sábado, 2 de maio de 2015

Busca por vaga é responsável por 34% do trânsito

Na última década, o aumento percentual de veículos no Brasil foi 11 vezes maior que o da população. A frota brasileira passou de 24 milhões carros em 2001 para 50 milhões em 2012, segundo dados do Denatran, compilados pelo Observatório das Metrópoles, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia.

Com o crescente número da frota, fica cada vez mais difícil encontrar lugares para estacionar seu carro nas ruas das grandes cidades. É o que aponta o estudo de Donald Shoup, da Universidade da Califórnia. Segundo a pesquisa, a busca por vagas é responsável por 34% do trânsito nas metrópoles. 

"Com um olho nas calçadas e o outro buscando as placas com o letreiro 'estacionamento', o motorista divide sua atenção e, consequentemente, reduz a velocidade média", comenta Letícia Passarelli, diretora de marketing do aplicativo de estacionamento LetsPark. 

No dia a dia, pode parecer comum e inofensivo dar uma volta a mais no quarteirão em busca de uma vaga de estacionamento, mas se 1% da frota brasileira alongasse o percurso com esta volta extra por um ano, seria possível dar 40 mil voltas na Terra. O acréscimo não se limita a distância percorrida, pois o aumento no trajeto lançaria mais 116 mil toneladas de dióxido de carbono na atmosfera, piorando a qualidade do ar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua postagem será publicado após aprovação