sábado, 27 de junho de 2015

Brasil é a principal rota e um dos maiores consumidores de cocaína, diz a ONU

A Organização das Nações Unidas (ONU) confirmou o alerta dado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), ainda em 2010. As drogas são problema em 98% do território nacional, conforme o Observatório do Crack. Então, nesta sexta-feira, 26 de junho, o Escritório de Drogas e Crimes da ONU (UNODC) divulgou que o Brasil é o maior centro de distribuição e um dos maiores mercados de cocaína do mundo.
O Brasil foi citado como rota da droga por outros 56 países. A média do mercado consumidor de cocaína no Brasil é quatro vezes a média mundial. Enquanto a produção e o consumo de cocaína caem nos Estados Unidos e Europa, na América do Sul só aumentam. E o Brasil é protagonista. A taxa de prevalência da droga na região passou de 1,8 milhões de usuários, em 2010, para 3,3 milhões, em 2012. O mercado da droga na América Latina é três vezes a média mundial, e o Brasil é o maior consumidor.

"Apesar de não haver uma pesquisa recente no Brasil, extrapolando dados a partir de pesquisas com estudantes universitários, a UNODC estima que a prevalência do uso da cocaína seja de 1,75% da população adulta do País", diz o Escritório de Drogas.
Distribuição
O cultivo mundial da coca equivale a 170 mil campos de futebol. Mas, há tendência de queda desde 1990. Em relação à distribuição da droga, o Brasil foi mencionado 1,7 mil vezes como país de trânsito entre 2005 e 2014. Ao todo, 30% da droga confiscada no Brasil tem o mercado externo como objetivo.

"A cocaína entra no Brasil por avião, por terra, por rio (barcos que cruzam o Amazonas), antes de ser enviada para o exterior, principalmente para a Europa, tanto de forma direta como via África", explica a ONU.
Consumo
Pela estimativa da Organização, a cocaína é consumida por 0,4% da população adulta mundial. Nos Estados Unidos, deve chegar a 1,6% da população a partir dos 12 anos de idade. Em todo o mundo são de 17 a 20 milhões de usuários da droga.

Quando a análise é sobre todas as drogas ilícitas, o mundo possui 246 milhões de usuários - 5% da população entre 15 e 64 anos de idades. Deste total, 27 milhões são dependentes.
Nesta sexta-feira é comemorado o Dia Internacional de Prevenção ao Abuso de Droga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua postagem será publicado após aprovação