguiu mexer no marcador. O Elefante não vence desde o dia 19 de abril, há quase cinco meses.

Desesperado contra o rebaixamento, o próximo duelo do Alvinegro será diante do Náutico, no próximo sábado (26), na Arena Pernambuco.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

CAMPESTRE: SECRETARIA DE OBRAS DIVULGA PROGRAMAÇÃO DA COLETA DO LIXO URBANO.

A Secretaria de Obras e urbanismo da Cidade de São José do Campestre divulgou nesta sexta-feira(18), o Calendário da coleta de recolhimento do lixo urbano por rua, atenção para a rua que você mora e os dias que os carros irão passar.

A Secretaria ainda alerta a população que é de extrema importância que a comunidade colabore para a prestação do serviço, colocando os lixos no dia da coleta de acordo com o calendário.


CAMPESTRE: CIDADE TEM SEU PRIMEIRO PADRE ORDENADO

NATURAL DE SÃO JOSÉ DO CAMPESTRE O JOVEM MARCONDES ALEXANDRE FOI ORDENADO NA NOITE DESTA QUINTA-FEIRA.

FOTO EXTRAÍDA DO FACEBOOK
Na noite desta quinta-feira (17), a Arquidiocese de Natal ganhou sete novos padres, entre eles estava o nosso conterrâneo Marcondes Alexandre, que se torna o primeiro da História filho e natural da cidade de São José do Campestre.
A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha e foi realizada na Catedral Metropolitana, reunindo o clero arquidiocesano, familiares e amigos dos neo-sacerdotes.
Em suas palavras, Dom Jaime destacou aspectos importantes da vida sacerdotal, como a disponibilidade para acolher o povo de Deus. “Que vocês tenham como missão, ouvir, ser presença, seja para analisar uma realidade ou situação. Nunca digam não posso. Se disponham a responder ao chamado que receberam e que os conduziram até aqui. O mais importante é a atenção. Ser portador da presença do Senhor. Vivam intensamente esse sacerdócio a partir de hoje”, frisou.
Após a ordenação, os neo-sacerdotes assumem funções na Arquidiocese de Natal:
Pe. Antônio Roberto – vigário paroquial da Paróquia da Imaculada Conceição – Nova Cruz;
Pe. Francisco de Assis – vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário – Alto do Rodrigues
Pe. Gilmar Pereira – vigário paroquial da Paróquia de São José – Angicos
Pe. Hugo Marcel – vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima – Parnamirim
Pe. Marcondes Alexandre – vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – São Tomé
Pe. Robson Paulo – vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – Santo Antônio
Pe. Rodrigo Paiva – secretário pessoal do Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha.

Nos próximos dias, os novos sacerdotes também vão celebrar as primeiras missas:
Pe. Antônio Roberto – 18/09 – Matriz de Nossa Senhora de Fátima – Parnamirim – 19h30
Pe. Francisco de Assis – 19/09 – Matriz de Santa Rita de Cássia – Santa Cruz – 17h30
Pe. Hugo Marcel – 20/09 – Capela do Carmelo de Nossa Senhora do Sorriso e Santa Teresinha – 08h30
Pe. Marcondes Alexandre – 23/09 – Matriz de São José – São José de Campestre – 19h
Pe. Gilmar Pereira – 24/09 – Igreja de Nossa Senhora de Lourdes e São José – Eloi de Souza – 19h
Pe. Robson Paulo – 26/09 – Matriz de Nossa Senhora da Penha – Monte Alegre – 17h30

Pe. Rodrigo Paiva – 21/09 – Matriz de São Sebastião – Alecrim – Natal – 19h30

CAMPESTRE: A COORDENAÇÃO DE ESPORTE COMUNICA OS DIAS QUE O GINÁSIO SERÁ FECHADO NOS MESES DE SETEMBRO E OUTUBRO.

·      

      Dia 21/09, Aulão de Educação Física(Faculdade)
·        Dia 23/09, Ordenação do Padre Marcondes
·        Dia 28/09, Aulão de Educação Física (Faculdade)
·        Dia 04/10, Torneio de Futsal, Categoria de Base
·        Dias 10 e 11 de outubro, Eventos Religiosos
·        Dias 17 e 18 de outubro, Torneio de Jiu-jitsu



Obs: NOS DIAS ACIMA CITADOS A COORDENÇÃO AVISA QUE OS TREINOS ESTARÃO SUSPENSOS.

