sábado, 27 de junho de 2015

Coremas/PB: detento faz buraco em parede do banheiro e foge da cadeia pública

Cadeia Pública de CoremasUm detento da Cadeia Pública de Coremas (Sertão do estado, a 390 km de João Pessoa) está foragido desde as primeiras horas desta sexta-feira (26).
De acordo com o 13º Batalhão de Polícia Militar em Itaporanga, Caio da Silva Dias, de 19 anos, fez um buraco na parede de um banheiro e fugiu por volta das 2h30. Para escavar a parede, o preso teria usado um ferro perfurante possivelmente retirado de um ventilador.
Caio da Silva Dias dividia cela com outros quatro detentos. À polícia, os homens garantiram que não viram quando o preso fugiu da cadeia. Foi um agente penitenciário quem percebeu a ausência de um detento na cela.
Buscas foram realizadas na cidade, mas até as 8h50 o fugitivo não havia sido encontrado.

Em Queimadas/PB: operação da PM mais de 40 armas, motocicleta roubada e ainda detém aposentado de 73 anos

Na tarde desta sexta-feira (26/06) policiais militares da 3ªCIPM, em Queimadas/Boqueirão, apreenderam 38 espingardas (sendo 33 de soca e 05 de cartucho), um revólver calibre “38”, grande quantidade de munição, e a quantia de “9.562 reais”.

A apreensão ocorreu no sítio “Baixa Verde”, em Queimadas.
Policiais chegaram ao local após realizarem uma abordagem de rotina em um homem que portava uma espingarda.
Ele afirmou que estava indo concertar a arma na casa de um senhor que entende do assunto.
Os policiais acompanharam o homem e localizaram a residência do “armeiro”.
Dentro de um dos cômodos foram encontrados todo o material e o dinheiro.
AINDA EM QUEIMADAS

Jonathan Carlos Rocha, de 19 anos, foi preso no Bairro Cássio Cunha Lima, com uma motocicleta Titan de cor preta e placa OGG 5007, roubada dias atrás.
Peças de outro veículo também foram encontradas com ele.
Em desfavor de Jonathan havia dois mandados de prisão, um por tráfico e outro por homicídio.

O rapaz se disse inocente e vai provar tudo na justiça.
Já no sítio “Maciel”, um jovem de 28 anos foi apreendido com um revólver calibre “38”.

Pedra achada na PB pode ser registro inédito de material extraterrestre no estado

Uma pedra muito brilhosa com tons de azul e verde chamou a atenção do operário Jonas Tiburtino Nóbrega, de 32 anos, quando ele caminhava numa estrada estadual na Zona Rural do município de São Mamede, no Sertão da Paraíba, a 283 quilômetros de João Pessoa. O achado, que pode ser o primeiro material extraterrestre encontrado na Paraíba, foi localizado na sexta-feira (19), mas ele só informou nesta sexta (26).Jonas, que trabalha na operação tapa-buracos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), contou que encontrou a 'pedra' numa área próxima a uma serra. Ele falou que a viu de longe e ficou curioso e encantado com o brilho. "Ela estava meio enterrada e somente uma parte estava à vista. Como era pouco depois do meio-dia, o sol estava forte, fazendo com que ela brilhasse muito. Isso me chamou a atenção".

CAMPESTRE: ANIVERSARIANTES DO DIA

O BLOG CAMPESTRE MANCHETE PARABENIZA SEUS WEB LEITORES, SÃO ELES:

Manoel Vicente, Suelmo Felipe,  Pryscylla Medeiros, Antonia  Aprigio,  Jares Fernandes, Irlan de Azevedo, Jeferson Pereira e Alice Rosa.


Alany Caroline, Bruno Silva, Hygor Ferreira, Vanessa Cabôclo e Gecica Germano.


Atores de 'Verdades' não usam dublês de corpo nas cenas de sexo

Com imagens dos bumbuns de Rodrigo Lombardi (Alex), Alessandra Ambrósio (Samia), Camila Queiroz (Arlete/Angel), além dos seios de Grazi Massafera (Larissa), "Verdades Secretas" tem movimentado as redes sociais e levantou um questionamento: Será que são usados dublês nos episódios de nudez, assim como no seriado "Game of Thrones"?
Em uma sequência de seis minutos do episódio que encerrou a quinta temporada da série, a atriz Lena Headey contou à revista "EW" que usou uma dublê de corpo quando a rainha Cersei Lannister é obrigada a caminhar nua por uma multidão de cidadãos revoltados. Por meio de sua assessoria de imprensa, a Globo garante que não tem utilizado esse tipo profissional nas cenas quentes.

Argentina supera milagres de Ospina, vence e poderá pegar Brasil na semi

A Argentina está classificada para as semifinais da Copa América. Depois de um jogo em que brilhou a estrela de Ospina, Messi e companhia conseguiram seguir nas penalidades, ao vencer por 5 a 4 depois de um empate por 0 a 0.
As seis primeiras cobranças, incluindo os craques Messi e James foram todas convertidas. O erro veio na penúltima cobrança colombiana e última argentina. Muriel e Biglia mandaram para fora. Nas alternadas, Zuñiga, Rojo e Murillo erraram suas cobranças. Tevez decidiu o jogo.
Agora, os argentinos aguardam o adversário das semifinais. O rival sairá do classificado entre Brasil e Paraguai, que entram em campo neste sábado.
Fases do jogo: Com um Messi inspirado, como não havia acontecido nesta Copa América, a Argentina veio com tudo para cima da Colômbia. A pressão foi muito grande com um primeiro tempo com 10 finalizações a favor dos argentinos contra nenhuma dos colombianos.

