sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Imagem revela que céu de Plutão é azul


A foto mostra que a coloração da atmosfera de Plutão é azulDivulgação/Nasa
A Nasa divulgou, nesta quinta-feira (8), a primeira fotografia colorida de Plutão, que revelou que a cor do céu do planeta anão é azul, assim como no planeta Terra. A imagem foi feita pela sonda New Horizons durante sua passagem pelo corpo celestial e foi enviada para a Terra na última semana.
A descoberta surpreendeu cientistas, já que a distância do planeta para o Sol é muito grande. Alan Stem, pesquisador do projeto New Horizons, mostrou surpresa com o fato.
— Quem esperaria um céu azul no Cinturão de Kuiper? É deslumbrante
A cientista Carly Howett, também do projeto New Horizons, se pronunciou dizendo por qual motivo a descoberta impressiona.

— Essa tonalidade azul impressionante nos fala sobre o tamanho e composição das partículas da atmosfera. Um céu azul geralmente resulta da dispersão da luz solar por partículas muito pequenas. Na Terra, essas partículas são pequenas moléculas de nitrogênio. Em Plutão, elas parecem ser partículas maiores - mais ainda relativamente pequenas - que chamamos de tolinas.
As novas imagens também permitiram aos estudiosos descobrir que há gelo na superfície de Plutão.
O cientista Jason Cook foi mais um que se pronunciou no caso, desta vez sobre a presença de água em estado sólido.
— Grandes extensões de Plutão não apresentam gelo de água exposto porque ele está aparentemente escondido por outros tipos de gelo, mais voláteis, que estão em grande parte do planeta. Entender por que a água aparece exatamente onde aparece, e não em outros lugares, é um desafio em que estamos começando a trabalhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua postagem será publicado após aprovação