Cadela passa dias ao lado de cão preso em cisterna à espera de ajuda

Phoebe ficou presa no local por quase uma semana (Foto: Reprodução/Facebook)
Voluntários de uma ONG ficaram surpresos ao encontrar duas cadelas que haviam desaparecido há quase uma semana. Uma delas estava preso em uma cisterna enquanto a outra, apesar de poder ir embora no momento que quisesse, resolveu ficar ao lado da amiga até que a ajuda chegasse nesta segunda-feira (14).
O caso foi divulgado pela Vashon Island Pet Protectors, uma entidade que atua pela proteção animal em Vashon, no estado de Washington (EUA), em sua página oficial noFacebook. "Por quase uma semana, Tillie ficou perto de Phoebe, com exceção dos momentos em que se ausentou para pedir ajuda", informou a ONG.


Após o relato, os voluntários foram até o local para uma busca, e ouviram os latidos de Tillie. Ao lado dela, viram Phoebe deitada no fundo de uma antiga cisterna.Nesta segunda-feira (14), os voluntários estavam à procura dos cães quando receberam a ligação de uma pessoa que afirmou que um cão com as mesmas características de Tillie veio até a sua propriedade e depois voltou para o mato.

Com exceção da fome e do frio, os dois cães estavam bem. Para os voluntários, a permanência de Tillie no local mostra como os animais são bons amigos. "Ela foi uma heroína nessa história", diz Amy Carey, porta-voz da ONG, sobre a cadela Tillie. "Como ambas estavam distante do último lugar em que foram vistas, não tenho certeza de que Phoebe seria encontrada sem a ajuda dela".

Chinês cria máquina que lava e seca o cabelo em apenas cinco minutos


(Fotos: Reprodução/CEN)
O chinês Chen Gongke, de 38 anos, passou 16 anos trabalhando na invenção de uma máquina que lava e seca o cabelo em apenas cinco minutos e, finalmente, sua invenção ficou pronta.


Segundo o site britânico "Mirror", Chen afirma que apesar de não ter conseguido concluir sua invenção enquanto sua avó estava viva, ele ainda espera poder ajudar muitas pessoas.Chen tinha uma avó que possuia paralisia e ele ficava incomodado com a dificudlade que ela tinha para lavar seu próprio cabelo e então decidiu dar início ao projeto. Com um capacete antigo, dois tanques de água e um painel de controle para aquecer a água, a 'engenhoca' faz o trabalho completo em apenas cinco minutos.

Mulher elimina 57 quilos após abandonar vício de refrigerante


(Foto: Reprodução/SWNS)
A canadense Kira Walker, de 29 anos, emagreceu 57 quilos após abandonar o hábito de beber dois litros de refrigerante por dia, somando um total de duas mil calorias ingeridas. 


Ao sentir fortes dores no coração, em julho de 2014 Kira decidiu mudar de vida e em um ano ela perdeu cerca de 57 quilos após iniciar uma dieta saudável que incluiu o corte no consumo de refrigerante.Em apenas um ano, Kira gastou mais de R$ 4 mil com a bebida e engordou 18 quilos, chegando a pesar 138. Além do refrigerante, ela possuía outros maus hábitos alimentares, como dois sanduíches de bacon e queijo com um pacote de batatas frita em suas refeições. 

Fotógrafa cria série para mostrar a 'realidade' das fotos do Instagram

Foto perto das caixas d'água na laje (Foto: Chompoo Baritone/Reprodução/Facebook)
A fotógrafa Chompoo Baritone criou uma série de imagens em que para mostrar o verdadeiro contexto das fotos mais comuns do Instagram, e assim expor a realidade do usuários.

Usando a moldura do Instagram, ela delimitou o que vai para a rede social como real. Em uma das fotos, uma moça aparenta ser mestre na ioga, quando, na realidade, uma amiga está servindo como apoio para o falso equilíbrio.
Baseada em Bancoc, na Tailândia, Chompoo começou a publicar versões 'expandidas' dos cliques. A sátira ainda deixa claro como é fácil forjar a realidade nas fotos.
Veja as imagens da série:

Encantada, menina brinca com pinguim em aquário nos EUA

Menina adorou conhecer o pinguim (Foto: Reprodução/Youtube/Shelley Family)
Um vídeo que mostra uma garotinha se divertindo muito ao brincar com um pinguimestá fazendo sucesso na internet. A cena foi registrada no Ripley's Aquarium of the Smokies, na cidade de Gatlinburg, no estado do Tennessee (EUA).