Modelos seminuas fazem ensaio em base americana sem autorização

A Guarda Nacional americana está numa saia justa por causa de fotos picantes de modelos posando com armas feitas em uma base militar no Estado de Utah - reporta o jornal The Telegraph. As modelos posaram para o Hot Shots Calendar 2015, feito por uma empresa que se autodefine como especializada "em calendários sexy", segundo o site da companhia. Em comunicado sucinto, a Guarda Nacional afirmou que a agência contratada para fazer as fotos "não tinha autorização oficial" para usar o Camp Williams como locação e vai investigar o caso.
Algumas das imagens foram postadas na conta do Facebook da empresa e há ainda um vídeo [confira abaixo] mostrando os bastidores da sessão de fotos. Segundo a reportagem, um "suboficial" autorizou o grupo a usar o campo de treinamento como cenário das fotos. O texto não informa o nome do militar que teria autorizado a entrada da equipe de produção e das modelos.
Contatada para se explicar, a empresa por trás do calendário Hot Shots defendeu a sua sessão de fotos dizendo se tratar de "diversão inofensiva", sem mencionar se eles tinham autorização para usar a base de treinamento. As imagens do vídeo mostram sete mulheres com pouquíssimas roupas passeando em um taque e fazendo poses segurando armas. Uma das sequências mostra as modelos fingindo atirar em funcionários que pareciam ser da Guarda Nacional.
O tenente-coronel da Guarda Nacional, Steven Fairbourn, disse que "uma investigação foi iniciada para determinar o potencial uso não autorizado de equipamentos militares, instalações e pessoal" na produção do calendário. "Produções deste tipo não estão em consonância com os valores da Guarda Nacional de Utah, nem com os seus membros", acrescentou o militar.
A empresa Hot Shots foi criada em 2009 e seu calendário anual tornou-se popular entre os militares e policiais americanos. A empresa doa metade dos seus lucros para a instituição Help for Heroes (ajuda para os heróis, em tradução literal), que auxilia os soldados feridos em combate.

Facebook dá apoio a casamento gay através de fotos coloridas

Quem viu a foto de Mark Zuckerberg e de outros CEOs, empresas e celebridades no dia de hoje certamente notou uma diferença: todas elas estão coloridas em celebração à aprovação do casamento gay nos Estados Unidos.
Isso porque, em homenagem ao dia que marca a decisão da Suprema Corte norte-americana, o Facebook criou a página Celebrate Pride. Com ela, qualquer usuário da rede social pode manifestar seu apoio ao movimento LGBT e à sua conquista.
Para colocar as faixas coloridas em sua imagem de perfil, basta acessar a página facebook.com/celebratepride e clicar no botão “Use as Profile Picture”.

Mulheres defendem maquiagem ao pintar metade do rosto no Instagram

Mulheres estão publicando imagens no Instagram com apenas metade do rosto maqueado para mostrar o poder da transformação que sombras, blushes, cílios postiços e batons podem ter.
Até a manhã da sexta-feira, a hashtag #powerofmakeup tem mais de 14 mil publicações na rede social. A campanha pró-maquiagem bate de frente com o último desafio sobre cosméticos, em que garotas postavam suas fotos sem maquiagem.
A inspiração para o desafio vem de uma jovem holandesa chamada Nikkie, que publica tutoriais de maquiagem e cabelo no YouTube. "Notei muito que ultimamente as garotas estão envergonhadas em dizer que gostam de se maquiar. Atualmente, se você diz que adora maquiagem é porque você quer ficar bonita para os homens, ou porque você é insegura e não se ama. É praticamente um crime dizer que você gosta de cosméticos", afirma Nikkie no vídeo em que propõe o desafio e que já tem mais de 17 milhões de visualizações até a manhã desta sexta-feira. Assista aqui.
Apesar do vídeo ter sido divulgado em maio deste ano, a campanha começou a receber mais fotos nesta última semana de junho.

Verônica Araújo posa para a 'Sexy' e faz até cobra cair em tentação; fotos

Capa da edição de julho da "Sexy", a musa fitnees Verônica Araújo posou apenas com uma cobra enrolada no corpo para a revista. A pose com o animal foi inspirada em Eva, a personagem que a loira faz no programa "Tudo Pela Audiência", do Multishow.
Campeã brasileira de Fisiculturismo, Verônica se envolveu com o jogador Adriano em 2008. Durante o ensaio, a loira deu detalhes de como conheceu o Imperador e elogiou o atacante.
"Eu o conheci num churrasco, tinha acabado de voltar na América Central. Gostei dele sem saber quem era. A gente ficou e só depois uma amiga minha me cutucou e falou: 'ele é o Imperador'. Imperador de onde, gente? Depois a gente se envolveu", disse. "O Adriano manda bem! Ele tem uma boa ferramenta e sabe usar, porque tem gente que tem a boa, mas não sabe. Não é à toa que ele pega geral", completou.
A gata também falou sobre as 'curvas' do seu corpo. "Minhas fotos não serão photoshopadas. Será a primeira revista masculina 100% natural e o resultado é tudo a base de muita dieta e aeróbico, sem uso anabolizantes".
Logo em seguida, Verônica, que já foi casada duas vezes, finalizou a entrevista falando sobre a sua vida sexual. "Em 90% das vezes eu gosto de violência "mesrmo", tapa na cara, tapa na bunda, puxão de cabelo. Gosto de falar e ouvir sacanagem. Eu não gosto de gente estática", disse.
VEJA ABAIXO O ENSAIO COMPLETO

