sábado, 15 de agosto de 2015

Metting Fivefit de Emagrecimento começa hoje

Leila Maia, educadora física e uma das organizadoras do Metting Fivefit de Emagrecimento: objetivo é mostrar como ter uma rotina com mais saúde
Apesar do cenário de crise que assombra a economia no contexto atual brasileiro, prejudicando diversos setores e com previsão de assim permanecer até o final de 2017, alguns segmentos, conforme estimativas, irão ignorar a crise e faturar muito. Um desses é o da alimentação saudável. Segundo pesquisa da consultoria britânica Mintel, divulgada em julho passado, o setor terá faturado entre 2014 e 2019 uma quantia de R$ 388,5 bilhões no Brasil, o que representará um crescimento estimado de R$ 110 bilhões.

Mesmo com a previsão positiva, para o nutricionista funcional e esportivo Lomário Fonseca manter uma alimentação saudável é um desafio para todo brasileiro, principalmente pelo fato de as pessoas geralmente não tratarem a alimentação e a saúde como prioridade. Mas ele garante: “Quando nos planejamos de forma correta, é possível manter a alimentação balanceada e cuidar da saúde, mesmo com a rotina atribulada e corrida que muitos têm”.

O tema será tratado por ele hoje (14), às 20h, no primeiro dia do Metting Fivefit de Emagrecimento, no hotel Holiday Inn, em Lagoa Nova. O evento, considerado um curso, vai até o domingo (16). A palestra de Lomário será intitulada “Alimentação saudável para toda a vida”. Entre os temas mais específicos de sua apresentação constam: “Dieta ocidental x Dietas da moda; Nutrigenética, nutrição funcional e longevidade”. 

“É um evento para ampliar ainda mais o leque de conhecimentos, através de palestras de excelentes profissionais para que todas entendam o nosso papel frente à sociedade”, explica Fonseca. Conforme explica o especialista, os alimentos saudáveis têm o poder de modificar o corpo e como consequência evitar doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, câncer, entre outras.

“Uma boa alimentação é aquela que atende às necessidades biológicas e socioculturais do indivíduo. Seria um cardápio que contemple os nutrientes importantes como as proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais contidos nos alimentos consumidos diariamente e formando o combustível de nosso corpo”, detalha Lomário.

De forma genérica, ele indica quais seriam os alimentos considerados saudáveis - aquele com mais produtos da feira e menos produtos da prateleira. São as frutas, verduras, legumes, raízes, cereais, entre tantos outros.

Na avaliação do nutricionista, existem cinco alimentos saudáveis que julga como os melhores da atualidade; são eles: ovo (clara e principalmente a gema); abacate (fruta mais proteica e com excelentes níveis de gordura boa); quinoa (considerada proteína em grão, melhor alimento de origem vegetal, sendo comparada ao leite materno); coco e seus derivados (excelente fonte de gorduras saudáveis) e cúrcuma (o mais poderoso anticâncer que existe).

“Alimento natural, que brota da terra, de preferência orgânicos, são os que devemos dar preferência em nossa alimentação; já aqueles criados pela indústria, que coloca informações muito atraentes em seus rótulos e são uma verdadeira farsa, esses sim devemos evitar”, orienta.

Para quem mantém a desculpa de que é caro manter uma alimentação saudável, Lomário rebate com o argumento de que “a prevenção só traz vantagens. O ônus é igual ao investimento: quanto mais investimos em nossa saúde, menos doenças teremos. A escolha é de cada um”, alerta Fonseca.

O Metting Fivefit de emagrecimento é voltado principalmente para profissionais das áreas da nutrição, educação física, medicina esportiva e estudantes dessas áreas. No entanto, nesse primeiro dia, o encontro será direcionado para o público em geral, como explica a educadora física e uma das organizadoras do evento, Leila Maia.

 “Na sexta-feira o evento é indicado não só para quem busca um estilo de vida saudável, mas para o público em geral. Por exemplo, para empresários, já que vai ter uma palestra sobre empreendedorismo com os proprietários da academia Pulse”, indica a educadora. 

O encontro estende-se até domingo (16), no hotel Holiday Inn Natal, e irá trazer para a cidade palestras de profissionais de renome local e nacional, que abordarão temas como fisiologia do exercício, nutrição esportiva, treinamento de força e obesidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua postagem será publicado após aprovação