Ao final do vídeo, publicado pela família da menina no último sábado (12), outra garota se aproxima do aquário. Será que ela entrou na brincadeira?Na curta gravação, a garotinha, que não teve a identidade divulgada, persegue animadamente a ave, que nada rapidamente dentro do aquário - parecendo aceitar o convite para a brincadeira. Correndo de um lado para o outro, ela dá uma risada cativante durante o 'pega-pega'.

Assista:

Homem é acusado de estuprar mulher enquanto noiva dormia no quarto ao lado

Um capitão do exército da Inglaterra foi condenado a sete anos de prisão após estuprar uma mulher enquanto sua noiva dormia no quarto ao lado. As informações são do 'Telegraph'.
Daniel Howard, capitão que serviu durante a guerra do Afeganistão, cometeu o crime em fevereiro do ano passado em Darlington, Dunhan. Apesar das acusações, a noiva dele diz que acredita em sua inocência.


Em sua defesa, Howard afirmou que a vítima usou um brinquedo sexual seu, o que explicaria os fluídos íntimos encontramos nela.A vítima, que não teve a identidade divulgada, disse: "Isto sempre será parte da minha vida, e eu vou ter que aprender a lidar com isso". Ela diz que foi diagnosticada com estresse pós-traumático, teve que mudar de trabalho e raramente sai da casa de sua família.

ONG mostra recuperação de cães achados em estado crítico

Antes e depois (Foto: Reprodução/Facebook/Trio Animal Foundation)
A organização Trio Animal Foundation (TAF), de Chicago, nos Estados Unidos, mostrou a recuperação de dois cães abandonados que foram encontrados em estado crítico em julho deste ano, passaram por tratamento e ganharam uma segunda chance.
[leiamais] A ONG chegou aos animais após a polícia de Chicago encontrar os cães em um prédio. De acordo com a TAF, em relatos publicados em sua página no Facebook, Emmy e Oscar estavam muito fracos e abaixo do peso. Emmy foi diagnosticada com anemia e Oscar chegou muito perto de uma insuficiência hepática devido à falta de comida.
A recuperação de ambos foi feita com vitaminas e uma alimentação em ritmo lento, para que o organismo se acostumasse a receber comida e nutrientes novamente.
Dois meses depois de receber uma segunda chance, Oscar aguarda ser adotado, mas Emmy já ganhou um novo lar. Durante o tratamento, ela criou uma amizade tão forte com Anthony, um dos veterinários do abrigo, que ele acabou levando a cadela para viver com ele assim que ela se recuperou. 

A crise contada pelos prefeitos: subfinanciamento dos programas desequilibra contas no Espírito Santo

Ag. CNM
Em mais uma entrevista da série A Crise contada pelos prefeitos, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) confirma: os entes federados têm enfrentado a pior crise da história. No Espírito Santo, o presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Dalton Perim, conta que o subfinanciamento dos programas federais tem causado um desequilíbrio financeiro das cidades do Estado.

Muitos dos programas promovidos pelo governo federal são concretizados por meio de convênios com os Municípios. É caso de iniciativas como o Programa Bolsa Família (PBF), Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), dentre outras. Acontece que os entes federados recebem apenas uma parte do que realmente custa para manter ativos esses programas.
Dalton Perim explica o efeito cascata desse subfinanciamento na gestão municipal. "Os Municípios capixabas estão vivendo a queda da arrecadação e uma crescente despesa dos programas federais. Isso tem causado um desequilíbrio financeiro muito grande nos nossos Municípios. Nós estamos angustiados com a situação", desabafou.
Novo pacto federativo
A expectativa dos gestores capixabas para reverter esse quadro é a reformulação do pacto federativo em tramitação no Congresso Nacional. O pacote de proposições encaminhado pela CNM traz formas de como a divisão do bolo tributário pode ser feita de modo mais justo para garantir recursos aos Municípios.

Para finalizar a entrevista, o presidente da Amunes deixou um alerta: "se continuar desse jeito todos os Municípios brasileiros vão entrar em estado de falência".

