sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Governo reconhece Situação de Emergência por causa da seca e inundações

Agência CNM
De inundações a seca, diversos Municípios tiveram o reconhecimento federal da Situação de Emergência nesta quinta-feira, 13 de agosto. Portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) traz a situação de Buritirama, na Bahia, que vive o exaurimento de recursos hídricos. Mato Verde, Montezuma, ambos de Minas Gerais, também foram reconhecidos por causa de seca que se prolonga desde 2012.

A anormalidade em 20 Municípios de Santa Catarina é justamente o contrário. O reconhecimento da Situação de Emergência, também publicado no DOU, é motivada por inundações que assolam o Estado desde o início de 2014.

Timbó Grande, Município catarinense, teve autorizado o repasse federal de R$ 670 mil para a execução de ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais para a execução de obras de reconstrução de danos causados por chuvas intensas.
Anormalidades
O excesso de chuvas acompanhadas de vendavais e granizo têm causado destruição há bastante tempo na Região Sul e deixado milhares de pessoas desabrigadas. Os danos são destelhamento e destruição de casas; queda de pontes, postes de energia, destruição de asfaltos, acúmulo de entulhos, alagamentos, inundações, enxurradas e rompimento dos serviços essenciais como abastecimento de energia elétrica e água potável.

Só em Santa Catarina, 61 Municípios foram atingidos. Desses, 31 decretaram Situação de Emergência. No Paraná, foram 79 Municípios afetados. Na ocasião, duas pessoas morreram e 42 ficaram feridas. No Rio Grande do Sul, 67 Municípios foram afetados e 54.120 pessoas foram atingidas no estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua postagem será publicado após aprovação