segunda-feira, 28 de março de 2016

Brasil desperdiça 36,4% da água disponível, diz governo federal

Brasil Escola
Enquanto diversas regiões brasileiras sofrem com a falta de recursos hídricos, o Departamento de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente sinaliza que 36,4% da água é desperdiçada em território nacional e apenas 40,8% do esgoto é tratado. Os dados foram apresentados no dia 24 de março, durante seminário promovido para fortalecer o intercâmbio de informações sobre a gestão, as ações e as políticas públicas voltadas ao setor. Segundo o diretor do departamento, Sérgio Antônio Gonçalves, esse desperdício se refere às perdas no próprio mecanismo de disponibilização de água para o abastecimento público, como ao uso de encanamentos velhos, por exemplo. Ou seja, ela ocorre antes de a água chegar às residências. O representante do governo acredita que o desenvolvimento de políticas será fundamental para que o Brasil consiga avançar no uso sustentável dos recursos naturais e na melhoria da disponibilidade de água em qualidade e quantidade. Isso, porque, segundo Gonçalves, as águas não têm nação ou território único, e a maioria transcende os limites de Municípios, Estados e nações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sua postagem será publicado após aprovação