Bebê nasce com dois dentes no sul da BA e assusta mãe: 'Comecei a tremer'

Um bebê nasceu com dois dentes em Eunápolis, no extremo sul da Bahia. O caso é considerado raro e assustou a mãe da criança. "A médica chegou me dando essa notícia, eu comecei a tremer. Aí ela foi me acalmando, falando que não era normal, mas que era uma raridade acontecer", relatou Jocácia Santos, mãe do bebê.Esse é o terceiro filho da empregada doméstica. Rian Miguel nasceu no dia 19 de junho, com 40 semanas e 3,5 kg. O primeiro dente caiu ainda durante o parto e o segundo continua envolvido por uma fina membrana da gengiva. Apesar de incomum, o dente não prejudica o desenvolvimento da criança, mas dificulta na hora de sugar o leite e machuca o mamilo da mãe durante a amamentação.
Bebê nasce com dente em Eunápolis, sul da Bahia (Foto: Reprodução/TV Santa Cruz)
Bebê nasce com dente em Eunápolis, sul da Bahia
Preocupada, a mãe do garoto levou ele ao dentista no quarto dia de vida e descobriu que os dois dentes fazem parte da terceira dentição, que não é nem a de leite e nem a permanente.
"A gente chama de uma dentição neonatal. As causas ainda são desconhecidas. Tem alguns estudos que dizem que é um fator genético, hereditário, mas a gente não tem uma causa explicável", disse o cirurgião dentista Patrick Fadini.Segundo médicos pediatras, exceto casos específicos, os dentes começam a nascer entre 4 e 7 meses de idade. Existem casos de crianças que já nascem com os dentes, como no caso de Rian Miguel, ou têm erupção precoce em torno de um mês. Esses dentes são conhecidos como dentes natais ou neonatais, que em casos de complicações, como dor, ulcerações na língua e lábio ou dificuldades na amamentação, necessitam de uma avaliação do odontopediatra para discussão da necessidade de extração ou manutenção desses dentes.Como o dente não está muito firme, ele deve ser extraído em breve, para evitar que Rian Miguel possa engolir ou aspirar. "Pode ir [o dente] para vias aéreas, obstruir a via aérea dessa criança. Ela pode ter uma parada respiratória por causa disso. Então é sempre bom a gente evitar e adiantar esse procedimento para evitar qualquer risco maior", alerta o cirurgião.

Prorrogado prazo de apresentação das condicionalidades de saúde do Bolsa Família

MDS
O prazo para que os beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) façam o acompanhamento deste semestre d
as condicionalidades de saúde foi prorrogado. A data final agora é 10 de julho – sete dias a mais do que o prazo anterior. A decisão foi tomada e anunciada pelos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Ministério da Saúde, nesta sexta-feira, 26 de junho.

RN tem segunda maior arrecadação da história em abril: R$ 419 milhões

No mês de abril, o Rio Grande do Norte arrecadou R$ 419,57 milhões em tributos estaduais, o ICMS, ITCD e IPVA. O montante foi 1% abaixo da maior arrecadação da história do estado que foi em janeiro deste ano, no valor de R$ 425 milhões e em relação ao mesmo período do ano passado houve um aumento de 5,98%. Até o mês de abril, já foram arrecadados 1,534 bilhão. Os impostos estaduais representam 60% da receita própria do Estado.
O titular da Secretaria do Estado de Tributação (SET), André Horta, explicou o setor de energia elétrica foi responsável pelo aumento constatado no mês de abril. Ele afirmou que não houve uma queda substancial nos outros segmentos que formam os pilares da arrecadação pelo ICMS.
“Houve queda, mas foi tão substancial como se pensava. Os números que cresceram foram muito mais representativos que os números que caíram naqueles itens mais importantes do ICMS, que são combustível, varejo, atacado e indústria de transformação. Já o quinto item, que é a energia elétrica, tem subido por causa do aumento no valor da tarifa”, detalhou.
Segundo o secretário, o RN é o terceiro estado do Nordeste em crescimento na arrecadação do ICMS em 2015. André Horta comentou que até o ano passado, o crescimento real estava sempre acima da inflação, porém, os estados brasileiros não controlam a arrecadação por esse índice.
“Todos os estados estão controlando em relação ao crescimento nominal. Nós estamos fora dos dez estados que tiveram queda nominal esse ano. Ano passado teve queda nominal julho, setembro, e dezembro”, disse.
A meta é que a arrecadação do Estado chegue a R$ 4,7 bilhões no acumulado de 2015. Para Horta, o número é positivo para o período de queda na arrecadação sistêmica do país, porém afirmou a necessidade de uma prudência financeira nas contas estaduais.

