sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Papa visita moradores de rua no novo dormitório próximo ao Vaticano

Ao final dos trabalhos do Sínodo de quinta-feira (15/10), por volta das 19h, o Papa Francisco visitou os moradores de rua no novo dormitório inaugurado nos dias passados pela Esmolaria Apostólica. O dormitório fica na “via dei Penitenzieri”, perto das colunatas de Bernini, colocado à disposição pela Cúria Geral da Companhia de Jesus.O Papa foi acolhido pelo esmoleiro, Dom Konrad Krajewski, pelo Prepósito-Geral dos jesuítas, Padre Adolfo Nicolás, e por três freiras que desempenham seu serviço junto aos voluntários. Os 30 hóspedes do dormitório acolheram com alegria o Papa, que os saudou afetuosamente um por um. O Pontífice quis conhecer pessoalmente a estrutura do novo dormitório, e sua visita durou pouco menos de meia-hora.O dormitório, que recebeu o nome de “Dom de Misericórdia”, se encontra nas proximidades do Hospital Santo Espírito e foi aberto em 7 de outubro, na  memória litúrgica da Bem-aventurada Maria Virgem do Rosário. A comunidade dos jesuítas quis responder prontamente ao apelo do Pontífice, de destinar estruturas próprias a pessoas em dificuldade.O local pode acolher até 34 homens durante a noite, por 30 dias, e é administrado pelas Irmãs de Madre Teresa de Calcutá. Eles poderão usufruir também do jantar oferecido na Casa “Dom de Maria”, administrada sempre pelas irmãs de Madre Teresa, que oferece 50 leitos para mulheres.Todos os trabalhos são financiados pela Esmolaria Apostólica, isto é, através das ofertas que provêm da distribuição das pergaminhos com a Bênção do Papa e da generosidade dos fiéis.

Microsoft demite metade dos funcionários e fecha fábrica no Brasil

Uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, a Microsoft, anunciou nesta quarta-feira (14) que vendeu a sua fábrica no polo indústrial de Manaus, no Amazonas. Com isso, parte dos seus funcionários — mais especificamente 1,2 mil — serão dispensados. A quantidade geral de colaboradores da empresa em solo brasileiro é de 2,4 mil. Ou seja, metade dos empregados da empresa norte-americana sofrerão com a mudança. Porém, eles não ficarão sem trabalho.empresa garantiu que todos eles serão repassados para a Flextronics — que adquiriu a fábrica da Microsoft. A fábrica já pertenceu à filandesa Nokia, mas com a venda para a Microsoft em 2014 passou a ser administrada pela empresa norte-americana. A produção do console Xbox continuará a ser feita em Manaus, através da própria Flextronics.Com a mudança, o Instituto Nokia de Tecnologia (INdT) e a Fundação Nokia devem buscar novas fontes de financiamento. Porém, a Microsoft informou que os alunos já matriculados devem finalizar os seus cursos sem nenhum tipo de prejuízo.Confira abaixo a nota oficial divulgada pela Microsoft:

Ronda é fotografada pela primeira vez em público ao lado de novo namorado

Ronda Rousey; Travis Browne; UFC

Ronda Rousey assumiu no início da semana que está conhecendo melhor o peso-pesado do UFC, Travis Browne.- Eu não costumo falar muito da minha vida pessoal, e por isso que ela se chama "vida pessoal". Mas é verdade que Travis e eu estamos nos relacionando. Estou gostando muito de estar junto dele, e nós dois estamos nos conhecendo melhor. Isso é tudo que vou falar sobre esse assunto - disse a campeã peso-galo do UFC na ocasião

Por piedade, árbitro interrompe jogo sub-14 com o placar em 31 a 0 e é suspenso

Um árbitro qualquer

Uma decisão do coração, como escreveu o site de Bologna Il Resto Del Carlino. Em menos de uma hora de bola rolando, o time sub-14 do Persiceto 85 estava vencendo o Ponte Ronca por 31 a 0, diante dos amigos e dos familiares dos jovens adolescentes da equipe da casa. O árbitro de apenas 20 anos, e cujo nome não foi divulgado pela imprensa,consultou os técnicos dos dois times e tomou uma ação misericordiosa: encerrou o jogo antes dos 90 minutos.Acho que foi uma decisão sensata. Não havia mesmo necessidade de fazer os garotos passarem por mais humilhação. Mas a entidade responsável pela arbitragem da província de Bologna não concorda comigo. Por motivos “didáticos”, o árbitro em questão foi suspenso.
“O bom senso tem que ser usado para analisar a situação, mas sempre seguindo o regulamento. É necessário saber tomar a decisão certa mesmo quando o seu coração sugere o contrário”, afirma Antonio Aureliano, o chefe de arbitragem da região. “Entendemos a decisão dele, mas as regras têm que ser seguidas. A suspensão não é uma punição, mas um estímulo para que ele melhore no futuro. É uma pausa para refletir que será útil para que ele cresça”.Essa já foi uma decisão controversa, porque o árbitro provavelmente não planejava fazer disso um hábito, mas essa é ainda pior: o placar de 31 a 0 foi cancelado, e o Ponte Ronca terá que enfrentar o Persiceto 85 novamente, desde o começo, porque aparentemente há vários legalistas comandando o futebol das categorias de base de Bologna.

Ufersa oferece 64 vagas para cursos de pós-graduação

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido no Rio Grande do Norte, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), abre inscrições para os processos seletivos de alunos para o preenchimento de 64 vagas para cursos de pós-graduação da instituição. As inscrições acontecem entre outubro e novembro, dependendo do curso. Os editais estão disponíveis no site da Ufersa.

