sábado, 8 de agosto de 2015

14 atletas do RN compõem o time Brasil no Parapan

Nadador Francisco de Assis busca fazer bonito em Toronto
O pontapé inicial para a disputa dos Jogos Parapanamericanos de Toronto, no Canadá, será dado nesta sexta-feira, 7. Em sua quinta edição, a competição, que se estenderá até o próximo dia 15, terá a participação de cerca de 1.600 atletas, de 28 países, divididos entre 15 modalidades. A Cerimônia de Abertura dos jogos acontecerá às 19 horas, horário de Brasília, no Estádio de Atletismo da Universidade de York, em Toronto.

Nas duas últimas edições dos jogos, o Brasil terminou a disputa em primeiro lugar no ranking geral de medalhas, à frente de potências do esporte como Estados Unidos, México e Canadá. Até aqui, os atletas brasileiros conquistaram um montante de 769 medalhas para o país, sendo 339 de ouro, 237 de prata e 196 de bronze na história do torneio continental, que teve a sua primeira edição realizada em 1999, na Cidade do México.

A melhor participação brasileira em Jogos Parapanamericanos aconteceu em 2007, quando para-atletas de todo o continente desembarcaram no Rio de Janeiro para a disputa. Com o apoio vindo das arquibancadas, o Brasil conquistou 83 medalhas de ouro, 68 de prata e 77 de bronze. A expectativa para Toronto é ultrapassar a marca conquistada em solo tupiniquim há oito anos.

Para isso, a delegação brasileira contará com 270 para-atletas, sendo mais uma vez a maior da competição, superando até os canadenses, donos da casa. No grupo dos convocados estão 175 homens e 95 mulheres.


A natação e o atletismo seguem sendo as modalidades mais fortes do Brasil nos jogos continentais. Em 2011, nos Jogos de Guadalajara, por exemplo, 71% das medalhas brasileiras foram conquistadas ou nas pistas ou nas piscinas. O mesmo deve acontecer em solo canadense.

Porém, o time verde e amarelo terá representantes em todas as modalidades da competição, o que aumenta ainda mais a possibilidade de bons resultados para o país.

POTIGUARES EM BUSCA DO TOPO

O Rio Grande do Norte estará muito bem representado na disputa dos Jogos Parapanamericanos de Toronto. Ao todo, 14 atletas do estado estarão participando da competição, divididos em quatro modalidades: natação, halterofilismo, judô e atletismo.

A natação será a modalidade que mais levará potiguares ao Canadá, serão seis nadadores norte-rio-grandenses competindo no país da América do Norte. Dentre os convocados está o multicampeão Clodoaldo Silva, detentor de 13 medalhas paraolímpicas, sendo seis de ouro, e 19 em Parapanamericanos. O natalense de 36 anos, que conheceu a natação em 1996 e se tornou um dos ícones do esporte mundial, chega ao seu quarto Jogos Parapanamericano ainda competindo em alto nível e com sede de vitória.

Além de Clodoaldo, os potiguares Edênia Garcia (Andef), Adriano Gomes da Silva (COP), Joana Neves (Cadef), Francisco de Assis Avelino e Rildene Fonseca (Sadef) irão competir nas piscinas de Toronto.

Para Francisco de Assis Avelino, atleta de 49 anos que já participou de cinco Parapanamericanos, representar o Brasil e o RN é sempre motivo de orgulho. “Me sinto muito feliz pela oportunidade de representar o meu país e o meu estado em uma competição como o Pan. Me doarei ao máximo para fazer bonito no Canadá”, declarou.

No halterofilismo, disputam Gustavo da Silva Tavares e Joseano dos Santos Felipe, da Cadef, e Maria Rizonaide, Rene Belcassia e Terezinha Mulato, da Sadef. No atletismo, Thalita Vitória, da Associação de Deficientes Visuais do Rio Grande do Norte (Adevirn), compete ao lado do atleta-guia Felipe Veloso. Além deles, a Sociedade Amigos do Deficiente Físico do Rio Grande do Norte teve ainda dois treinadores convocados: Carlos Williams, pelo halterofilismo, e Carlos Paixão, pela natação.

Para fechar a lista, os judocas Abner Nascimento de Oliveira e Arthur Cavalcante da Silva, os dois da Adevirn, foram convocados para representar o país no Parapan.

O médico potiguar Roberto Vital, ex-ABC, será o profissional responsável pela equipe médica de natação do Brasil no torneio continental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua postagem será publicado após aprovação