sábado, 23 de janeiro de 2016

Guia do Potiguar: Crise enxuga torneio e América-RN tem luta dura pelo tri

Header_CAMPEONATO_POTIGUAR (Foto: Infoesporte)
A bola vai rolar para o Campeonato Potiguar, mas o burburinho criado nos meses que antecederam a disputa ainda dá o que falar. A crise tão propagada pelo país pegou os clubes do Rio Grande do Norte de jeito. Santa Cruz-RN e Corintians-RN foram as vítimas que decidiram abandonar o barco antes mesmo do início da competição. A federação pouco pôde fazer. Outras equipes, como Alecrim e Baraúnas, ainda ameaçaram sair, mas viabilizaram a participação no peito e na raça. Com tudo resolvido, apenas oito times vão para a batalha a partir deste sábado.
- O momento do campeonato é o mesmo que vive o Brasil. É o momento de dificuldade, de crise financeira. E os clubes não estão imunes a esta crise. Nós tivemos dificuldades, mas que não vão interferir na realização do campeonato - declarou José Vanildo, presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol.
Em campo, o América-RN vai buscar o tricampeonato. Para o torcedor rubro, a imagem da comemoração de Flávio Boaventura no gol do título do ano passado ainda está viva na memória, e a base mantida de 2015 renova as esperanças nas arquibancadas. Do outro lado, o ABC quer esquecer a famosa "voadora" com o grito de campeão que está entalado há cinco anos. Mesmo totalmente reformulado, o Alvinegro acredita que poderá, sim, bater o arquirrival nesta temporada. Os dois maiores clubes do estado estarão juntos na Série C do Brasileirão deste ano e usam o Campeonato Potiguar como um laboratório. 
Flávio Boaventura América-RN comemora gol título (Foto: Fabiano de Oliveira)Flávio Boaventura comemora gol do título de 2015 com 'voadora' polêmica (Foto: Fabiano de Oliveira)

Fora da capital, o Globo FC é o que conta com a melhor estrutura e vem se preparando há bastante tempo para subir um degrau a mais. Os clubes de Mossoró têm orçamento modesto e depositam fichas em jogadores identificados com os torcedores. Palmeira-RN e Assu correm por fora. Voltando a Natal, Alecrim precisou refazer o planejamento para o campeonato poucos dias antes da estreia e é uma incógnita. É esperar para ver.
Veja abaixo os destaques de cada equipe:


ABC
Alvinegro não vence o estadual desde 2011 e tenta destronar o arquirrival América-RN. O rebaixamento para a Série C, porém, mexeu com o planejamento para 2016. A nova diretoria, com o presidente Judas Tadeu de volta ao comando do clube, precisou reformular todo o grupo. Ficaram apenas o volante Márcio Passos e os meias Erivélton e Chiclete. Por outro lado, chegou um "caminhão" de reforços, com destaque para o experiente meia Lúcio Flávio, ex-Coritiba, Paraná e Botafogo, e o centroavante Alemão, ex-Santos, Ponte Preta e Chapecoense. O técnico será o ex-jogador Narciso, que levou o Penapolense às semifinais do Paulistão em 2014 e tem bons trabalhos nas categorias de base de Santos, Palmeiras e Corinthians. Os "pratas da casa" que disputaram a Copa São Paulo também terão vez.
Lúcio Flávio meia do ABC (Foto: Divulgação/ABC)Lúcio Flávio é o principal reforço do ABC para o Campeonato Potiguar (Foto: Divulgação/ABC)