Senado aprova projeto que cria compensação para Municípios geradores de energia

17092015_hidreletrica_PAC
O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira, 16 de setembro, por 61 votos favoráveis e nenhum contrário, o projeto de Lei (PLS) 525/2015, que prevê a compensação para os Municípios geradores de energia elétrica. A proposta tem por objetivo corrigir perdas desses Municípios com arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), após a promulgação da Medida Provisória (MP) 579/2012, que reduziu as tarifas vigentes de energia elétrica.
 
Segundo o relator da proposta, senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), apesar de a MP ter resultado na redução de até 70% do preço de venda da energia, a medida gerou perdas “substanciais e crescentes de receita para os Municípios onde se localizam as referidas usinas geradoras”.
 
No total, o projeto beneficia 175 Municípios que abrigam usinas geradoras de energia hidrelétrica. Desses, até o momento 18 já sofrem prejuízos com a perda na arrecadação do ICMS. Somente a partir de 2016, o valor total do prejuízo será conhecido.
 

Câmara aprova regulamentação e tributação dos salões de beleza

Natalia Sá/Ag. Câmara
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, no último dia 16 de setembro, um projeto de lei que regulamenta e disciplina o funcionamento dos salões de beleza no País. A matéria traz também a base de tributação desse tipo de serviço e as condições trabalhistas do profissional do setor.

Na redação são apresentados dois termos. O primeiro deles é o "salão-parceiro" que se caracteriza como o detentor dos bens materiais necessários ao desempenho de profissionais como: cabeleireiro, barbeiro, esteticista, manicure, depilador e maquiador. Já o "profissional-parceiro" é aquele que trabalha nos salões de beleza, mesmo que por meio de Pessoa Jurídica (PJ).
O texto estabelece também que o salão-parceiro e o profissional-parceiro poderão adotar regime especial de tributação previsto no Estatuto da Micro e Pequena Empresa e que os profissionais poderão atuar como Microempreendedor Individual (MEI).
A intenção é que o salão seja responsável pelos pagamentos e recebimentos dos serviços prestados pelo profissional-parceiro, repassando a ele percentual do valor pago pelo serviço prestado. A matéria segue agora para apreciação no Senado.

Legalização de jogos de azar é vista como solução para aumentar a arrecadação do governo

18092015_jogoazar_Senado
O governo começou a estudar a possibilidade de legalizar jogos de azar como jogo do bicho, cassinos e bingos para aumentar a arrecadação e reduzir o déficit do orçamento do próximo ano. Em reunião no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff consultou líderes de partidos da base aliada para saber se a ideia seria bem recebida por suas bancadas na Câmara. A ideia havia sido sugerida à presidente por senadores em encontro no início da semana.
 
De acordo com o líder do PP, deputado Eduardo da Fonte (PE), a maioria dos parlamentares que estavam na reunião se mostrou favorável. Segundo o líder do PR, Maurício Quintella (AL), os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Ricardo Berzoini (Comunicações), assim como a presidente, evitaram se posicionar oficialmente sobre a proposta. “O que fizeram foi uma consulta”, afirmou. Na conversa, os deputados se comprometeram a consultar suas bases e apresentar uma resposta na reunião marcada para a próxima segunda-feira.

Setembro Dourado: Assembleia promove discussão sobre câncer infanto-juvenil

Eduardo Maia

A Assembleia Legislativa realiza nesta sexta-feira (18), às 9h, audiência pública para discutir o câncer infanto-juvenil. O evento, de iniciativa do deputado Jacó Jácome (PMN), é alusivo à campanha “Setembro Dourado” e busca despertar a sociedade para a importância do diagnóstico precoce da doença.

“Pesquisas revelam que 80% dos casos de câncer em crianças possuem maior possibilidade de cura quando detectados precocemente. Quanto mais cedo isso acontece, melhores são os resultados obtidos. Por isso, pretendemos discutir esse relevante tema com os agentes públicos e com a sociedade na Casa legislativa” diz Jacó Jácome, fazendo um alerta para que os pais permaneçam atentos ao comportamento dos seus filhos e aos sinais de aparecimento da doença.

