sexta-feira, 28 de agosto de 2015

A utilização de dispositivo do 'botão do pânico' para proteger mulheres de violência é aprovada


27082015_botaopanico_PrefVitoriaUm dispositivo que aciona a polícia automaticamente em caso de ameaça de violência contra mulheres pode ser oferecido em todo o país. Projeto de Lei do Senado (PLS) 119/2015que trata do assunto foi aprovado nesta quarta-feira, 26 de agosto, pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).
O Dispositivo de Segurança Preventiva, mais conhecido como "botão do pânico", funciona desde 2013 em algumas cidades. A primeira experiência foi em Vitória, capital do Espírito Santo, Estado em que uma mulher é agredida a cada cinco horas, um dos maiores índices do país.

Além de permitir o acionamento da polícia, o equipamento também grava áudios que podem ser utilizados como provas contra o agressor. O simples acionamento do botão pela vítima, ao ser abordada ou ameaçada, permite que a polícia saiba de onde o chamado foi feito e envie proteção. Em algumas cidades, as ocorrências registradas são atendidas em 7 minutos. A proposta aprovada na CDH estende a oferta do dispositivo pela polícia a todo o país. A intenção é garantir a efetiva segurança da mulher, que mesmo com as garantias judiciais de proteção ainda corre riscos de violência. A utilização do dispositivo não seria obrigatória.

A proposta aprovada na Comissão de Direitos Humanos segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em decisão terminativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua postagem será publicado após aprovação