ALECRIM
O Verdão viveu situação angustiante poucos dias antes do início do estadual. O clube desfez uma parceria com um grupo de investidores e correu contra o tempo para conseguir jogadores no mercado. Além de alguns atletas garimpados pelo coordenador Berguinho, a diretoria abriu espaço para figurinhas carimbadas do futebol potiguar como o goleiro Messi, o zagueiro Geilson, o volante Piúba e o meia Diego Mipibu. Dos reforços, o que mais chamou atenção foi o meia Joan, que, aos 39 anos, com um tricampeonato europeu no currículo, decidiu trocar as quadras de futsal pelos gramados. O treinador será Fernando Tonet, que trabalhou como auxiliar técnico de Cuca, Caio Júnior e Adilson Batista no Paraná, além de ter comandado o Parnahyba e o Piauí recentemente.
Messi goleiro do Alecrim (Foto: Diógenes Baracho/Divulgação)Goleiro Messi foi contratado após reviravolta no Alecrim (Foto: Diógenes Baracho/Divulgação)



AMÉRICA-RN
A conquista do bicampeonato no ano do centenário não será esquecida tão cedo pela torcida, mas a eliminação precoce na Série C freou um pouco a empolgação. Agora sob a gestão do presidente Beto Santos, o Alvirrubro quer manter a hegemonia no estado. Para isso, conta com a permanência do zagueiro Flávio Boaventura, herói do título de 2015, e do meia Cascata. Também apostou na contratação de jogadores com o chamado "DNA americano", como os volantes Felipe Macena, cria das categorias de base, e Júlio Terceiro, que teve passagem marcante pelo Mecão entre 2008 e 2010. Em campo, quem dá as ordens é Aluísio "Guerreiro" Moraes, campeão e artilheiro pelo próprio América-RN nos anos 1970, que atuava como empresário e agora retoma a carreira de técnico.
Cascata américa-rn (Foto: Fabiano de Oliveira)Cascata tem a missão de conduzir o América-RN ao tricampeonato (Foto: Fabiano de Oliveira)



ASSU
Campeão estadual em 2009, o Camaleão retorna à elite neste ano. A diretoria do clube assuense não gosta nem de ouvir a palavra rebaixamento, mas sabe que terá muito trabalho para seguir na primeira divisão. Como aliado, o representante da região do Vale do Açu tem o Estádio Edgarzão, onde terá apoio maciço da torcida. O grupo conta com jogadores experientes como o goleiro Erasmo, o lateral-esquerdo Rogerinho e o volante Lano. Destaque também para o atacante Ila, bastante rodado no Nordeste. O comando da equipe será de Reginaldo Sousa, campeão da segunda divisão no ano passado. Apesar das dificuldades na pré-temporada, o treinador crê em uma boa campanha e busca, quem sabe, repetir a façanha que conseguiu com o Sousa, ao conquistar o título paraibano.
Lano volante do Assu (Foto: Reprodução)Lano dá o tom da experiência no meio-campo do Assu, de volta à elite do estadual (Foto: Reprodução)



BARAÚNAS
Solta o Leão! O Baraúnas resolveu em cima da hora as pendências financeiras com o Tribunal de Justiça Desportiva e deu fim ao buchicho de que não participaria do campeonato. Mesmo com um orçamento apertado, o Tricolor sonha com um título estadual 10 anos depois da única conquista. O goleiro Érico e o zagueiro Nildo permaneceram da última temporada e têm a companhia do meia Da Silva e do atacante Fabinho Cambalhota, que teve o retorno bastante comemorado pela torcida. Ainda chegaram reforços como o zagueiro Cláudio Baiano, ex-Sergipe, o meia Murillo, ex-Ferroviária, e o atacante Lucão, ex-Sampaio Corrêa. Givanildo Sales é o técnico para este ano e desta vez teve tempo para trabalhar a formação do grupo e deixar o Baru em ponto de bala para surpreender.
Fabinho Cambalhota - baraúnas (Foto: Gilberto Dantas/Divulgação)Fabinho Cambalhota retorna ao Baraúnas e quer brigar pela artilharia (Foto: Gilberto Dantas/Divulgação)