A audiência irá reunir legisladores estaduais e municipais, representantes do Executivo estadual, municipal e sociedade civil, além das entidades Casa Durval Paiva, Hospital Infantil Varela Santiago e Liga Norte-riograndense Contra o Câncer.

Setembro Dourado 

O câncer já representa a primeira causa de mortalidade por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 18 anos no Brasil. Segundo os dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), no país anualmente são mais de 10 mil casos novos de câncer registrados nessa faixa etária, sendo em torno de 150 só no Rio Grande do Norte.

A campanha nacional ‘Setembro Dourado’ visa conscientizar sobre a existência do câncer entre crianças e adolescentes, divulgando por meio de ações educativas e preventivas os principais sinais e sintomas da doença, visto que dentre os casos diagnosticados, muitos estão com a doença já em estágio avançado.

Dois homens são mortos a tiros na zona Norte

Apesar dos crimes terem acontecido em um curto intervalo de tempo e na mesma região, ainda não há informações sobre ligação entre eles.
Duas pessoas foram mortas a tiros durante a madrugada e manhã de hoje (18) na zona Norte de Natal. Segundo a polícia, o primeiro crime foi registrado por volta das 0h30, na rua Visconde de Ouro Preto, no Conjunto Pajuçara I.
De acordo com a polícia, José Ricardo Nogueira, que tinha passagens pela polícia – foi atingido por vários tiros e morreu no local. Testemunhas e populares não souberam informar as características dos suspeitos, que ainda não foram localizados.
Já nas primeiras horas da manhã, outro homem foi executado a tiros. Desta vez, o homicídio aconteceu no Conjunto Santarém. A vítima não foi identificada.
Nos dois casos, a polícia não conseguiu localizar os suspeitos, e a motivação dos crimes segue desconhecida.
Apesar dos crimes terem acontecido em um curto intervalo de tempo e na mesma região, ainda não há informações sobre ligação entre eles.

Decisão sobre fim de doações de empresas vale para próxima eleição municipal

Lewandowski: proibição já vigora e empresas não poderão fazer doações para eleições de 2016
As campanhas políticas das eleições municipais do ano que vem não poderão contar com doações de empresas, de acordo com a decisão tomada ontem (17) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski e o ministro Luiz Fux, relator da ação na qual a matéria foi discutida, nem mesmo a eventual sanção da lei aprovada na semana passada pela Câmara dos Deputados poderá liberar as contribuições para partidos e candidatos.

No dia 9 de setembro, a Câmara aprovou a minirreforma eleitoral e regulamentou as doações. O texto aguarda decisão da presidenta Dilma Rousseff, que pode sancioná-lo ou vetá-lo. Se a presidenta sancionar a lei, será preciso uma nova ação para questionar a validade das doações no Supremo, devido a posição contrária adotada pelo tribunal. 

Segundo Lewandowski, a decisão da Corte já está valendo hoje (17). A partir da eleição do ano que vem, somente serão permitidas doações de pessoas físicas. Os partidos também continuarão a contar com recursos do Fundo Partidário, garantidos pela Constituição. Pela regra atual, a doação de pessoas físicas é limitada a 10% do rendimento bruto do ano anterior.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

"Ciclofaixa da Prudente de Morais foi pedido de ciclistas", diz Clodoaldo Trindade

Rafael Araújo/Nominuto
Decisão do STTU de compartilhar ciclofaixa com ônibus gerou dúvidas quanto à segurança de quem tráfega de bicicleta.
A Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) já implantou a ciclofaixa na avenida Prudente de Morais. A via amanheceu nesta terça-feira (15) com a faixa compartilhada entre ciclistas e ônibus do transporte coletivo. O local conta com a presença de agentes de trânsito, que durante esta semana estarão apenas orientando os motoristas, de acordo com Clodoaldo Trindade Cabral, secretário adjunto da STTU.
Segundo o secretário da STTU, a ciclofaixa, que é compartilhada entre ciclistas e ônibus, foi feita para garantir a segurança dos ciclistas e reduzir o tempo de viagem dos ônibus. “Ela foi implantada por causa de uma solicitação dos ciclistas que já trafegavam por ali e se sentiam ameaçados pela falta de sinalização”, disse.
ciclista-h

Apesar da secretaria enxergar a ciclofaixa como um benefício para o ciclista, a medida gerou controvérsia e levanta dúvidas quanto à segurança de quem transita de bicicleta. Na página oficial da Prefeitura do Natal no Facebook, algumas pessoas criticaram a implantação. “Lógico que as ciclovias são uma das saídas para o trânsito de Natal, mas isso tem ser feito da forma correta. Uma faixa compartilhada entre ônibus e bicicleta é loucura, isso tem que ser revisto”, disse um dos seguidores da pagina.

