sábado, 8 de agosto de 2015

Dia dos Pais: saiba como a data é comemorada fora do Brasil


Foto: Divulgação
Enquanto o Brasil ainda está planejando a comemoração de Dia dos Pais,  para o próximo domingo (9), muitos outros países já fizeram suas celebrações este ano. 

Diferente dos brasileiros, que comemoram o dia festivo todo segundo domingo de agosto, cerca de 70 nações celebraram a mesma tradição no terceiro domingo de junho, como Estados Unidos, ou no dia 19 de março, data em que também se comemora o dia de São José em países religiosos, como Portugal, Itália e Espanha. 

> História

A primeira comemoração e registro de presente de Dia dos Pais surgiu há mais de 4 mil anos na Babilônia, por um rapaz chamado Elmesu, que teve a ideia de moldar em argila o primeiro 'cartão' desejando saúde e vida longa para seu pai, o rei Nabucodonosor. 

Nos Estados Unidos, uma menina chamada Sonora Louise Smart Dodd, decidiu homenagear seu pai no dia 19 de junho de 1910 por sentir grande admiração por ele, que criou os filhos sozinho após a morte de sua esposa. 

A história repercutiu tanto que a data ficou marcada pelos americanos e, em 1966, o terceiro domingo de junho ficou designado como Dia dos Pais. Mas foi somente em 1972 que o presidente Richard Nixon oficializou a data como sendo um feriado nacional.

Já no Brasil, o primeiro registro de Dia dos Pais ocorreu no dia 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus Cristo, por sugestão do publicitário Sylvio Bhering. A data foi alterada de junho para agosto por motivos comerciais.

Foto: Divulgação
> Como é comemorado o Dia dos Pais em outros países?

Apesar de diferentes datas e tradições, o Dia dos Pais tem como principal objetivo homenagear todos os pais, sejam eles biológicos ou de criação. Saiba como é a comemoração em diferentes países do mundo:


Rússia: os pais são homenageados no dia 23 de fevereiro, mesma data em que se comemora o Dia do Defensor da Pátria Local, em respeito aos militares, veteranos do exército e da marinha e seus familiares, que lutaram e ainda lutam pela Pátria. 


Como comemoração, os russos realizam desfiles pelas ruas das cidades e os pais ganham uma atenção maior dos filhos.


Alemanha: a data é sempre comemorada no dia da ascensão de Jesus Cristo, qaundo o corpo de Jesus foi ressucitado e elevado aos céus. Na Alemanha, pais e filhos saem às ruas levando carrinhos de comida e bebidas para dividir com os outros. Alguns preferem fazer piquenique e andar de bicicleta.

Irã: o Dia dos Pais é celebrado no mesmo dia do aniversário do Imam Ali, primo do profeta Maomé que dedicou sua vida ao Islã. Na data, todos os iranianos se reúnem em mesquitas para prestar homenagem à Ali e, só depois, é a vez dos pais receberem os votos dos filhos. 

Taiwan: o dia festivo é comemorado no oitavo dia do oitavo mês, ou seja, dia 8 de agosto. A data ficou reservada para o Dia dos Pais pois a pronúncia do número oito e da palavra 'agosto' é semelhante à palavra pai. 

Portugal: a data escolhida para o Dia dos Pais é a mesma em que é comemorado o Dia de São José, em 19 de março. Assim como os portugueses, espanhóis, italianos, bolivianos e outros também comemoram nesse dia. Enquanto na região sul da Itália há o costume de preparar um doce especial chamado 'Frittelle di San Giuseppe', os portugueses aproveitam o feriado religioso para comer e homenagear José, pai de Jesus.

Oceania: em países do continente, como Austrália, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné e as ilhas Fiji, o Dia dos Pais acontece no primeiro domingo do mês de setembro. Para comemorar, os pais reúnem seus filhos em casa ou em restaurantes e ganham vários presentes, assim como no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua postagem será publicado após aprovação