GLOBO FC
Fundado em 2012 e integrante da primeira divisão desde 2014, o Globo tem um vice-campeonato e um terceiro lugar na conta em duas participações. A meta, mais uma vez, é desbancar os grandes da capital e conquistar o título inédito. O time de Ceará-Mirim foi o primeiro a iniciar os treinamentos para o estadual, ainda em novembro. Tem uma boa base do ano passado, como o goleiro Rafael, o volante Leomir, o meia Renatinho Potiguar e o atacante Romarinho, que defendeu o ABC na reta final da Série B. Acertou ainda a volta do atacante Vavá "Metralha", aquele mesmo ex-Ceará, Fortaleza e Caxias. O treinador será Higor César, que foi vice-campeão há dois anos e, agora mais experiente, espera surpreender, dando chance também aos garotos revelados pela Águia.
Romarinho, atacante do Globo FC (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)Após disputar reta final da Série B pelo ABC, Romarinho retorna como principal arma do Globo (Foto: Jocaff Souza)



PALMEIRA-RN
Com um elenco modesto, mas bastante aguerrido, a diretoria do Verdão espera pelo menos pela manutenção na elite do Campeonato Potiguar. O Estádio Nazarenão, que tem o gramado sempre elogiado, é uma arma. Em campo, o Palmeira faz algumas apostas, como no meia Moisés, revelado pelo ABC, e no zagueiro Thiago Potiguar, que ficou 100 dias preso em 2015 suspeito de ter participado de um assalto. A principal contratação foi o lateral-direito Índio, campeão mundial pelo Corinthians em 2000. O veterano de 36 anos é fiel escudeiro do treinador Marcos Ferrari, que trabalha pela primeira vez no Rio Grande do Norte. Eles trabalharam juntos no Cambé, na terceira divisão do Paraná, e esperam transformar o time de Goianinha na grande zebra da competição.
Índio Palmeira de Goianinha (Foto: Carlos Cruz/GloboEsporte.com)Campeão mundial pelo Corinthians em 2000, Índio é a atração do Palmeira de Goianinha (Foto: Carlos Cruz)



POTIGUAR DE MOSSORÓ
Único clube do interior com dois títulos estaduais - 2004 e 2013 -, o Potiguar quer mais. A direção do Alvirrubro está mais uma vez nas mãos de Benjamin Machado, presidente na última conquista. A presença no campeonato chegou a estar ameaçada, mas houve um entendimento com a prefeitura e o pagamento do patrocínio atrasado. O objetivo é garantir, pelo menos, a vaga para a Série D do Brasileirão. O elenco foi totalmente reformulado, mas tem velhos conhecidos como o goleiro Santos, o zagueiro Anselmo e o meia Radames, campeões três anos atrás. Entre os reforços, chamam atenção o volante Roberto Baggio e o meia Dunga, homônimos de craques mais famosos. Destaque ainda para o interminável Jozicley, polivalente no meio-campo. Bira Lopes foi o escolhido para dirigir o "Time Macho".
Anselmo zagueiro Potiguar de Mossoró (Foto: Marcelo Diaz/Divulgação)Capitão no título de 2013, zagueiro Anselmo volta ao Potiguar de Mossoró (Foto: Marcelo Diaz/Divulgação)


REGULAMENTO


Os campeões de cada turno garantem vagas para a Copa do Brasil e a Copa do Nordeste de 2017. A terceira vaga do Rio Grande do Norte para a Copa do Brasil será do clube com o melhor índice técnico, exceto os campeões. Caso um mesmo clube conquiste os dois turnos, será decretado campeão estadual sem a necessidade de um jogo final. Caso haja campeões distintos, a decisão do campeonato será realizada em jogos de ida e volta, com inversão de mando de campo. 
O campeão estadual representa o RN na Série D do Campeonato Brasileiro de 2016. No entanto, se o título for para ABC ou América-RN, a vaga será do clube com o melhor índice técnico, considerando toda a competição. Haverá ainda o rebaixamento da equipe com pior aproveitamento nos dois turnos. A novidade deste ano é que as equipes são obrigadas a ter, no mínimo, cinco atletas nascidos a partir de 01/01/1993 entre os relacionados para as partidas.Veja o regulamento na íntegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua postagem será publicado após aprovação