Moto que anda até com água faz 500 km por litro

Andar até 500 quilômetros sem uma gota de gasolina. E, ao reabastecer, conseguir encher o tanque de graça, em qualquer torneira. Não, não se trata do sonho de um motoboy. Esse é o resultado de um sistema, desenvolvido pelo funcionário público Ricardo Azevedo, 56, capaz de fazer com que motocicletas utilizem o hidrogênio obtido através da água como combustível.
Nomeado Moto Power H²O, o sistema utiliza os princípios da propulsão por hidrogênio, já conhecido da indústria automobilística. A inovação foi fazer o sistema ser acoplado a uma motocicleta. “Essa tecnologia pode ser adaptada em caminhões, ônibus, carros, enfim, qualquer veículo. E é muito eficiente”, ressalta ele.
Azevedo, que já foi mecânico e preparador de motos de corrida, desenvolveu seu produto na garagem de casa, em Itu (SP), onde mora, em momentos de folga, especialmente nas madrugadas. Ele explica que o sistema é composto por um reservatório de água, colocado na parte traseira da moto. Esse reservatório é ligado, por um cano, a um recipiente que fica ao lado da roda traseira onde Azevedo acoplou uma série de placas metálicas negativas e positivas, com canais de diferentes diâmetros e ranhuras intercalados.

Colapso no Nordeste: sem água, Municípios se reúnem com ministro para reaver recursos

Presidentes das entidades estaduais do Nordeste devem se reunir no próximo dia 2 de julho com o ministro da integração, Gilberto Occhi, em Brasília. O objetivo é discutir a necessidade de recursos para amenizar os devastadores efeitos da seca na região. Em alguns Municípios, o fornecimento de água chega a apenas dois dias por mês.
Como explica o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, a situação das cidades nordestinas é dramática e esbarra na falta de recursos federais para que possa ser amenizada. Essa será uma das pautas a serem debatidas no encontro com o ministro.
“Estamos há cinco anos de seca, os Municípios em Estado de Emergência. E as ações de enfrentamento estão empacadas na burocracia. Nós estivemos no Ministério duas vezes, já discutimos isso, e fechamos uma parceria no sentido de que três sistemas de abastecimento de água fossem liberados para as prefeituras. E veio a crise, e isso empacou. A maioria dos Municípios não recebeu os recursos e não concluiu os projetos. A maioria nem começou ainda a implementar os projetos”, lamenta o gestor.
Outra pauta a ser abordada são as obras estruturadoras da Região Nordeste. A transposição do Rio São Francisco, a criação de adutoras e barragens são alguns exemplos. Segundo Patriota, essas obras correm o risco de serem paralisadas. “Isso traz o impacto no emprego direto que a construção civil, bem como o atraso no cronograma para que se tenha água suficiente para a população”.
Encaminhamento da Marcha
A reunião foi fruto da XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada entre os dias 25 a 28 de maio deste ano, em Brasília. A seca no sertão nordestino foi um dos assuntos reivindicado pelos prefeitos da região e apresentados ao governo federal.
Realidade
Matéria publicada na Folha de São Paulo nesta sexta-feira, 26 de junho, confirma o cenário descrito pelo presidente da Amupe. Diariamente milhares de famílias nordestinas lutam para sobreviver sem água.
“A falta de água afeta diretamente as famílias carentes que não têm onde buscar água e ficam dependendo do carro pipa. Em algumas regiões até o abastecimento do [caminhão] pipa está ficando complicado”, explica Patriota.
Economia local prejudicada
Na reportagem fica claro que não apenas a comunidade pernambucana sofre como também toda a economia local. A Região de Caruaru,
APPM
no interior de Pernambuco, tem dois Municípios vitais para a indústria têxtil do Nordeste e Norte do Brasil. São eles: Santa Cruz do Capibaribe e Toritama.

A falta de água e a crise geral na economia pressionam cada vez mais os atacadistas para próximo da falência. Alguns deles já contabilizam perdas de até 30%, desde o início do ano.
Alternativas
Na tentativa de amenizar o problema, a saída de muitas cidades foi furar poços de até 50 metros de profundidade e trazer água salgada à superfície. É essa a realidade de Riacho das Almas, no agreste pernambucano.
Para dessalinizar essa água, imprópria para beber, muitas unidades utilizam energia elétrica ou mesmo solar. A comunidade recebe fichas telefônicas, iguais às antigas de orelhões para poderem coletar o que os moradores já consideram o ouro da região. Riacho das Almas possui 16 dessas unidades, espalhadas pela zona rural, das quais 15 operam com energia elétrica.

Brasil é a principal rota e um dos maiores consumidores de cocaína, diz a ONU

A Organização das Nações Unidas (ONU) confirmou o alerta dado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), ainda em 2010. As drogas são problema em 98% do território nacional, conforme o Observatório do Crack. Então, nesta sexta-feira, 26 de junho, o Escritório de Drogas e Crimes da ONU (UNODC) divulgou que o Brasil é o maior centro de distribuição e um dos maiores mercados de cocaína do mundo.
O Brasil foi citado como rota da droga por outros 56 países. A média do mercado consumidor de cocaína no Brasil é quatro vezes a média mundial. Enquanto a produção e o consumo de cocaína caem nos Estados Unidos e Europa, na América do Sul só aumentam. E o Brasil é protagonista. A taxa de prevalência da droga na região passou de 1,8 milhões de usuários, em 2010, para 3,3 milhões, em 2012. O mercado da droga na América Latina é três vezes a média mundial, e o Brasil é o maior consumidor.