No RN, Escola Agrícola de Jundiaí abre inscrições para cursos técnicos

A Escola Agrícola de Jundiaí, Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), oferece 240 vagas para cursos técnicos no estado. As inscrições terminam na segunda-feira (19) e as provas serão aplicadas no dia 15 de novembro. A taxa de inscrição custa R$ 30.Para se inscrever, os candidatos devem acessar o site da Comperve, preencher o formulário de inscrição de acordo com as instruções constantes no site, imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 20 de outubro, no local indicado na GRU. Cada candidato terá direito apenas a uma inscrição.Os cursos ofertados são: Agroindústria, Agropecuária, Aquicultura e Informática. Os cursos técnicos subsequentes (Agropecuária, Agroindústria e Aquicultura) terão duração de um ano e meio a dois anos, e os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (Agropecuária, Agroindústria, Aquicultura e Informática) terão duração de três anos.

PRB afasta presidente do partido no RN por suspeita de fraude

A executiva nacional do Partido Republicano Brasileiro (PRB) emitiu nota, nesta sexta-feira (16), prestando esclarecimentos sobre o afastamento de Abraão Lincoln do cargo de presidente da Comissão Provisória do partido no Rio Grande do Norte. Abraão Lincoln, que é presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA), está sendo investigado pela Polícia Federal por participação em um esquema de venda ilegal de permissões para pesca industrial.De acordo com a nota, o partido decidiu pelo afastamento imediato de Abraão até que todos os fatos sejam devidamente esclarecidos. "Diante das graves acusações, o PRB não poderia ter tomado outra atitude que não fosse a de optar pelo afastamento imediato do referido filiado", diz a nota.'Enredados'A 'operação Enredados' foi deflagrada pela PF, com apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), nesta quinta-feira (15) em 12 cidades brasileiras e cumpriu 19 mandados de prisão preventiva, 61 de busca e apreensão e 26 de condução coercitiva. Cerca de 400 policiais federais e 20 servidores do Ibama participaram das ações. De acordo com a PF, a operação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa que atuava junto ao Ibama e ao Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).A investigação identificou casos ilícitos, desde a pesca ilegal, passando por fraudes em documentação para inserir no mercado o pescado sem origem, até a identificação de organização criminosa com ramificações no Ministério da Pesca e no Ibama, causando prejuízos ambientais.Ao longo da investigação, mais de 240 toneladas de pescado capturado de forma ilegal foram apreendidas em abordagens da PF em diversos pontos da costa brasileira.

Padre e coroinha faziam sexo em motéis



O padre Jocerlei José Tavares, 44 anos, e a coroinha de 16 anos, que está grávida dele, se encontravam desde o fim de novembro em motéis de Campo Grande, segundo investigações da Polícia Civil. O líder religioso foi afastado das funções pela Arquidiocese de Campo Grande.Na época do afastamento, a reportagem entrou em contato com o padre. Por mensagem de texto, ele não quis comentar o caso e pediu para a reportagem falar com a Arquidiocese. Nesta sexta-feira, a equipe voltou a fazer contato com Jocerlei, mas ele não atendeu às ligações e não respondeu às mensagens.A delegada Daniella Kades, adjunta da Delegacia Especializada de Atendimento à Criança e ao Adolescente (DEPCA) disse , nesta sexta-feira (16), que os encontros sexuais eram durante a tarde, período em que a adolescente falava para a família que estava na igreja. O padre buscava a garota com o carro da igreja e os dois seguiam para o motel.“A menor falou que o relacionamento amoroso com o padre foi de consentimento de ambos, ela consentiu com todas as relações que eles tiveram, que foram cerca de quatro vezes, que os encontros ocorreram sempre no período vespertino e se deram em motéis. Agora os fatos também foram confirmados pelo padre em depoimento”, explicou a delegada.Em depoimento à polícia, o padre confessou o sexo e também disse que a relação tinha o consentimento das duas partes, por isso, não há crime até o momento, segundo a delegada, já que a garota tem mais de 14 anos e negou ter sido forçada a se encontrar com o padre.

Lançado edital para selecionar médios e grandes produtores no Programa do Leite

O Governo do Estado, através da Emater-RN, lançou o Edital 002/2015, que trata da chamada pública para seleção de médios e grandes produtores que tenham interesse em fornecer leite para o Programa Leite Potiguar, a partir de janeiro de 2016. As inscrições começam na próxima segunda-feira, 19 de outubro e continuam até 6 de novembro. A assinatura do Termo de Compromisso de Compra e Venda está prevista para a partir do dia 7 de dezembro.
Poderão participar do credenciamento os produtores rurais de leite do Rio Grande do Norte.  Os interessados deverão se dirigir aos escritórios locais ou regionais da Emater e apresentar ou preencher os documentos específicos.
No caso do produtor, ele deve portar o cadastro atualizado de vacinação do rebanho junto ao Idiarn, cópia do RG e CPF e Proposta de Comercialização.
Quando os cadastros forem realizados por intermédio das cooperativas e associações dos produtores rurais elas devem apresentar também a cópia de Inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ); cópia da ata de posse da direção da organização; e solicitação de inscrição de produtores rurais cooperados ou sócios.
AGRICULTORES FAMILIARES – Também foi publicada no Diário Oficial a prorrogação para o cadastramento dos agricultores familiares interessados em fornecer para o Programa Leite Potiguar. O prazo final, agora, passa a ser o dia 6 de novembro. Também foi reduzido o quantitativo de leite diário a ser fornecido obrigatoriamente pelos agricultores familiares – de 20 litros para 10 litros de leite bovino e cinco litros de leite caprino.
O Edital 001/2015, que trata da seleção dos agricultores familiares para fornecerem leite para o programa, foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 2 de outubro. Segundo o decreto assinado pelo governador Robinson Faria em agosto passado, pelo menos 50% do leite deve ser provenientes da agricultura familiar. O restante, suprido pelos médios e grandes produtores de leite.

