sexta-feira, 13 de março de 2015

RAFAEL MOTTA LANÇA CONCURSO QUE LEVARÁ JOVENS A BRASÍLIA


O mandato do deputado federal Rafael Motta, do PROS, lançou nesta sexta-feira (13) o concurso de redação “Eu na Câmara dos Deputados”, que levará dois estudantes universitários do Rio Grande do Norte para conhecer Brasília, com hospedagem e passagem aéreas garantidas. O concurso foi uma forma escolhida pelo parlamentar para utilizar a meritocracia como forma de definir seus indicados para o Programa Estágio-Visita de Curta Duração do Legislativo Federal.
Isso porque, criado em 2003, o Programa costuma, apenas, garantir a hospedagem daqueles que são indicados pelos deputados federais, abrindo brechas para escolhas meramente políticas. “Estamos fazendo algo diferente, que é a indicação por méritos e não pela simples questão pessoal. É uma ideia nova, que dá a todos os universitários do Estado a possibilidade de concorrer com as mesmas chances, independentemente se conhece ou não um deputado federal”, explicou Rafael Motta, idealizador do concurso.
Apesar de idealizar o certame, Rafael Motta não vai interferir na escolha dos vencedores. As redações, que poderão ser enviadas para o e-mail do mandato até o dia 31 de março, serão analisadas e julgadas por três professores universitários. Os autores das duas redações com maiores notas ganharam a hospedagem de uma semana, custeada pela Câmara dos Deputados, e as passagens aéreas para Brasília, garantidas pelo próprio Rafael Motta.
Em Brasília, os estudantes universitários terão a oportunidade de conhecer o dia a dia do trabalho legislativo, como são formuladas e discutidas as leis federais e como cada deputado trabalha. “É uma experiência, sem dúvida, enriquecedora. Em Brasília, os estudantes poderão ver como funciona o centro político do Brasil e entender melhor o trabalho parlamentar”, afirmou Rafael Mottta.
REDAÇÃO
O tema proposto para esse primeiro concurso de redação é a história do jovem Thompson Vitor, de 15 anos, que foi aprovado em 1º lugar no Instituto Federal do RN após estudar com livros que a mãe dele achava no lixo. O texto tem que ser escrita na forma de um artigo de opinião. Para ter acesso ao edital da seleção, os interessados buscar no linkhttp://pt.scribd.com/doc/258646783/Edital-Concurso ou na fanpage da Rafael Motta no Facebook (https://www.facebook.com/rafaelmottarn). As redações podem ser enviadas até a meia-noite do dia 31 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua postagem será publicado após aprovação