CNM pede aprovação de acordo que prevê cooperação na Segurança entre Brasil e Uruguai

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) solicitou à Câmara dos Deputados celeridade na apresentação do relatório do projeto que prevê o acordo firmado entre Brasil e Uruguai para intercâmbio de informações e cooperação em Segurança Pública. O acordo foi assinado no dia 30 de abril de 2011 e está em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça da Casa.
O objetivo do consenso entre os dois países é aprofundar a cooperação nas áreas de segurança preventiva, modernização e capacitação das instituições policiais, sistema penitenciário e combate aos crimes transnacionais e controle de fronteiras. Para isso, será estabelecido que os países farão uso das ferramentas legais que incrementarão o intercâmbio de informações na área de inteligência.
O pedido da CNM foi feito em razão do aumento da criminalidade na região de fronteira Brasil/Uruguai. O crescimento de delitos são notáveis tanto na zona rural com destaque na prática do abigeato, como na área urbana dos Municípios onde o tráfico de drogas e o consumo de crack são constantes nos segmentos mais vulneráveis da sociedade. O pedido da CNM foi encaminhado ao relator da matéria, Jerônimo Göergen (PP-RS).Confira aqui  o ofício encaminhado ao deputado Jerônimo Göergen

Maioria dos brasileiros considerou o momento econômico ruim em junho, mostra FGV

A cada cinco brasileiros, quatro consideram o momento econômico ruim, segundo a Sondagem do Consumidor, divulgada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira, 26 de junho. Por outro lado, o grupo de brasileiros que acreditam numa melhora subiu. Mas a quantidade de pessimistas ainda é maior.
Este indicador mede o grau de satisfação dos brasileiros com a situação da economia local. Ele ficou estável nos últimos dois meses e voltou a cair agora em junho. Neste mês, ficou em 15,5%. Por isso, a confiança do consumidor no período recuou 1,4%.
Pela sondagem da FGV, 79,1% dos entevistados avaliam o momento econômico como ruim. Este é o mais alto resultado obtido pela medição. A avaliação positiva veio de apenas 4,2% dos ouvidos pela Fundação.
Futuro
Apesar de todos esses números negativos, a expectativa de melhora subiu pelo quarto mês consecutivo. O otimismo dos entrevistados, de maio a junho, foi de 17,1% para 18,1%. O índice subiu 2,5% nos últimos meses. Contudo, ainda é considerado “nível baixo”, pelos cáculos da FGV.Entre aqueles que apostam na piora, o total passou 39,9% para 39,0%. Três das quatro faixas de renda acompanhadas pela FGV registraram queda na confiança. No entanto, aqueles com renda acima de R$ 9,6 mil são os mais pessimistas quanto a economia do País.

ONS prevê queda do nível dos reservatórios das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste

O Operador Nacional do Sistema (ONS) elétrico confirmou nesta sexta-feira, 26 de junho, a expectativa de retração no volume de água armazenada nos reservatórios durante o inverno. A tendência de redução já era esperada por causa da estimativa de um volume menor de chuvas nesta época do ano em algumas regiões do País.Para a região Sudeste/Centro-Oeste, considerada a mais importante do País por representar 70% da capacidade de armazenamento de água, espera-se que a Energia Natural Afluente (ENA) seja equivalente a 85% da média histórica para meses de julho. Com isso, o nível de água dos reservatórios deve cair dos atuais 38,02% para 34,7%.Na região Nordeste,

Tarifa de transporte rodoviário terá reajuste de 7,7% em julho

As tarifas de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros será reajustada em 7,7% a partir do dia 1º de julho de 2015. A autorização foi publicada hoje (26) pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no Diário Oficial da União.De acordo com a resolução da ANTT, os novos valores serão aplicados sob a justificativa de “manter o equilíbrio econômico-financeiro das permissionárias [empresas que possuem permissão ou licença, autorizadas pela justiça] e autorizatárias [empresas autorizadas pela ANTT a prestar temporariamente o serviço, ainda que sem a realização de processo licitatório]” desse tipo de transporte. O reajuste não será aplicado para transportes rodoviário interestadual e internacional semiurbano. Nesse caso, as tarifas são determinadas de forma diferenciada por meio de ato específico.
Para definir os novos valores, a agência adotou coeficientes tarifários máximos a partir de cálculos que levam em consideração elementos como itens de custos (instalações, equipamentos, pessoal, depreciação de material, remuneração de capital, combustíveis, lubrificantes, pneus, peças, acessórios e administração), parâmetros operacionais (percurso médio anual, índice de aproveitamento, lotação média da frota e fator redutor de encomendas) e adicionais de incidente (tributos, seguros, gratuidades instituídas por lei).

Serviço: saiba a definição de manutenção de posse, reintegração e interdito proibitório

A atuação policial para desocupação de terrenos invadidos na zona urbana e rural é noticiada quase diariamente e ocorre, muitas vezes, de forma violenta, em cumprimento a decisões pela reintegração de posse. As ações de reintegração e manutenção de posse, embora tenham o mesmo objetivo de recuperar o terreno do suposto proprietário, são diferentes: enquanto, na primeira, busca-se recuperar a posse indevidamente perdida ou esbulhada, de forma violenta, clandestina ou com abuso de confiança, na segunda, mesmo com a posse, não há como exercê-la de forma livre. Já o interdito proibitório é uma ação preventiva em caso de ameaça de invasão em uma propriedade.
As ações possessórias estão previstas no artigo 926 do Código de Processo Civil (CPC), que prevê que o possuidor tem o direito a ser mantido na posse e reintegrado no caso de turbação ou esbulho. A turbação ocorre quando um terceiro impede o livre exercício da posse sem que o legítimo possuidor a perca integralmente e muitas vezes se dá por meio de um ato clandestino e violento. Seria o caso, por exemplo, da abertura de uma passagem ou caminho em um terreno alheio, da ocupação de parte de um terreno – ou de um cômodo da casa –, sem que o dono perca a posse de toda a área. Quando isso acontece, o proprietário pode entrar com uma ação de manutenção da posse, alegando a turbação, ou seja, a privação ou perturbação de seu exercício normal de posse.