Clodoaldo disse ainda que a medida não é exclusividade do município de Natal. “Na cidade de São Paulo já tem a presença de várias ciclofaixas, que também é comum em muitos outros países. Não é uma medida exclusiva da nossa cidade”, comentou.

Jovem é espancada e estuprada em Pau dos Ferros



Um crime bárbaro foi cometido na região do Alto Oeste do estado na tarde de ontem (15). Uma jovem foi espancada e estuprada no município de Pau dos Ferros, na região Oeste do estado.

A polícia não informou o motivo dos abusos e agressões. Segundo a polícia, o acusado de cometer a violência sexual foi identificado apenas pelo primeiro nome, Gildinei.

Após o crime, o homem fugiu sem deixar pistas. A Polícia Militar realizou diligências pela região, no entanto, até o momento o suspeito não foi localizado.


A polícia solicita que quem tiver informações sobre o paredeiro do acusado, denuncie através do número de emergência 190.

Pico do Cabugi é ponto de aventura e de peregrinação

Não há dados oficiais sobre o turismo na região do Pico do Cabugi, mas estima-se que 300 pessoas por ano se aventurem pelo Parque Estadual que está hoje em processo de reavaliação da categoria e pode ser tombado monumento natural do RN

Tudo, claro, se o processo iniciado pelo Idema em 2011 e paralisado no ano passado ganhar status de prioridade e a proposta se transformar num projeto de lei. A transformação de parque em monumento natural abre possibilidade para uma série de procedimentos, que tanto permitirá a exploração turística do pico como vai assegurar as garantias de que o espaço vai ser beneficiado com as políticas e programas de preservação.

Suspensão de concursos públicos implicará em economia de R$1,5 bilhão

Uma das medidas anunciadas pelo governo para reduzir os gastos públicos em 2016 é a suspensão de concursos públicos. Pelos cálculos da equipe econômica, a medida vai resultar em economia de R$ 1,5 bilhão para os cofres federais.   O governo ainda não detalhou a quantidade e quais concursos serão suspensos, mas de acordo com as informações divulgadas pelo Ministério do Planejamento, a suspensão abrage o quantitativo de cargos previstos no Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) de 2016.  

A boa notícia é que os concursos já autorizados em 2015 serão mantidos, assim como as nomeações dentro do número de vagas, mas os pedidos para realização de concurso em 2016 dos órgãos do Executivo estão suspensos.   Essa suspensão não engloba os concursos de empresas estatais, assim como os concursos que já foram aprovados até março de 2015. Dessa forma, as seleções do INSS, IBGE, Funai, Anac, ANP e ANS devem acontecer dentro do prazo previsto.

A crise contada pelos prefeitos: gestores alagoanos se sentem frustrados com falta de recursos

Ag. CNM
"Os gestores municipais estão totalmente frustrados por conta da impossibilidade do cumprimento desse compromisso que foi feito com a população". Esse é retrato da crise, segundo o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão, durante entrevista à Agência CNM. O material faz parte de uma série especial denominada: A crise contada pelos prefeitos.

Para o presidente da entidade estadual, a falta de recursos fez com que os entes federados perdessem um grande poder de investimento no Município. E isso, se reflete na prestação dos serviços ofertados à comunidade.
"Hoje nós temos uma despesa que cresce a cada ano em progressão geométrica e uma receita que não acompanha a evolução das despesas", lamenta.
Durante a entrevista o gestor destacou ainda alguns pontos que agravam a situação das finanças municipais: o reajuste dos pisos salariais de diversas categorias e o subfinanciamento dos programas do governo.
Entenda a série
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) tem acompanhado, ao longo dos últimos anos, a dificuldade enfrentada pelos gestores municipais no cumprimento de seus compromissos. O que se nota é que as atribuições aumentaram e, na contramão desse processo, os recursos não acompanharam esse crescimento.

Gestores de todas as regiões contam nesta série especial quais são as principais dificuldades enfrentadas com a crise em sua região.