Programa Eleitor do Futuro chega a Nísia Floresta

PROGRAMA ELEITOR DO FUTURO CHEGA A NÍSIA FLORESTA

Dando continuidade às ações do Programa Eleitor do Futuro, a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral, através da Escola Judiciária Eleitoral – EJE, inicia um ciclo de palestras e ações socioeducativas nas escolas municipais de Nísia Floresta/RN a partir desta sexta-feira (16) até o dia 26 do corrente. O Ciclo inicia-se com a palestra de conscientização para futuros eleitores, ministrada pelo servidor Solon Rodrigues para mais de 300 alunos na escola municipal Yayá Paiva.

Por dentro da Justiça Eleitoral destaca novo prazo para filiação partidária

Rádio TSE

A edição desta semana do programa de rádio Por dentro da Justiça Eleitoral, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), traz a primeira de uma série de reportagens sobre a reforma eleitoral de 2015. Agora, o candidato que quiser concorrer deverá estar com a filiação partidária deferida pela legenda no mínimo seis meses antes da data da eleição.
No giro pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), o programa destaca uma decisão do TRE de Alagoas que suspendeu o repasse do Fundo Partidário do PMDB regional e determinou que o candidato do partido devolva 60 mil reais ao Tesouro Nacional. No Rio de Janeiro, o TRE declarou inelegíveis dois bispos da igreja Universal do Reino de Deus por fazer campanha dentro do templo.
Sobre o programa
Produzido semanalmente pelo Núcleo de Rádio do Tribunal Superior Eleitoral, o programa é dividido em três blocos e tem duração de cerca de 10 minutos. No primeiro bloco, os repórteres do TSE levam ao eleitor as principais decisões e serviços de relevância. Já o segundo bloco conta com a participação dos TREs em todo o país, trazendo informações locais.Os eleitores podem colaborar com dúvidas e sugestões. Para isso, basta enviar um e-mail pararadio.tse@tse.jus.br.O programa Por dentro da Justiça Eleitoral é transmitido pela Rádio Justiça (104,7 FM) todas as sextas-feiras, a partir das 18h50.

Suíça envia ao Brasil documentos que comprovam que conta seria de Cunha

O Ministério Público da Suíça enviou à Procuradoria Geral da República (PGR) uma série de documentos que comprovariam que é do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a titularidade de conta naquele país, entre eles a cópia do passaporte de Cunha e da assinatura do deputado em cadastro do banco. A informação foi veiculada em matéria do Jornal Hoje, da Rede Globo.De acordo com a matéria, na documentação estão ainda reprodução do visto de entrada nos Estados Unidos de Cunha, além de dados pessoais como nome completo, data de nascimento e endereço em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca.Em um dos cadastros, a correspondência da conta atribuída a Cunha é enviada a endereço nos Estados Unidos porque o cliente teria informado ao banco que vive em país em que não há serviço postal seguro.Em outro cadastro, Cunha teria informado que deseja trabalhar na Suíça

Preso é morto no Pavilhão 4 de Alcaçuz

Mais um caso de morte em unidades prisionais do Rio Grande do Norte foi registrado. Na manhã desta sexta-feira (16), um detento foi encontrado morto no Pavilhão 4 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, mais precisamente na cela 7.De acordo com informações repassadas , o detento morto foi identificado como Clésio Barbosa de Souza. Ele foi encontrado enforcado, assim como os outros detentos mortos nas últimas semanas no Sistema Penitenciário.A morte pode ser mais uma relacionada a guerra entre facções que nos últimos meses vem provocando rebeliões, mortes e quebra-quebra em cadeias de todo o Rio Grande do Norte.
Revista
Nesta quinta-feira (15), os agentes penitenciários tinham realizado uma revista no Pavilhão 4 de Alcaçuz e encontraram várias grades quebradas, bem como buracos em paredes.

Substituir copos plásticos por de vidros gera economia e sustentabilidade

Divulgação
Ações que buscam reduzir a geração de lixo e proteger o Meio Ambiente (MA) tem sido adotadas por pasta do governo federal e podem ser adaptadas nos Municípios, obedecendo a realidade local. Uma das iniciativas do Ministério do Meio Ambiente foi substituir os copos plásticos por copos de vidross. Comuns nos órgãos públicos e privados, os copos descartáveis podem causar riscos de médio e longo prazo a atmosfera. De acordo com o MA, a iniciativa faz parte do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), que acaba de ser oficialmente criado para execução interna. Em um ano, um milhão de copos de plástico deixaram de ser comprados e a próxima etapa envolve a redução do consumo anual de 2 milhões de folhas de papel. O objetivo do órgão é reduzir também os gastos com papel e, posteriormente, reduzir as compras de itens como canetas, clips, marcadores e capas de processos. Em breve, os processos burocráticos deixarão de ser confeccionados em papel e deverão ser acessados por meio da internet, o que torna os procedimentos mais ágeis e transparentes. As mudanças se tornaram obrigatórias a partir da criação do plano, pela Portaria 315 do Ministério

Contrabando de temas em Medidas Provisórias é inconstitucional, decide STF

Agência Brasil
A inclusão de emendas que não têm relação com o assunto original de Medidas Provisórias (MPs) foi considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Após votação nesta quinta-feira, 15 de outubro, a Corte disse que a decisão não vai impactar nas MPs antigas. Portanto, a regra vale a partir de agora.Na ocasião, os ministros do STF julgaram a validade da MP 472/2009, após questionamento da Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL). Essa matéria extinguiu a profissão de técnico em contabilidade, mas também tratava de vários assuntos, como o programa Minha Casa, Minha Vida. Neste caso, a MP não foi anulada, pois a decisão da Corte veio depois da aprovação dela.Para a ministra relatora, Rosa Weber, as emendas de parlamentares são válidas somente para restringir, adequar ou adaptar assuntos referentes do tema principal da MP. No entendimento dela, elas não podem desconfigurar o texto original.

