quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Termina paralisação de servidores do setor aéreo em todo o País

Infraero
Com a greve de pilotos e comissários de voo, iniciada às 6h e encerrada às 8h da manhã, os aeroportos do Brasil registraram 79 atrasos em voos domésticos entre 7h e 8h, de acordo com informações da Infraero. Entre os voos internacionais, foi verificado um atraso na última hora. A paralisação foi convocada em aeroportos de todo o País e causou transtornos aos passageiros.

Ao todo, a Infraero contabilizou 405 movimentações domésticas entre meia noite e 8h, das quais 103 registraram algum tipo de atraso (25,4% do total) e 70 foram canceladas (17,3%). O aeroporto de Recife (PE) concentra o maior número de atrasos (12) desde o início do dia, enquanto o terminal de Congonhas (São Paulo-SP) foi o principal contribuinte para os cancelamentos (17).

Entre os 79 atrasos em voos domésticos verificados entre 7h e 8h, 11 foram registrados no terminal de Porto Alegre (RS), 11 em Congonhas, 10 em Recife, nove em Fortaleza (CE), oito em Curitiba (PR), sete em Brasília (DF), seis em Florianópolis (SC), seis no terminal Santos Dumont (Rio de Janeiro - RJ), três em Campinas (SP), três em Salvador (BA), dois no Galeão (Rio de Janeiro - RJ), um em Foz do Iguaçu (PR), um em Navegantes (SC) e um em Vitória (ES).

Entre os voos internacionais, a Infraero registra apenas um atraso, no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Nenhum voo internacional foi cancelado desde o início do dia. 

Os dados dizem respeito aos aeroportos da Rede Infraero e dos terminais de Brasília (DF), Campinas (SP) e Rio de Janeiro/Galeão (RJ), que foram concedidos à iniciativa privada. As informações dos aeroportos de Guarulhos (SP) e Confins (MG) não fazem parte do balanço da Infraero.

Segundo a GRU Airport, administradora do aeroporto de Guarulhos, entre meia-noite e oito da manhã de hoje estavam previstas 95 movimentações no terminal - deste total, um voo cancelado e outros cinco sofreram atrasos. Já a BH Airport, concessionária do terminal de Confins, informa que o aeroporto tinha 34 movimentações previstas até as 8h, e que, neste momento, 14 voos estão atrasados.

Paralisação 
O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) informou na última sexta-feira (29) que pilotos e comissários de voo entrariam em greve hoje, entre 6h e 8h da manhã, nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos, Santos Dumont, Galeão, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza.

Os trabalhadores do setor reivindicam reajuste salarial de 11% retroativo à data-base de primeiro de dezembro de 2015. A última proposta das empresas aéreas oferecia reajustes parcelados (3% em fevereiro de 2016, 2% em junho e 6% em novembro), sem serem retroativos. Em nota, o Sindicato Nacional das Empresas Aerovárias (SNEA), afirma que, desde o início das negociações com as representações sindicais, seis propostas foram apresentadas, mas todas foram recusadas.
O SNEA também ressalta que, nos últimos 10 anos, as aéreas promoveram, automaticamente, o reajuste dos salários na data-base de dezembro pelo INPC, e que, em todos esses 10 anos, ao final das negociações foi concedido reajuste acima da inflação apurada. 
O SNEA ainda afirma que, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), de 2011 a 2014 a aviação comercial acumula R$ 9,4 bilhões de prejuízo líquido - somente entre janeiro e setembro de 2015, as aéreas acumularam prejuízo de R$ 3,7 bilhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua postagem será publicado após aprovação