Portaria disciplina funcionamento do Judiciário no dia de São Pedro

A Portaria Conjunta nº 13/2015, assinada pelo presidente do Tribunal de Justiça e pelo corregedor geral de Justiça, desembargadores Claudio Santos e Saraiva Sobrinho, suspendeu o expediente, no âmbito da primeira e segunda instâncias do Poder Judiciário Estadual, na próxima segunda-feira, dia 29 de junho, em razão da data comemorativa do São Pedro.
Segundo o normativo, publicado na edição do Diário da Justiça Eletrônico (DJe) do dia 25 de junho, ficam automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil subsequente os prazos que se vencerem ou iniciarem na referida data.
A Portaria determina ainda que naquela data os Cartórios Extrajudiciais dos Serviços de Registro Civil das Pessoas Naturais devem funcionar em regime de plantão - conforme escala elaborada pelos juízes das 20ª e 21ª Varas Cíveis da comarca de Natal e magistrados diretores do foro, nas comarcas do interior - facultando-se aos demais Cartórios o seu funcionamento.

Ministro destaca necessidade de plano ganhar “nova dinâmica”

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, falou nesta sexta-feira, 26, em São Paulo, sobre a necessidade de o Plano Nacional de Educação ganhar novo impulso. “A ideia é dar uma dinâmica nova ao PNE”, afirmou. “Insisto que essa é uma preocupação da sociedade, não somente do governo federal e do Ministério da Educação. É um projeto a se discutir em sociedade, um plano que tem de ser um investimento de todos.”
Janine Ribeiro esteve reunido à tarde com secretários de educação municipais e estaduais, no Instituto Lula, na capital paulista, para discutir os caminhos do PNE, que completou um ano na quinta-feira, 26. O encontro contou com a participação do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.
Mais de 5 mil municípios elaboraram os planos municipais, com a aprovação dos representantes do Legislativo. O ministro mostrou estar satisfeito com o desempenho. “Mais de 90% dos municípios aprovaram os projetos de lei nas respectivas câmaras. A Lei do PNE [Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014] não pede que os planos estejam sancionados ou aprovados no Legislativo”, disse. “A exigência é que estados e municípios tenham elaborado seu projeto de lei. Isso praticamente todos fizeram.”
O ministro ainda lembrou que, tendo em vista o resultado, um viés punitivo da lei se faz desnecessário. “Alguns municípios tiveram problemas, como suspensão de aulas, e a própria campanha eleitoral inibiu muito essa discussão em certos lugares”, disse. “Em muitos casos, o debate só começou em 2015, mas o que importa é ter planos discutidos maduramente, mais do que aprovados a toque de caixa.”

MEC institui a Instância Permanente de Negociação Federativa

09012015_crianca_pref._sao_manoel_sp
O Ministério da Educação (MEC) instituiu a Instância Permanente de Negociação FederativaEla reúne o MEC e representantes das secretarias estaduais e municipais de Educação. Detalhes sobre a Instância Permanente estão previstos na Portaria 619/2015, publicada no Diário Oficial da União (DOU) na quinta-feira, 25 de junho.Esta Instância Federativa tem o objetivo de fortalecer a articulação entre os sistemas de ensino para atingir as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e a criação do Sistema Nacional de Educação (SNE), conforme prevê a Lei 13.005/2014.Para a Confederação Nacional de Municípios (CNM), regulamentar o regime de colaboração dos entes na oferta de Educação pressupõe melhor definição das responsabilidades de cada nível de governo, com o correspondente provimento de recursos financeiros próprios.
A entidade defende a construção de fóruns interfederativos com caráter deliberativo, constituídos por representantes dos executivos.

Novas imagens de Natal serão exibidas na novela Chiquititas

Reynaldo Boury, produtor da novela “Chiquititas” do SBT, confirmou para os dias 29 e 30 de junho e 1,2,3,6 e 7 de julho as cenas da Lua de Mel do casal Júnior (Guilherme Boury) e Carol (Manoela do Monte) gravadas em Natal. Na trama o casal se hospeda na Praia de Ponta Negra, com vista para o Morro do Careca, um dos principais pontos turísticos da capital potiguar.
As primeiras cenas exibidas foram protagonizadas pelos atores mirins tendo como palco as Dunas de Genipabu, o Parque da Cidade e atrativos da região metropolitana (Lagoa de Jacumã, praia de Pirangi, o cajueiro de Pirangi e passeios das crianças com dromedários em Genipabu). Mas segundo a produção da novela as melhores cenas em Natal serão as interpretadas pelo casal principal durante a Lua de Mel.
O empenho conjunto da Prefeitura do Natal, Secretaria de Turismo e o apoio do trade turístico e empresários, possibilitou mais uma vez a divulgação de Natal em nível nacional e internacional. As gravações foram realizadas em novembro do ano passado e veiculadas as imagens do primeiro bloco em maio desse ano. Dentre os apoiadores dessa iniciativa estão o Serhs Natal Grand Hotel, Associação dos Microempresário do Cajueiro de Pirangi, Aquário Natal, Associação do Bugreiros do RN, Marazul e Luck Receptivo