Unicef lança campanha mundial contra subnutrição infantil

16102015_nutriao_GovAl
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançou, em Madri, a campanha Agora Não Podemos Parar, destinada a combater a subnutrição infantil, responsável pela morte diária de 8 mil crianças no mundo. No Dia Mundial da Alimentação, comemorado nesta sexta-feira, 16 de outubro, o Unicef informou que a ideia é melhorar as condições de vida das crianças mais vulneráveis.
 Em nota, o Comitê Espanhol do fundo destaca que a subnutrição aguda é "grave" e que continua a pôr em perigo mais de 17 milhões de crianças sendo responsável por mais da metade das mortes na faixa etária até 5 anos."A subnutrição infantil tem efeitos devastadores na infância", disse o presidente do Comitê Espanhol, Carmelo Angulo, que pediu a união da sociedade na luta contra essa "tragédia crônica".
 Campanha
A campanha de combate à subnutrição tem foco sobretudo na prevenção, por meio de ações de conscientização e da oferta, entre outros produtos, de suplementos alimentares, tratamentos terapêuticos e leite a hospitais e centros de saúde. A campanha prevê ainda maior trabalho das organizações da sociedade civil com comunidades locais sobre hábitos alimentares e promoção do leite materno.O Unicef lembrou que campanhas anteriores sobre o mesmo tema, em colaboração com governos e organizações da sociedade civil, permitiram, de 2000 e 2013, diminuir a subnutrição crônica no mundo de 33% para 25%.

Código de proteção dos usuários de serviços públicos é aprovado na Câmara

05082013_Congresso_RodolfoStuckert_AgCamara
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira, 15 de outubro, a criação de um código de proteção e defesa do usuário dos serviços públicos da União, Estados e Municípios. Entre outros pontos, a proposta disciplina prazos e condições para abertura de processo administrativo para apurar danos causados por agentes públicos.As regras são válidas para os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), além de Ministério Público, Advocacia Pública e também para as concessionárias e outras empresas autorizadas a prestar serviços em nome do governo por delegação.O texto aprovado é uma emenda global apresentada ao Projeto de Lei original (PL) 6953/02, de autoria do Senado, e 14 apensados. O texto é uma resposta às reivindicações das ruas em junho de 2013 por melhores serviços públicos. Como a matéria foi alterada na Câmara, o texto retorna ao Senado para análise.

Câmara aprova Programa de Combate ao Bullying

16102015_Bullying_MEC
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira, 15 de outubro, proposta que cria o Programa de Combate à Intimidação Sistemática, com o objetivo de prevenir e combater a prática de bullying em todo o território nacional. O texto define intimidação sistemática (bullying) como todo ato de violência, física ou psicológica, intencional e repetitiva, que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia.A redação aprovada, que vai à sanção presidencial, determina que estabelecimentos de ensino, clubes e agremiações recreativas criem medidas de conscientização, prevenção e combate à violência e à intimidação sistemática (bullying).
 A proposta, no entanto, não prevê punição aos agressores, mas sim privilegia mecanismos e instrumentos alternativos que promovam a efetiva responsabilização e a mudança de comportamento hostil. Além disso, prevê a adoção de medidas para evitar e combater esta atitude praticada por alunos, professores e outros profissionais integrantes de escola e de comunidade escolar.
 

RN Sustentável apresenta projetos de construção e reforma de hospitais

O secretário de estado da Saúde, Ricardo Lagreca, recebeu na tarde desta quinta-feira(15) representantes do consórcio Vasserman e da gerência da Unidade Executora Setorial do Projeto RN Sustentável para apresentação dos projetos arquitetônicos de construção do Hospital Materno Infantil de Mossoró, do Laboratório de Anatomopatologia do RN e dos Bancos de Leite de Mossoró e Pau dos Ferros), além da reforma de sete hospitais de urgência e emergência da rede estadual. Os sete hospitais que serão beneficiados são os de São Paulo do Potengi, Caicó, Pau dos Ferros, Assu, Santo Antônio, João Câmara e São José de Mipibu. Os projetos arquitetônicos deverão ser finalizados até janeiro de 2016, iniciando logo  após a licitação para contratação da construtora. Já as obras do Hospital Materno Infantil de Mossoró têm previsão de conclusão em 2018; as demais, o prazo de conclusão é para o final de 2017. Os recursos, provenientes do Banco Mundial, destinados ao Projeto RN Sustentável para a saúde são da ordem de 2 milhões de dólares. O secretário Ricardo Lagreca elogiou os projetos apresentados pelo Consórcio, enfatizando que foram construídos em consonância com os gestores das unidades e de forma a sedimentar o projeto de Regionalização da saúde no Estado. Nesta sexta-feira (16), os diretores das unidades contempladas conhecerão os projetos em reunião a ser realizada na Sesap. Segundo a gerente da UES do Projeto RN Sustentável na Saúde, Ana Petta, “a proposta da empresa contratada é extremamente inovadora e teve o aval da equipe da Sesap para que seja implementada nesses hospitais inicialmente, sendo em seguida expandida como modelo de resolutividade e otimização de recursos humanos e insumos na Saúde Pública para todos os hospitais que compõem a rede Sesap, sempre enfatizando o perfil de cada unidade. O resultado será a prestação de um serviço de maior qualidade para a população”.

