sábado, 24 de outubro de 2015

Tribunal de Contas dá 60 dias para plano de ação com mudanças na gestão do Turismo

O Tribunal de Contas do Estado aprovou uma série de recomendações para o Governo do Estado, a Prefeitura de Natal e a Prefeitura de Tibau do Sul empreenderem mudanças na gestão do turismo. As recomendações fazem parte de auditoria operacional realizada pelo Tribunal de Contas da União com apoio técnico do TCE/RN.O Governo do Estado, a Prefeitura de Natal e a Prefeitura de Tibau do Sul, incluindo suas secretarias de Turismo, devem entregar um plano de ação, num prazo de 60 dias, com medidas planejadas para pôr em prática as mudanças de gestão recomendadas pelo relatório de auditoria operacional produzido pelo Tribunal de Contas da União. Ao TCE/RN, caberá acompanhar a implementação das mudanças.

De acordo com o voto proferido pelo conselheiro Paulo Roberto Chaves Alves, foram aprovadas 21 recomendações para o Governo do Estado do RN, além de 23 recomendações específicas para a Secretaria Estadual de Turismo; 22 recomendações para a Prefeitura de Natal e mais outras 22 para a Secretaria Municipal de Turismo; e 20 recomendações para a Prefeitura de Tibau do Sul, além de 13 recomendações para a Secretaria de Turismo do Município.
O relatório de auditoria concluiu que há problemas na área de liderança, estratégia e controle nos três entes analisados. Segundo relato da equipe técnica, “a realidade de governança das Secretarias auditadas é a de baixa institucionalização de mecanismos que concorram para o comprometimento da liderança com a efetividade de ações que devem integrar uma política de turismo”.
Além disso, a auditoria operacional aponta que “os efeitos possíveis são a manutenção do status quo de governança identificado, ante ao cenário de estagnação que o setor do turismo do Rio Grande do Norte tem experimentado nos últimos anos, o que pode, ao fim, resultar na diminuição das operações turísticas com impactos diretos na realidade socioeconômica potiguar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua postagem será publicado após aprovação