quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Cinco familiares de paciente com suspeita de ebola são monitorados em BH


Cinco familiares do paciente internado nesta terça-feira (11) em Belo Horizonte com suspeita de infecção de ebola estão sendo monitorados. Outros pacientes e profissionais da UPA Pampulha que tiveram contato com o homem também serão monitorados pela Secretaria Saúde de Belo Horizonte. O número total de possíveis infectados não foi divulgado.O paciente, um brasileiro de 46 anos que chegou recentemente da Guiné, na África, foi transferido para o para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro, referência em casos de ebola no país, em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira).Ele chegou ao país no dia 6 de novembro e procurou o serviço médico no dia 8 com sintomas de febre alta, dor muscular e dor de cabeça. Mas apenas na terça-feira (10) à noite foi internado na UPA Pampulha (Unidade de Pronto Atendimento), que foi fechada por tempo indeterminado.Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, quando foi verificada a suspeita de contaminação por ebola, o paciente foi isolado e a Secretaria de Saúde de Minas Gerais e o Ministério da Saúde foram informados sobre o caso. Essas medidas estão dentro do protocolo nacional estabelecido para este tipo de situação.

Por volta das 13h, ele deixou a UPA Pampulha e foi levado de ambulância para o Hospital Eduardo de Menezes, região do Barreiro, na capital minera. Na transferência, os funcionários usaram roupas especiais para evitar o contágio.

Resultado sai em 24h

Após a internação no instituto, será colhida amostra de sangue para os testes. O primeiro resultado deve sair em 24 horas. Se o primeiro resultado for negativo, será feito novo exame para confirmação 48 horas após a primeira coleta.Só com os dois exames será possível verificar o diagnóstico do paciente. Até os resultados definitivos, ele permanecerá isolado e recebendo acompanhamento médico. O ministro recomendou à população que fique tranquila. O ebola só é transmitido pelo contato com o sangue, tecidos ou fluidos corporais de indivíduos doentes. "O vírus somente é transmitido quando surgem os sintomas", esclareceu o ministro. O nome do paciente não foi revelado pelo Ministério da Saúde. ebola é uma doença considerada grave e com uma taxa de letalidade que pode chegar a 90%. Atualmente, a Guiné é o último país com casos sendo registrados da doença. Neste ano, os país que tiveram o maior número de casos foram Guiné, Serra Leoa e Libéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua postagem será publicado após aprovação