Justiça e Escola realiza ação formativa em Serra de São Bento

O programa Justiça & Escola, do Núcleo de Ações e Programas Socioambientais do TJRN (NAPS) chega a Serra de São Bento, município a 137 quilômetros de Natal, para a capacitação de 120 professores e educadores da rede municipal. As atividades começaram ontem (15) e prosseguem nesta sexta-feira (16). O programa, promovido pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte em parceria com as Secretarias de Educação do Estado e dos municípios, busca aproximar o Judiciário da comunidade por meio da metodologia do ‘caráter conta’.Segundo a desembargadora Zeneide Bezerra, coordenadora geral do Núcleo, a ação formativa é realizada com os professores para que estes possam ser multiplicadores dos valores que são trabalhados nas oficinas e posteriormente, em sala de aula com os alunos. A proposta é prevenir conflitos no ambiente escolar e informar os educadores, alunos e pais sobre os direitos e deveres de todos, mostrando como exercê-los. Para isso, o programa trabalha os seis pilares do caráter: cidadania, responsabilidade, respeito, sinceridade, senso de justiça e zelo.Esta é a terceira edição do programa em 2015 e a 25ª desde 2007, quando ele foi iniciado. O Justiça e Escola encerra as ações formativas esse ano em Serra de São Bento, mas já tem programação para o ano que vem. O programa deve visitar Campo Grande em março de 2016 dando continuidade ao processo que já formou mais de cinco mil educadores.

MPRN reúne órgãos públicos para tratar descarte da água usada em piscinas

O Ministério Público do Rio Grande do Norte se reuniu nesta sexta-feira (19) com representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi) e Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal (Arsban) em audiência para tratar da questão do destino adequado das águas de piscinas na cidade do Natal.
Muitos condomínios, clubes, hotéis e residências estão descartando na rua as águas das limpezas e manutenção de suas piscinas. Segundo a promotora Gilka da Mata, o procedimento é incorreto. Ela argumenta que o descarte não pode ser diretamente no sistema de drenagem.Por sua vez, o sistema de esgotamento sanitário não suporta a pressão do descarte. Desta forma, foram analisadas duas outras alternativas: desclorar e instalar equipamento de diminuição de pressão para mandar para o sistema de esgotamento ou utilizar sumidouros para desclorar e lançar no solo.
Representantes da Semurb, Caern e Arsban vão realizar durante 30 dias análises das condições físico-químicas de várias piscinas existentes na cidade para a avaliação da melhor proposta de adequação.

TCE inicia levantamento para mapear obras inacabadas no Estado

O Tribunal de Contas do Estado iniciou, nesta sexta-feira (16), um levantamento para mapear as obras paralisadas e inacabadas em municípios do Rio Grande do Norte com população acima de 20 mil habitantes.  Ao todo, o levantamento irá se debruçar sobre os dados de 28 municípios, incluindo também obras de responsabilidade do Governo do Estado e federais.O trabalho começou com a realização de reunião técnica envolvendo representantes das prefeituras e de órgãos da administração direta e indireta do Estado, na sede do TCE, momento no qual foi apresentada a metodologia do mapeamento. O encontro foi realizado pela Inspetoria de Controle Externo em pareceria com a Escola de Contas. “Trata-se de obras com impacto nas áreas econômica e social e que repercutem na sociedade de forma significativa, com prejuízos em serviços como educação, saúde, lazer e cultura e outros”, enfatizou o secretário de Controle Externo do TCE/RN , Anderson  Brito.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

CAMPESTRE: SECRETARIA DE OBRAS PRESTA CONTAS COM A POPULAÇÃO


Uma das Secretarias em destaque no momento, vem por Intermédio deste Blog informar as ações feitas nos últimos 10 dias em Prol do Município.

“A população da rua da paraíba está parabenizando o empenho e as ações desenvolvidas no Bairro”. Disse Damião Claudino, Josilene Domingos, Manezinho da Paraíba, Maria de Fátima e demais moradores do Bairro.

AÇÕES DESENVOLVIDAS;

  • Limpeza e manutenção da Av. Getúlio Vargas
  • Limpeza e manutenção da José Bezerra
  • Limpeza e manutenção da Praça da Bíblia
  • Limpeza e manutenção da Galeria Getúlio Vargas
  • Limpeza e manutenção de Bueiros nas ruas; Getúlio Vargas, Georgino Avelino, Manoel Cardoso, São José.
  • Limpeza e Manutenção do Conjunto dos Bancários
  • Manutenção Elétrica do Hospital Maria Vicência
  • Revisão em todos os Ônibus Escolares do Município
  • Atendimento à População Carente(mudanças residenciais)
  • Mutirão de Limpeza no Feriado(dia da Criança e Padroeira do Brasil)
  • Manutenção na rede elétrica de todos os canteiros da rua da Paraíba
  • Participação Direta na Instalação Poço tubular da Comunidade da Pedra Lisa
  • Organização do FNE Itinerante (Banco do Nordeste)













CAMPESTRE: PREFEITA SIONE PARABENIZA A TODOS OS PROFESSORES


“Quero deixar o registro no Blog Campestre Manchete de felicitações em homenagem a todos professores, em especial os do município. Fica aqui o nosso reconhecimento e gratidão aqueles que realmente vestem a camisa de educador e vestem a camisa do desenvolvimento do nosso município utilizando do seus conhecimentos para enriquecer o âmbito educacional o nosso povo”.

