quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Brasileiros desenvolvem celular à prova de espionagem

O Brasil deve ganhar seu próprio smartphone ultrasseguro, que aposta em criptografia pesada para todos os tipos de comunicações. Trata-se do Granite Phone, um modelo de smartphone desenvolvido por uma empresa de segurança brasileira chamada Sikur.
O aparelho aparenta ter sido desenvolvido como uma resposta ao escândalo de espionagem das comunicações governamentais brasileiras pelo governo dos Estados Unidos, em 2013. Na ocasião, a presidenta Dilma Rousseff chegou a cancelar uma visita diplomática aos EUA.
No entanto, ele também deve ser útil para todos os tipos de pessoas que esperam um pouco mais de segurança na hora de usar o celular, para fazer transações bancárias, ou simplesmente para evitar a interceptação de suas conversas privadas.
O smartphone parece ter sido inspirado no Blackphone, com uma proposta similar. Ele será apresentado na Mobile World Congress, evento voltado para tecnologia móvel que acontece na semana que vem em Barcelona.
O celular parece, na realidade, ser um Nexus 5, desenvolvido por Google e LG, mas com o software completamente repaginado com foco em segurança, com chats seguros, encriptação de arquivos e documentos, com armazenamento e chamadas protegidas.
A expectativa da empresa é vender 80 mil celulares neste ano, e o valor sugerido até o momento é de US$ 800, caríssimo para os padrões americanos, o que significaria que ele seria ainda mais custoso no Brasil, onde, apenas com a conversão da moeda, sem incluir impostos, o valor quase triplica, chegando a R$ 2,3 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua postagem será publicado após aprovação