sábado, 13 de dezembro de 2014

PT vai indicar Educação, Cultura, Emater e Assuntos Fundiários na gestão Robinson

Novo secretariado deve ser anunciado dia 19 de dezembro pelo futuro governador Robinson Faria

67oi6o66
Alex Viana

Repórter de Política
O governador eleito do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), anunciará parte do secretariado de governo dentro uma semana, na próxima sexta-feira, dia 19. Até lá, o futuro chefe do executivo estadual deverá concluir a equipe administrativa do Estado. Por ora, algumas definições já são tidas como certas.
O PT deverá ficar com a maior secretaria, a de Educação. Além dela, o partido da senadora eleita Fátima Bezerra e do deputado estadual Fernando Mineiro, parceiros importantes de Robinson durante a campanha, deverá ser contemplado com a Secretaria de Assuntos Fundiários (Seara), a Secretaria de Cultura (Secult) e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
Para a pasta de Educação, o PT já teria formalizado a indicação de Getúlio Marques. Professor aposentado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), Getúlio Marques seria uma indicação pessoal da deputada federal Fátima Bezerra.
Ele já atuou no Ministério da Educação, como secretário substituto da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, e atualmente presta serviços à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Além da Educação, o PT indicaria a Secult, a Emater e a Seara.
Coordenador da Comissão Política do PT, o presidente do partido Eraldo Paiva admitiu hoje que os cargos são identificados com o PT, por conta da capilaridade da legenda no movimento social, mas negou que a sigla já tenha fechado as indicações.
“Não tem nada certo. Queremos conversar com o governador para fechar os espaços. São espaços que o partido tem capilaridade no movimento social, e isso se especula. Mas, não há nada fechado. Estamos fazendo o diálogo com o governador, tivemos o primeiro debate, mas não tivemos a conclusão. Iremos concluir o dialogo com o governador e a direção do PT nos próximos dias. Estamos conciliando a agenda do PT com a do governador”, disse Eraldo.

Além dos espaços definidos para o PT, o governador eleito, Robinson Faria, já teria nomes definidos para a Procuradoria Geral do Estado (PGE). O mais provável futuro procurador-geral do Estado a partir de janeiro seria o procurador Francisco Wilke. Dos quadros da PGE, Wilke já atuou como procurador-geral da Prefeitura de Natal.
Para a Secretaria Estadual de Turismo, Robinson já teria se definido pelo nome do empresário do ramo hoteleiro Ruy Gaspar. Nesta semana, Ruy chegou a viajar a São Paulo acompanhado do governador eleito. Ruy também consultou empresários do ramo de turismo e ex-secretários da pasta para se informar sobre a Secretaria.
Os demais espaços da futura administração estão em fase de fechamento e análise de indicações. Para a Secretaria de Saúde, Robinson convidou o medico cardiologista Ricardo Bittencourt, do Hospital São Lucas. Nesta manhã, o governador esteve na residência do especialista, para formalizar o convite.
A atual secretária de Planejamento e Finanças da Prefeitura de Natal, Virgínia Ferreira, foi convidada para assumir a pasta homônima na gestão estadual. A petista ainda não respondeu, mas estaria disposta a aceitar o desafio de gerenciar o planejamento em nível estadual.
O futuro secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado seria uma indicação de ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. A ideia é ter uma pessoa com acesso ao PIB de do eixo Rio/São Paulo, para viabilizar projetos para o Rio Grande do Norte.
Na pasta de Administração, o governador eleito estaria optando entre o ex-secretário Paulo César Medeiros, que atuou na função durante o governo Wilma de Faria, tanto na Prefeitura quanto no governo, e a professora universitária Arlete Souza.
A jornalista Geórgia Nery, ex-diretora da TV Assembleia na gestão de Robinson à frente do Poder Legislativo, está cotada para assumir a Secretaria de Comunicação Social. A advogada Tatiana Mendes Cunha, por sua vez, poderá ser consultora geral do Estado, ou secretária de Tributação. Tatiana também poderia assumir a Secretaria de Justiça e Cidadania.
A delegada Kalina Leite, ex-secretária adjunta de Segurança Pública e atual interventora da Fundação da Criança e do Adolescente, está cotada para ser a próxima secretária de Segurança Pública.  Para a Companhia de Águas e Esgotos do Estado (CAERN), o nome tido como certo é o de Marcelo Toscano, atual secretário de Meio Ambiente e Urbanismo.
O vereador George Câmara, do PC do B, poderá assumir a pasta de Esporte e Lazer. A definição por George guarda relação com o fato de o PC do B, seu partido, indicar o ministro dos Esportes, atualmente, Aldo Rebelo, que foi ministro da Copa. A esposa do governador, Julianne Faria, está certa para assumir a Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS).
Para o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte, o IPEM, o governador eleito poderá nomear o atual procurador geral do PROCON Estadual, ex-vereador de Natal e advogado Ney Júnior.
Ainda restariam diversos cargos a serem preenchidos pelo governador eleito, no prazo de uma semana. Entre eles, funções chaves para a administração, como Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Agricultura, Departamento Estadual de Trânsito, Relações Institucionais, dentre outros.
Novo governo deve propor minirreforma administrativa até abril
Tão logo assuma o comando do governo, o governador eleito Robinson Faria deverá traçar as bases de uma minirreforma administrativa para ser enviada à Assembleia Legislativa até o mês de abril. Algumas pastas deverão ser reestruturadas, com criação e adequações de cargos e funções.
A reforma acontecerá para adequar estruturas do Estado às estruturas federais, para facilitar a transferência de recursos de ministérios federais para as secretarias estaduais. Com o passar dos anos, algumas estruturas ficaram defasadas e necessitam de reformulação.
O governo ainda decidirá questões relevantes como aumento do salário dos secretários estaduais. Outro item a ser definido pelo governador eleito diz respeito á possível convocação dos deputados estaduais em janeiro, para votar matéria de interesse do governo estadual.
Robinson poderá incluir na pauta da convocação o projeto de lei que prevê a fusão dos fundos previdenciários. O novo governo espera assumir em janeiro para efetivamente tomar pé do Estado e anunciar as medidas que irá adotar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua postagem será publicado após aprovação