quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

MEC deve mudar regras do Fies


O governo deve anunciar nos próximos dias novas regras para a concessão de financiamentos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O Ministério da Educação vai passar a exigir desempenho dos cursos superiores que quiserem participar do programa, além de avaliar se eles correspondem à expectativa de emprego e salário dos estudantes.
O ministro da Educação, Cid Gomes, disse ontem que como o governo tem um custo com esses financiamentos, quer negociar o nível de reajuste das faculdades. “Se alguém reajustar sua mensalidade acima da inflação, tem de ser justificado”, disse. “Nós temos que acompanhar esse processo. Isso não pode correr solto. Estamos tratando de recursos públicos. Qual foi a inflação no Brasil nos últimos seis meses? Cursos que tiveram aumentos superiores à inflação estão sendo colocados à parte”, ponderou.
Para Cid, é preciso que os cursos ofereçam retorno aos estudantes em relação à expectativa de emprego e renda. “O futuro do Fies vai levar em conta a qualidade dos cursos. Estamos financiando a oportunidade do ensino superior a esses jovens, não dando dinheiro”, afirmou. Segundo ele, o governo não quer “induzir os jovens a fazer cursos que não deem a eles expectativa salarial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua postagem será publicado após aprovação