Sisutec abre inscrições na próxima segunda-feira

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) serão abertas na próxima segunda-feira (29) e vão até sexta-feira (3 de julho). Podem se candidatar estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e obtiveram nota superior a 0 na redação. O edital foi publicado na edição de hoje (26) do Diário Oficial da União.
A divulgação dos resultados, em primeira chamada, está prevista para o dia 7 de julho. A segunda chamada deve sair no dia 14 de julho. As aulas dos cursos terão início entre os dias 3 e 31 de agosto de 2015, de acordo com o edital.Por meio do Sisutec, instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos para participantes do Enem.Terão prioridade no preenchimento das vagas os alunos de escolas públicas e os que estudaram na rede privada, na condição de bolsista integral.
Ao fazer a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções de curso. Também deve definir se deseja concorrer às vagas da ampla concorrência, àquelas destinadas aos estudantes da rede pública ou bolsistas da rede privada, ou às vagas reservadas a negros, pardos e indígenas.As vagas remanescentes não ocupadas após as chamadas regulares poderão ser preenchidas, mediante inscrição online, por estudantes que concluíram o ensino médio nos últimos três anos, ou seja entre 2012 e 2014, independentemente da data de emissão do certificado. O período de inscrição irá de 20 de julho a 2 de agosto.A consulta às vagas do Sisutec 2015 e o site para inscrição estarão disponíveis em breve, segundo o Ministério da Educação.

Lava Jato pede pena máxima de 30 anos a réus

A força-tarefa da Lava Jato pediu à Justiça Federal que os executivos da empreiteira Engevix e outros réus sejam condenados à pena máxima de 30 anos de prisão e devolvam R$ 152 milhões aos cofres públicos por causa de propinas supostamente pagas pela empresa em contratos com a Petrobras.
A solicitação foi apresentada pelo Ministério Público Federal na ação contra quatro executivos da empresa, incluindo o vice-presidente, Gerson de Mello Almada, e outros cinco réus: o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, Alberto Youssef, Carlos Alberto Pereira da Costa, Enivaldo Quadrado – já condenado a 3 anos e 6 meses de prisão no mensalão – e Waldomiro Oliveira, que atuavam para o doleiro.
Entenda a Operação Lava Jato
Deflagrada em março de 2014, a Lava Jato começou a investigação por uma rede de postos de combustíveis e lava a jato de automóveis que movimentava recursos ilícitos pertencentes a uma das organizações criminosas inicialmente investigadas, de onde surgiu o nome da operação. A operação Lava Jato é a maior investigação de corrupção e lavagem de dinheiro que o Brasil já teve. Estima-se que o volume de recursos desviados dos cofres da Petrobras, maior estatal do país, esteja na casa de bilhões de reais. 

Confiança do consumidor cai 1,4% segundo a Fundação Getúlio Vargas

A confiança do consumidor recuou 1,4% em junho comparando com o mês de maio, na série com ajuste sazonal, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) fechou o mês em 83,9 pontos. Em maio, o indicador havia cedido 0,6% contra abril."O resultado do ICC retrata um consumidor preocupado com a situação econômica geral e da família, tendo a inflação como principal vilã, seguida pelo mercado de trabalho. O resultado reflete insatisfação com a situação presente e a ausência, até o momento, de sinais de reversão da fase negativa no curto prazo", avalia a economista Viviane Seda, coordenadora da Sondagem, em nota oficial.
 O resultado de junho foi influenciado principalmente pela avaliação sobre o momento atual. Na comparação de junho contra igual mês de 2014, o ICC recuou 19,7%. O índice, calculado dentro de uma escala de pontuação de até 200 pontos, está desde novembro do ano passado abaixo dos 100 pontos, zona considerada desfavorável. A média histórica, que considera os últimos cinco anos, está em 113,4 pontos.Segundo a FGV, o levantamento abrange amostra de mais de 2,1 mil domicílios em sete capitais, com entrevistas entre os dias 01 e 23 deste mês.

Homem infecta estudante com Aids e diz por SMS 'você vai lembrar de mim para sempre

Uma jovem estudante australiana descobriu que estava com Aids através de uma mensagem de celular. Abby Landy, de 23 anos, estava saindo com um homem há duas semanas, quando tentou acabar o relacionamento. Ela enviou uma mensagem pedindo para que os dois parassem de se ver e recebeu a seguinte resposta: “Você vai se lembrar de mim para sempre”.
De acordo como Daily Mail, Landy contou que percebeu uma mudança de comportamento no rapaz, que estava mais violento. Além disso, ela notou que começou a se sentir doente. Após receber a mensagem e notar que estava com alguns sintomas como aparecimento de  herpes e resfriados, ela decidiu fazer o exmae do HIV. “Minha ginecologista disse que não era necessário o exame, mas insisti. Contei sobre a mensagem e disse que estava desconfiada”, contou.
Após alguns dias, ela recebeu o exame e desocbriu que havia dado positivo. “Percebi que, entre as pessoas vivendo com HIV, sou uma das sortudas, pois sou jovem  e educada, com bom acesso à saúde”, disse ela, que descobriu a doença em 2011.Até que eu tivesse o diagnóstico, isso não era algo que eu realmente pensava... Imagino que outros jovens são assim, não é algo que achamos que nos afeta.Neste ano, a australiana participou de um documentário que será lançado no dia 19 de novembro e que mostra a rotina de pessoas infectadas pelo vírus do HIV.

Justiça determina bloqueio em conta do Estado para garantir medicamento a paciente

Decisão do desembargador Amaury Moura Sobrinho manteve sentença da 1ª Vara Cível de Caicó que, em razão do descumprimento de medida judicial, determinou o bloqueio imediato de R$ 1.889,58, na conta específica da Secretaria Estadual de Saúde ou, em alternativa, de outra conta do Estado do Rio Grande do Norte, a fim de que seja custeado o tratamento médico de um usuário do SUS. A decisão enfatiza que não há, nestes casos, violação do princípio da “separação de poderes”.
O desembargador destaca, ao citar a jurisprudência de tribunais superiores, que o Superior Tribunal de Justiça, por exemplo, já se manifestou no sentido de que, em caráter de excepcionalidade, em razão do descumprimento de decisão judicial que visa garantir o tratamento médico ou fornecimento de medicamentos indispensáveis à manutenção da saúde e da vida, pode o judiciário determinar medidas executivas, como o bloqueio de verbas públicas de valores em contas públicas para garantir tal custeio.

Polícia Civil e MP prendem mulher que gerenciava financeiro de facção criminosa

Uma ação conjunta executada por policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur) e Promotores de Justiça do Ministério Público do RN prendeu Mikarla Cordeiro da Silva, na manhã desta sexta-feira (26). Ela foi detida em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pela Vara de Nísia Floresta, por ser integrante de uma facção criminosa que atuava em crimes como o tráfico de drogas.

As investigações revelaram que Mikarla era responsável pela área financeira da organização, utilizando uma conta bancária de sua tituralidade para que os membros da facção depositassem suas contribuições mensais. A prisão de Mikarla é desdobramentos da operação Alcatraz, deflagrada em dezembro de 2014. 

DIVULGADA PORTARIA Nº 600 QUE REGULAMENTA EMENDAS PARLAMENTARES PARA RECURSO DE CUSTEIO

Foi publicada dia 10/06/15 portaria nº 600 que regulamenta a aplicação das emendas parlamentares que adicionarem recursos à Rede SUS no exercício de 2015,para incremento do Teto de Média e Alta Complexidade e do Piso de Atenção Básica, com base no disposto no art. 36, § 6º, da Lei nº 13.080, de 2 de janeiro de 2015, e dá outras providências. 

Anatel lança aplicativo para receber reclamações por tablets e celulares

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou hoje (26) o aplicativo Anatel Consumidor para tablets e celulares, que vai permitir o registro de reclamações e consultas sobre o andamento das solicitações feitas à agência. O objetivo da Anatel é aproximar o consumidor da agência e fortalecer sua autonomia na hora de reclamar dos serviços de telecomunicações.Segundo o presidente da Anatel, João Rezende, 67% das solicitações ainda são feitas pelo telefone, no call center, e 37% são pelo Fale Conosco na internet. “A ferramenta traz uma série de vantagens. Nossa intenção é substituir essas reclamações, feitas pelo canal tradicional [telefone], para a internet”, disse João, explicando que a Anatel também espera uma economia de custos com essa mudança.

Publicada Portaria que cria Fórum para acompanhar atualização do piso do magistério

O Ministério da Educação (MEC) publicou na quinta-feira, 25 de junho, a Portaria que cria o Fórum Permanente para acompanhar a atualização progressiva do valor do piso salarial para os profissionais do magistério público da educação básica. O Fórum tem como objetivo o fortalecimento do diálogo entre os dirigentes e os trabalhadores sobre a valorização dos profissionais em educação e os impactos financeiros causados pela forma de atualização do piso.
A construção dos debates ficou estabelecida na estratégia do Plano Nacional de Educação. Com a publicação da Portaria no Diário Oficial da União, também ficou definido que o Fórum será composto por doze membros e por suplentes. Entre os componentes já definidos, estão representantes do MEC, secretários de educação do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), secretários municipais de educação indicados pela União de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e representantes indicados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
Por reconhecer a importância  do tema e as dificuldades dos gestores municipais com o comprometimento da folha de pagamento do magistério, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) vai encaminhar ofício para Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino destacando a importância do Fórum e vai solicitar a inclusão de representantes da entidade.

Professoras do Paquistão se armam e aprendem a atirar após massacre

Quando militantes do Talibã atacaram uma escola em Peshawar, no Paquistão, e mataram 150 crianças e professores, foi difícil retomar a rotina. A professora Shabnam Tabinda e seus colegas da escola resolveram mudar isso e se proteger - decidiram treinar como atirar em terroristas.As autoridades governamentais da fronteira noroeste do Paquistão deram autorização para que os professores portassem armas de fogo escondidas como resposta ao ataque sofrido em 16 de dezembro, um dos piores da história do Paquistão. Muitos educadores consideram imprudência armar professores e não aceitam a ideia.
Mas, professores como Shabnam Tabinda, de 37 anos, pensam que ir trabalhar desarmados não é mais uma opção. Ela e outras dez professoras do Colégio da Fronteira para Mulheres têm orgulho da recém-descoberta pontaria com revólveres, e entendem que isso seja uma forma de proteger os estudantes, que têm idades entre 16 e 21 anos.Quando perguntada se sentiria confiante em matar um terrorista em sua escola, Tabinda foi enfática em sua resposta: “Sim. Se matam inocentes, com a permissão de Deus, eu vou matá-los”.