sábado, 18 de abril de 2015

Governo prepara novo aumento na conta de luz

O governo prepara mais um choque elétrico no consumidor. A impressionante sucessão de aumentos da tarifa deve ganhar mais uma continuação inesperada em 2016. O Planalto estuda pôr na conta do consumidor residencial um subsídio à eletricidade usada pela indústria. A informação é do “Valor Econômico”.
Até 2012, a Conta de Desenvolvimento Energético, um daqueles penduricalhos que viam na conta de energia, cobria o custo de alguns subsídios — para a baixa renda e agricultores, e também pelo consumo de energia térmica em áreas isoladas. Com a MP 579, que desregulou o setor, o governo tirou da conta dos consumidores a CDE, que passou a ser financiada pelo Tesouro.
Mas o prejuízo provocado pela MP 579 foi tão grande que, rapidamente, o peso para o Tesouro ficou enorme, algo como R$ 10 bi ao ano. O ralo, então, foi tampado pela nova equipe econômica, e o governo deixou de colocar o dinheiro do contribuinte na CDE.
Neste momento está sendo discutido um decreto que passará ao consumidor residencial todo o custo da CDE. A razão do governo é que, com o fim dos aportes do Tesouro, alguns setores produtivos viram a tarifa subir em até 150%.
Os grandes consumidores industriais têm representação de classe, a Abrace, que reclamou da situação. O escolhido para pagar foi o grupo cujo interesse é difuso, os consumidores, que ficarão com todo o custo.Impressiona o ritmo de mudanças nas contas de luz. É uma tempestade de raios que atinge sempre o mesmo indivíduo — eu, você, nós. Vai ficando difícil pagar a conta de luz.Os pobres sofrem mais, e a inadimplência saltou em 2015. As distribuidoras, então, começam a pedir aumento para cobrir as perdas do não pagamento. A sucessão de notícias ruins é imensa e não chegou ao fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua postagem será publicado após aprovação