PARABÉNS PROFESSORES, QUE DEUS ABENÇOE CADA UM. ABRAÇOS!!!!!!!!!

SIONE OLIVEIRA.


MENSAGEM EXTRAÍDA DO GRUPO WHATSSAP (CAMPESTRE MANCHETE)

CAMPESTRE: CONVITE


Emparn lança projeto que estimulará uso da palma forrageira por produtores

Palma_de_forrageiraNesta quinta-feira, 15, dentro da programação da Festa do Boi, será lançado oficialmente o projeto ‘Palma para o RN’. A implantação desse projeto tem o objetivo de fornecer aos produtores familiares potiguares mudas de variedades da forragem tolerantes à praga cochonilha do carmim.
O total do investimento do convênio é da ordem de R$ 2 milhões financiados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA/SAF.

TSE mantém multa contra Google Brasil por propaganda irregular

Sessão extraordinária do TSE

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou por unanimidade, na sessão desta quinta-feira (15), recurso da Google Brasil Internet Ltda. Com isso, manteve a sanção de R$ 715 mil contra a empresa pela prática de propaganda eleitoral irregular no YouTube nas eleições de 2012. A penalidade foi estabelecida pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).A empresa foi intimada da sentença em 24 de setembro de 2012. Porém, só cumpriu a ordem judicial que determinou a retirada do vídeo irregular do YouTube em 4 de dezembro de 2012. Em razão do atraso para cumprir a decisão, além da multa original de R$ 15 mil, houve um acréscimo de R$ 700 mil ao valor cobrado.O relator do recurso, ministro Henrique Neves, informou que, “neste caso, a multa foi estipulada em R$ 10 mil por dia e o Google levou 70 dias para cumprir a ordem judicial. Então, a multa fica alta por conta da desídia da empresa”.

Estado terá que repassar recursos do Transporte Escolar Rural

O Pleno do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte deu provimento ao Mandado de Segurança com Liminar nº 2015.006368-2, para determinar que a Secretaria da Educação e da Cultura do Estado providencie, de imediato, o repasse, ao Município de Jaçanã, dos recursos referentes ao Programa Estadual de Transporte Escolar Rural do RN, sem a exigência de apresentação das certidões negativas de débitos do INSS.

Inmetro proíbe customização de chupetas e mamadeiras

As características originais do produto não poderão ser alteradas (Foto: Divulgação/Ipem)

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) proibiu a confecção, importação, distribuição e a comercialização de chupetas, mamadeiras e bicos customizados. Não poderão ser alteradas as características originais do produto certificado com a fixação de partes pequenas como cristais, pérolas, miçangas e adereços em geral.Também está proibida a pintura de elementos decorativos e alteração da cor do produto. Os fornecedores responsáveis deverão recolher os itens customizados do mercado.A portaria foi publicada no Diário Oficial da União e entra em vigor nesta quinta-feira (15) em todo o país.Segundo o Inmetro, os processos de customização podem comprometer a segurança dos usuários, expondo-os a potenciais riscos de asfixia pela aspiração ou ingestão de partes pequenas adicionadas aos produtos.Toda chupeta, mamadeira e bico de mamadeira comercializados no país devem atender aos requisitos mínimos de segurança definidos em regulamentação técnica. A dificuldade de antever todos os possíveis riscos decorrentes de inovações tecnológicas e alterações na forma de comercialização levou o órgão a proibir a fabricação dos produtos com essas partes pequenas.
Para a edição da portaria, em maio, o Inmetro abriu consulta pública e colheu relatos e contribuições sobre o uso desses produtos. Segundo o instituto, os estabelecimentos (lojas físicas e virtuais) onde forem encontradas irregularidades estarão sujeitos às penalidades previstas na lei, com multas que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão.

Agentes apreendem celulares, carregadores e drogas no presídio da zona Norte

 Uma grande revista foi feita por agentes penitenciários, no Presídio Provisório Raimundo Nonato Fernandes, na zona Norte de Natal. Eles encontraram dezenas de celulares, carregadores, barras de ferro e também vários sacos contendo drogas, como maconha.A revista foi realizada pelos agentes da unidade e por agentes do Grupo de Operações Especiais (GOE), no Pavilhão B do presídio, que também é chamado de Cadeia Pública de Natal.Desde esta quarta-feira (14), os ânimos estão exaltados em unidades prisionais da grande Natal, tendo sido registrados motins no Centro de Detenção Provisória e também no CDP Potengi, na zona Norte. Presos chegaram a ficar feridos

Caixa lidera ranking de reclamações de clientes pelo terceiro mês seguido

Caixa disse que avalia todas as reclamações, sejam procedentes ou não (Foto: Alberto Leandro/PortalNoar)

