quarta-feira, 16 de setembro de 2015

"Ciclofaixa da Prudente de Morais foi pedido de ciclistas", diz Clodoaldo Trindade

Rafael Araújo/Nominuto
Decisão do STTU de compartilhar ciclofaixa com ônibus gerou dúvidas quanto à segurança de quem tráfega de bicicleta.
A Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) já implantou a ciclofaixa na avenida Prudente de Morais. A via amanheceu nesta terça-feira (15) com a faixa compartilhada entre ciclistas e ônibus do transporte coletivo. O local conta com a presença de agentes de trânsito, que durante esta semana estarão apenas orientando os motoristas, de acordo com Clodoaldo Trindade Cabral, secretário adjunto da STTU.
Segundo o secretário da STTU, a ciclofaixa, que é compartilhada entre ciclistas e ônibus, foi feita para garantir a segurança dos ciclistas e reduzir o tempo de viagem dos ônibus. “Ela foi implantada por causa de uma solicitação dos ciclistas que já trafegavam por ali e se sentiam ameaçados pela falta de sinalização”, disse.
ciclista-h

Apesar da secretaria enxergar a ciclofaixa como um benefício para o ciclista, a medida gerou controvérsia e levanta dúvidas quanto à segurança de quem transita de bicicleta. Na página oficial da Prefeitura do Natal no Facebook, algumas pessoas criticaram a implantação. “Lógico que as ciclovias são uma das saídas para o trânsito de Natal, mas isso tem ser feito da forma correta. Uma faixa compartilhada entre ônibus e bicicleta é loucura, isso tem que ser revisto”, disse um dos seguidores da pagina.

Clodoaldo disse ainda que a medida não é exclusividade do município de Natal. “Na cidade de São Paulo já tem a presença de várias ciclofaixas, que também é comum em muitos outros países. Não é uma medida exclusiva da nossa cidade”, comentou.

print-h1

No sentido zona Sul/Centro, a ciclofaixa da Prudente de Morais tem início próximo ao cruzamento com a Miguel Castro e termina próximo a Bernardo Vieira. Segundo o secretário adjunto, os motoristas e motociclistas só podem utilizar a faixa para realizar conversões à direita. “Ele tem que entrar e realizar a conversão, não é permitido que o condutor prossiga na ciclofaixa por dois quarteirões ou mais”, informou.

Os motoristas que utilizarem a faixa exclusiva para ônibus e ciclistas poderão ser multados a partir da próxima semana. “A multa para o motorista que seguir na ciclofaixa é considerada gravíssima e pode custar cerca de R$ 192,00", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua postagem será publicado após aprovação