sábado, 11 de julho de 2015

Estudo do UNODC aponta que uso de drogas causa mais de 187 mil mortes por ano

Um número preocupante de usuários de drogas morrem prematuramente todos os anos. O Gabinete das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (UNODC) fez um relatório que apontou que 187.100 pessoas morreram em 2013 com causas relacionadas ao consumo de drogas.
Se o total de mortes for segmentado por continente, o relatório aponta que a Ásia foi a região que mais registrou mortes, com alarmantes 81,1 mil vítimas. A América do Norte vem em logo após com 43,3 mil. A África ocupa a terceira posição, com 37,8 mil óbitos, seguidas pela Europa, 16,9 mil, América Latina e Caribe, 6 mil e Oceania, 2 mil mortes.Das drogas pesquisadas, o ópio é a que causa mais problemas de saúde e mortes. A explicação pode ser atribuída ao consumo de opiáceos, drogas injetáveis e mortes por overdose. O levantamento indicou também que os usuários de heroína, por ser uma droga injetável, têm uma taxa de mortalidade 15 vezes superior a de outros indivíduos da mesma idade e sexo que não fazem o uso de drogas.
Dependência

O estudo revela que um em cada 10 consumidores tem problemas sérios de dependência. O levantamento evidenciou que de 27 milhões de “consumidores problemáticos”, praticamente a metade (12,19 milhões) usam substâncias injetáveis. Desses, 1,65 milhão foram infetados com o vírus HIV no ano de 2013.Em relação ao tratamento de dependentes, o relatório indica que apenas um em cada seis toxicodependentes tem a possibilidade de se tratar. Nesse contexto, as mulheres enfrentam mais dificuldade ainda.A Confederação Nacional de Municípios (CNM), por meio do Observatório do crack, apoia ações de prevenção, tratamento e reinserção social do usuário de drogas.  A entidade  trata a questão de gênero sob a ótica de que essa parte da população é carente de políticas públicas específicas.  A instituição participa de debates para que as mulheres tenham acesso à uma rede de atenção diferenciada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua postagem será publicado após aprovação