A Caixa Econômica Federal lidera, pelo terceiro mês seguido, o ranking de reclamações de clientes bancários. Em setembro, o Banco Central (BC) recebeu 842 reclamações contra a instituição consideradas procedentes.Segundo o BC, a maioria das queixas contra a Caixa são de irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços de cartões de crédito.Para fazer o ranking, as reclamações são divididas pelo número de clientes da instituição financeira que originou a demanda e multiplicadas por 1 milhão. Assim, é gerado o índice, que representa o número de reclamações de cada instituição financeira para cada grupo de 1 milhão de clientes.No caso da Caixa, o índice ficou em 10,88. Em seguida, vem o Bradesco, com índice em 9,28. Em terceiro lugar ficou o Itaú, com 7,69. No ranking estão as instituições financeiras com mais de 2 milhões de clientes.
A maioria das reclamações registradas em setembro foi relacionada à restrição de portabilidade de operações de crédito consignado, com 435 casos considerados procedentes. Em seguida estão as irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, ao sigilo ou à legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito (411 casos). Em terceiro lugar ficaram as queixas relativas a débito em conta de depósito não autorizado pelo cliente, com 293 situações.Em nota, a Caixa disse que avalia todas as reclamações registradas no Banco Central, procedentes ou não, assim como as demandas dos clientes nos canais do banco, como Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e Ouvidoria. “A redução das reclamações e o aumento da solução nos canais externos e internos são prioridades do banco”. O banco diz ainda que “constantemente adota medidas para aprimorar o atendimento, produtos e serviços, para garantir a satisfação dos clientes”, acrescentou.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Santos pede à Fifa que tire Neymar dos gramados por seis meses

Neymar gol Barcelona x Real Sociedad
O Santos tenta tirar Neymar dos gramados por seis meses. O presidente do clube, Modesto Roma, chegou a chorar em pronunciamento no fim de maio ao falar do processo contra Neymar na Fifa. Afirmou não estar "demandando contra o ídolo", mas "em prol do clube". Porém, na inicial da ação impetrada pelo Santos está o pedido de seis meses de suspensão de qualquer partida oficial para o jogador criado na Vila Belmiro. O pedido está em um dos itens do documento, onde o Santos acusa Neymar de infringir o artigo 62 do Código Disciplinar da Fifa, que trata de corrupção. O documento fala em "má fé" de Neymar e cita também violações ao Regulamento de Status e Transferência de Jogadores da Fifa (RSTP, na sigla em inglês). O Santos cobra um valor aproximado de 55 milhões de euros.Diz o texto da inicial: "Portanto, Neymar Jr. violou os artigos 17(3), 17(5) do RSTP e o artigo 62 do Código Disciplinar. Tendo em vista a má fé de Neymar Jr. e todas as outras circunstâncias agravantes, incluindo a violação múltipla dos estatutos da Fifa e regulamentos durante o período protegido, o jogador precisa ser sancionado com uma restrição de seis meses para atuar em qualquer partida oficial de acordo com o artigo 17(3) do RSTP. Além disso, de acordo com artigo 62(4) do Código Disciplinar da Fifa, o jogaador deverá estar sujeito ao confisco de todos os valores - direta ou indiretamente - recebidos como parte da transferência de seus direitos econômicos e federativos".Fifa exclui pai de Neymar e sua empresa de ação
Além do pedido de punição a Neymar, o Santos já teve um revés. O clube processou, além do jogador, o Barcelona, o pai de Neymar (Neymar da Silva Santos), e a sua empresa, Neymar Sport e Marketing. A Fifa, contudo, considerou não ter jurisdição para seguir com o procedimento em relação ao pai do jogador e sua empresa, excluindo ambos. O processo agora, portanto, se resume somente a Neymar e Barcelona

Inscrições para carregar a tocha olímpica terminam nesta quinta-feira

Quem tem interesse em participar do revezamento da tocha olímpica dos jogos Rio 2016 tem que correr. O prazo para a indicação vai até a próxima quinta-feira (15). A indicação deverá ser acompanhada de um texto sobre o concorrente, além de uma foto ou um vídeo. As histórias serão avaliadas por uma comissão formada pelo patrocinador oficial e pelo Comitê Rio-2016. Os escolhidos a conduzirem a tocha serão anunciados em fevereiro do próximo ano. A indicação ocorrerá por meio do site www.bradesco.com.br/tocha.
Natal e Mossoró estão entre as 82 cidades que servirão de hospedagem para a tocha pernoitar. Também estão no roteiro da chama das Olimpíadas os municípios potiguares de Assú, Angicos, Lajes, Parnamirim e São José de Mipibu. No total, a tocha irá passar por mais de 300 municípios brasileiros. A pira olímpica será carregada por 12 mil pessoas, entre comuns, autoridades e atletas que a conduzirão.

Morre aos 77 anos o ator Luiz Carlos Miele

ator, produtor cultural e diretor Luiz Carlos Miele, de 77 anos, morreu hoje (14) no Rio de Janeiro. Ele estava em sua casa, na Gávea, zona sul.O corpo foi encontrado pelos bombeiros, acionados esta manhã para atender a uma ocorrência de mal súbito, no local. A família ainda não definiu onde ocorrerão o velório e o enterro.Natural de São Paulo, Luiz Carlos Miele foi locutor das rádios Nacional do Rio de Janeiro, Excelsior e Tupi, na década de 1950, antes de seguir carreira na televisão. Produziu uma série de programas e dirigiu artistas famosos por décadas.No início da carreira, trabalhou ao lado do amigo Ronaldo Bôscoli, com quem organizou o showde bossa nova no Beco das Garrafas, que revelou o ritmo musical. Juntos também produziram o programa O Fino da Bossa, apresentado por Elis Regina e Jair Rodrigues, na TV Record, na década de 1960. Miele também dirigiu shows de artistas como Roberto Carlos, Wilson Simonal e Sergio Mendes.
Televisão
Nas décadas seguintes, trabalhou em diversas emissoras de TV. Apresentou e fez a seleção musical de programas como o Fantástico, da TV Globo. Na antiga TVE, por exemplo, fazia entrevistas e recebia convidados em A Vida é um Show, em 2002.Miele também atuou em programas de humor e foi ator de cinema e televisão. Entre os últimos trabalhos estão a novela Geração Brasil e a série A Teia, ambas na TV Globo, em 2014.Atualmente, fazia apresentações de humor, em que revelava curiosidades de personalidades e grandes artistas com quem conviveu durante a carreira.

