domingo, 14 de junho de 2015

Perfil de prefeitos nas redes sociais é traçado por pesquisa do BID

Agência CNM
Com o avanço da participação de gestores municipais em redes sociais da internet e por entender que é uma importante ferramenta da gestão pública o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) financiou um estudo de comunicação para traçar o perfil de governantes latino-americanos nas redes.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) explica que o estudo, intitulado Governauta, analisa em que medida a internet é entendida pelos gestores locais apenas como uma alternativa a mais de comunicação e em que medida as redes estimulam novas formas de governar, integrando mais os cidadãos.
Mais de 60 Municípios latino-americanos foram analisados, 20 Municípios são brasileiros. Além de análises quantitativas, o estudo apresenta considerações qualitativas sobre a presença de prefeitos em redes sociais, que levaram em conta o conteúdo de mais de 15 mil publicações no facebook e 74 mil no twitter, de perfis de prefeitos ou prefeituras.
Para a CNM, apesar de apontar o positivo crescimento do uso das ferramentas, o estudo considera que gestores locais não alcançaram ainda todo o potencial de interação que elas podem oferecer. Um cidadão cada mais vez mais conectado à internet, suas mídias e redes sociais, exige um governante que também acompanhe esses avanços.
Governauta, conclui a pesquisa, surge como um novo tipo de líder, que compreende a atual transição de burocracias tradicionais para novos espaços de gestão compartilhada com o cidadão. As redes sociais, portanto, não devem ser entendidas apenas como um meio unilateral de comunicação, mas também como uma ferramenta de integração cidadã.Confira o site da pesquisa aqui 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua postagem será publicado após aprovação