UFCG abre vagas para professores com remuneração de R$ 8,6 mil; veja edital

Serão realizadas entre os dias 15 e 30 de outubro as inscrições para concurso de provas e títulos destinado a seleção de três professores de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Patos. A remuneração é R$ 8.639,5. Confira edital.Os candidatos devem possuir graduação e doutorado em Medicina Veterinária e conhecimento em uma das seguintes áreas: Clínica Médica e Cirurgia de Equídeos; Clínica e Cirurgia de Ruminantes; e Patologia Veterinária. A carga horária é de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva.As inscrições devem ser realizadas no Setor de Protocolo do campus de Patos, nos horários das 08h às 11h e das 14h às 17h30. A taxa de inscrição custa R$ 150.

Mulheres com sobrepeso tem vida sexual mais movimentada das com IMC normal, diz estudo

Se você acha que mulheres magrinhas e saradas são as que têm a vida amorosa mais movimentada, talvez esteja na hora de rever seus conceitosUm estudo feito recentemente na Chapman University, California nos Estados Unidos, analisou a vida sexual de 60 mil indivíduos, entre homens e mulheres, de 30 a 44 anos. Os pesquisadores buscaram obter uma relação entre a quantidade de parceiros sexuais e o tipo físico dos voluntários.Segundo a pesquisa, mulheres com Índice de Massa Corporal maior de 34 (consideradas acima do peso) revelaram ter tido, em média, dez parceiros sexuais ao longo da vida. Já as mulheres com peso considerado normal disseram ter tido, em média, seis parceiros.Entre os homens, os que têm tipo físico maior (IMC 26) também foram os que ficaram em primeiro lugar no número de parceiras sexuais durante a vida: em média 12. O que isso prova? Que atração sexual não tem nada a ver com tipo de corpo

Ana Hickmann é confundida com piloto russa que combate o EI

Uma imagem de Ana Hickmann tirara em 2005 ganhou repercussão internacional. Porém, não pela beleza da loira, mas por ter ilustrado a – falsa – notícia de que ela seria uma capitã russa que combate o Estado Islâmico.Segundo a coluna de Mônica Bergamo na Folha de S. Paulo, Ana se disse surpresa com o ocorrido. O jornal francês "Le Monde" esclareceu que ela é, na verdade, "uma apresentadora e modelo bastante conhecida em seu país".A foto em questão foi feita quando Ana virou madrinha de aviadores da Academia da Força Aérea Brasileira.

Repórter da Globo é detido com 240kg de falsa cocaína na fronteira com a Bolívia

O repórter Alex Barbosa, da TV Centro América, afiliada da TV Globo no Mato Grosso, foi detido ao tentar entrar com 240kg de falsa cocaína na fronteira entre Brasil e Bolívia, na última segunda-feira (12).À Polícia Federal, o jornalista disse que estava simulando o transporte da droga para uma reportagem do “Jornal Nacional”, segundo o “Notícias da TV”. O objetivo era mostrar a fragilidade do combate ao tráfico na divisa entre Mato Grosso com a Bolívia.O profissional foi preso pelo Gefron (Grupo Especial de Fronteira) junto de dois funcionários da Centro América e um motorista boliviano. O grupo foi conduzido para a delegacia da Polícia Federal, em Cáceres, e ouvido durante a madrugada.Até o momento, a TV Centro América e Globo não se pronunciaram a respeito do assunto.

'Se eu derrubo Dilma agora, no dia seguinte, vocês me derrubam', diz Cunha à oposição

ctv-gex-cunha--oposio: Presidente da Câmara, Eduardo Cunha, saindo de casa apos reunião com integrantes da oposição

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), reuniu líderes da oposição em sua residência oficial na terça-feira, 13, e demonstrou sua irritação com a nota divulgada no fim de semana na qual PSDB, DEM, PPS, PSB e SD pedem seu afastamento.“Se eu derrubo Dilma agora, no dia seguinte, vocês me derrubam”, disse Cunha, segundo um dos participantes do encontro relatou ao Estado. Os líderes reagiram dizendo que a nota foi uma resposta à pressão das bases, mas que o presidente poderia continuar contando com o apoio deles  Presidente da Câmara, Eduardo Cunha, saindo de casa apos reunião com integrantes da oposiçãoJá na Câmara, os mesmos líderes da oposição passaram o dia encarando saias-justas para explicar os motivos de apresentarem nota no fim de semana, mas não assinarem requerimento de abertura de processo de cassação contra Cunha por quebra de decoro parlamentar. “A situação do presidente da Casa tem que ser preservada do ponto de vista da prerrogativa constitucional”, afirmou o líder do DEM, Mendonça Filho (PE), após participar do encontro. “Qualquer cidadão que esteja no cumprimento de suas obrigações tem legitimidade”, disse o líder. “Na realidade, nós não temos um documento que diga que ele, ele cometeu um ilícito”, disse o deputado Pauderney Avelino (DEM-AM).No Senado, o fato de a oposição não questionar Cunha sobre as denúncias de ter contas na Suíça foi objeto de discursos. Mas petistas também foram cobrados. “A bancada do PT da Câmara está absolutamente silente, de bico calado em relação a essas acusações”, disse o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP).